Recommended Posts

Boas,

pertendo injectar CO2 de uma garrafa pressurizada.

desconheço quais os valores normais dessa injeccao.

julgo que na saida, no interior do aqua, utiliza-se tubo transparente com cerca de 4mm diametro interior.

qual o ritmo de saida de CO2 desse tubo ?

quantas bolhas por minuto ou segundo sao usuais ?

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei mas acho q é 1 a cada segundo (acho q foi o k li em algu lado)

 

espera por mais respostas!

 

julgo q ande por volta desse debito, mas gostaria de ter mais certezas nisso

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não compreendo porque razão continuam a querer transformar um fluxo de CO2, numa concentração de CO2 num aquário.

 

Para quem não tenha percebido, passo a explicar... ou melhor, a questionar-me:

 

- Será que o volume de água num aquário não interessa? Seja um aquário de 20 litros ou um de 200, o que vai interessar é o número de bolhas a passar num tubo?

 

- Não dependerá igualmente do tipo de dissolução, logo do difusor/reactor? Será que um reactor externo fará o mesmo trabalho que uma simples pedra difusora porosa?

 

- Os restantes parâmetros do aquário não influenciam igualmente a dissolução de CO2 num aquário? Assim de repente, lembro-me de vários, tais como a distribuição das correntes de água num aquário, a agitação superficial, o pH do mesmo, etc...

 

A maneira mais correcta que eu conheço de medir a concentração de CO2 num aquário, é a observação simples dos peixes e plantas existentes no mesmo.

 

Com CO2 a menos, as plantas apresentam carências do mesmo, se bem que em alguns casos a sua identificação pode não ser a mais fácil. Se bem que há muitas plantas que reagem visualmente muito bem a níveis de CO2 óptimos. O caso mais conhecido é o pearling.

No caso de termos CO2 a mais, ainda é mais fácil de nos apercebermos. Se os nossos peixes andarem à superfície ofegantes, é sinal que há demasiado CO2 dissolvido na água do aquário.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não compreendo porque razão continuam a querer transformar um fluxo de CO2, numa concentração de CO2 num aquário.

 

Para quem não tenha percebido, passo a explicar... ou melhor, a questionar-me:

 

- Será que o volume de água num aquário não interessa? Seja um aquário de 20 litros ou um de 200, o que vai interessar é o número de bolhas a passar num tubo?

 

- Não dependerá igualmente do tipo de dissolução, logo do difusor/reactor? Será que um reactor externo fará o mesmo trabalho que uma simples pedra difusora porosa?

 

- Os restantes parâmetros do aquário não influenciam igualmente a dissolução de CO2 num aquário? Assim de repente, lembro-me de vários, tais como a distribuição das correntes de água num aquário, a agitação superficial, o pH do mesmo, etc...

 

A maneira mais correcta que eu conheço de medir a concentração de CO2 num aquário, é a observação simples dos peixes e plantas existentes no mesmo.

 

Com CO2 a menos, as plantas apresentam carências do mesmo, se bem que em alguns casos a sua identificação pode não ser a mais fácil. Se bem que há muitas plantas que reagem visualmente muito bem a níveis de CO2 óptimos. O caso mais conhecido é o pearling.

No caso de termos CO2 a mais, ainda é mais fácil de nos apercebermos. Se os nossos peixes andarem à superfície ofegantes, é sinal que há demasiado CO2 dissolvido na água do aquário.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

______________________

obrigado pela explicacao que deu.

de facto é perfeitamente compreensivel que no reduzido habitat de é o nosso aqua, esses factores fisicos (temperatura, forma de dissolucao do co2, correntes, quimica da agua, etc...) e os factores biologicos (que fauna e flora o constituem), podem variar em muito e serem e influenciarem-se uns aos outros nos seus valores.

 

de facto no meu caso, a minha inexperiencia em relacao ao CO2, tentando evitar erros, e tentando estar mais proximo das praticas usuais, me levaram a tentar perceber q debito é mais usual, que evidencias/consequencias temos no excesso ou na carencia do co2.

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O melhor que tens fazer é comprar um teste de CO2 e ires testando com 1/2 BPS eu no meu aquário de 135Lestou neste momento com quase 3BPS para conseguir ter o CO2 a 30 PPM (nivel aconselhado para um aquário plantado).

 

Também podes utilizar a relação entre o PH e o KH para calulares o nivel de CO2. Faz uma procura no Google que encontras logo a tabela PH/KH.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

Aqui tens uma calculadora que te permite saber (entre outras coisas) se estás a injectar CO2 a - ou a +.

Os cálculos são feitos em função dos valores medidos de PH e de DH.

 

Editado pela Moderação. É proibido colocar links com conteúdo ilegal, ou ao abrigo de direitos de autor aqui no Fórum. Obrigado. LF

 

Abraço,

Editado por Luís Fortunato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Em 1º lugar as minhas desculpas.

 

Devo dizer no entanto que o programa em causa é grátis e só não pode ser copiado ou redistribuído sem autorização prévia do autor.

Considero que as restrições de cópia e de redistribuição impostas pelo autor, se devem entender num contexto comercial e não em qualquer outro, mas de facto no texto do programa (no site não vi nada) não está especificado qual é o contexto em que se aplicam as restrições.

Sendo assim, considero acertada a retirada do link (apesar de ser apenas um link e não o programa propriamente dito) que coloquei no post anterior.

 

Para que não restem quaisquer dúvidas, deixo aqui um screenshot do programa onde se pode ler o texto que menciona as regras:

 

2hej4ut.jpg

 

De qualquer forma, para os interessados, fica o link para a página do autor, de onde poderão fazer download da calculadora sem infringir qq lei de direitos de autor.

 

 

Abraços

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá popxunga.

 

Assim tudo bem... colocares que é freeware/shareware, com as indicações do autor visíveis está excelente.

 

Obrigado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.