Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho andado a pensar num futuro aquário para os meus ciclídeos do L. Tanganica e a ideia de uma sump parece-me ser uma boa alternativa a um filtro externo, nomeadamente no preço e na capacidade de filtragem.

A dúvida que se me coloca é em relação à captação da água do aquário. Enquanto que nos salgados é preferível captar a água da superfície (furos, colunas secas, over-flows, etc.), num aquário de ciclídeos o melhor deverá ser captar a águaperto do fundo do aquário (como fazem os filtros externos).

A única solução que até agora vípara este método foi a que encontrei aqui no forum: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ht=tubagem+sump

Alguém usa este sistema? e o que me podem dizer acerca dele (eficácia e segurança)?

E quanto a alternativas? Ou será melhor mesmo uma coluna seca ou furo??

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
uma sump parece-me ser uma boa alternativa a um filtro externo

E uma sump o que é, senão um filtro externo.

Aconselhava-te furar o aqua em cima, pois é uma segurança para as quebras de energia.

:wink:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Boas,

Este sistema é seguro em relação às quebras de energia, pois a água do aquário só desce até ao nível da 2ª curva do tubo. O meu principal receio é dar-se algum entupimento na tubagem. Pode também dar-se o problema de a tubagem não ser suficientemente larga para a potência da bomba de retorno. Em ambos os casos, o aquário poderá transbordar...

Nunca niguém usou este sistema???

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Também estou a pensar em construir um...

SistemaF.jpgtubo.jpg

Este é o sistema que estou estudando para um futuro projecto, usando 3 ou 4 caixas “tapware” 100% estanques. Fazendo uns furos e aplicado sistema de roscas para encaixar os tubos. Tudo deverá ser bem isolado, para que não existam fugas no sistema. Estando todo o sistema estanque a quantidade de água que é retirada é igual á reposta pela bomba de água, e não existe o problema de inundações quando falta a energia e o sistema encontra-se sempre “ferrado”, ainda assim poderia se usar um sistema para evitar que o aquário se esvazie, caso haja alguma fuga (mais vale prevenir)

A segunda figura mostra o tubo de saida com vários furos com 10mm, aplicar uma rede.

Isto ainda é apenas um esboço da ideia, e ainda existem pormenores a serem revistos. Quando iniciar o projecto depois coloco fotografias do mesmo.

Publicado:

ate hoje nao tanho tido nenhum problema com sampes ate pelo comtrario, ja as uzei em agua doce esalgada .se usarmos um furo na parte superior do aqua com mais capassidade de saida que o de entrada nunca tens problema ,secomseguires faser uma samp com filtrage seco/umido quanto melhor ,comcegues manter os niveis deno2 eno3 bastante estaveis

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!