60litros


joaoadias

Recommended Posts

Olá,

 

Sem dúvida que do ponto de vista da qualidade da água, quanto maior circulação, melhor... contudo, se tirarmos as espécies rochosas de "surge", dificilmente no lago haverá tanta movimentação. Nos reefs sim, a movimentação é brutal e as correntes fortíssimas e alternadas e contraditórias... a nível de água doce não creio mesmo que a generalidade dos peixes se sinta a levar tanta "porrada" da água... só os de rápidos como alguns L's.

 

Imagine-se, então, esses níveis de circulação com Discus, Escalares, etc. ... os peixes seriam literalmente arrastados. Claro que os cilcídeos dos lagos africanos, mas aptos a natação rápida, aguentarão melhor, mas será que para além dos Eretmodus e afins, eles se sentem bem com tanta corrente?! Sinceramente não sei...

 

Eu entendo o Vosso cepticismo em relação às 20X mas a verdade é que no meu aquário não têm a sensação que ela existe! Os peixes estão porreiros (incluindo a colónia de multies e os caudopuntcatus recém-nascidos). Como Vos disse anteriormente é tudo uma questão de saber orientar as correntes (principalmente para a superfície). Com um aquário de 60 cm de altura, torna-se muito simples conseguir que a corrente seja dispersada na superfície.

 

Uma coisa Vos garanto - a qualidade da água é irrepreensível, principalmente devido ao elevado ORP.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas no meu 450 litros tenho 1 eheim 2080 (1800lts/h) e 2 eheim 2117 (2x1000lts/h) ou seja tenho 3800 lts/h de circulação.

 

Tendo em conta que o aqua com rochas deve ter só 380/400 litros de agua e os filtros nunca debitam o que dizem debitar, retiro 25% á capacidade dos filtros.

 

Assim: 3800-25%=2850 litros por hora a dividir por 400litros do aqua, tenho uma filtragem real de 7 vezes o volume do aquario.

 

Se não desse o desconto dos 25% teria uma filtragem 9 vezes e meia.

 

Acho que 10 vezes é mais que suficiente. Eu pelo menos não tenho razão de queixa, o areão está sempre limpo e no sitio.

 

No aqua que tinha de 60 litros tinha o eheim 2111 (300lts/h) que era mais que suficiente para essa litragem. A diferença é que tinha de o limpar de dois em dois meses. No aqua grande nunca limpei, só vou limpar quando perder algum caudal em algum dos filtros o que ainda não aconteceu(já lá vão 4 meses ;) )

 

Cumps

 

Orlando

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opinioes como? ja te disseram nos post anteriores que especies deverias escolher...

 

 

um amigo tem um trio de salusi num aquario de 65 litro se te ajudar na escolha mas eu nesse tamanho ia para conxiculas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uo, uo! Ordem na casa se faz favor!!

 

Primeiro Filtragem, para esse aquario se tiveres um externo de 400lth é mais que suficiente! eu tenho um desses com um Eheim Interno de 500lth e os peixes dão-se que é um luxo, ainda para mais com areia de silica... no canto para onde está a saida, de 2 em 2 dias, tenho que passar com uma cena para endireitar a areia, porque aquilo levanta a areia toda.

 

Quanto aos peixes, bem 3 Saulosi é um absurdo completo, até acredito que possam lá estar, mas não será um aquario de crescimento e os peixes são ainda juvenis? isso é importante, porque ás vezes com estes rumores, fazem-se aquarios muito engraçados, mas com peixes a viverem num ambiente muito mau. Para teres noção num aqua de 200Lts eu, aconselhava ter 8 Saulosis, entre machos e femeas, e não vale extrapolar... porque não é a mesma coisa. é o mesmo que teres que viver numa casa com 1 metro quadrado!!! se calhar até aguentavas um dia ou dois, mas depois preferias viver na rua.

 

Relativamente á Fauna, como diziam anteriormente, poe tanganikas! conchiculas claro. Os Brevis são muito Giros, os Similis ou os Multies também, depende do que queres.

 

as plantas... se fores para tangas e para esse aqua, uma ou duas anubias nana. eu tenho duas no meu e fica muito giro.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uo, uo! Ordem na casa se faz favor!!

 

Primeiro Filtragem, para esse aquario se tiveres um externo de 400lth é mais que suficiente! eu tenho um desses com um Eheim Interno de 500lth e os peixes dão-se que é um luxo, ainda para mais com areia de silica... no canto para onde está a saida, de 2 em 2 dias, tenho que passar com uma cena para endireitar a areia, porque aquilo levanta a areia toda.

 

Quanto aos peixes, bem 3 Saulosi é um absurdo completo, até acredito que possam lá estar, mas não será um aquario de crescimento e os peixes são ainda juvenis? isso é importante, porque ás vezes com estes rumores, fazem-se aquarios muito engraçados, mas com peixes a viverem num ambiente muito mau. Para teres noção num aqua de 200Lts eu, aconselhava ter 8 Saulosis, entre machos e femeas, e não vale extrapolar... porque não é a mesma coisa. é o mesmo que teres que viver numa casa com 1 metro quadrado!!! se calhar até aguentavas um dia ou dois, mas depois preferias viver na rua.

 

Relativamente á Fauna, como diziam anteriormente, poe tanganikas! conchiculas claro. Os Brevis são muito Giros, os Similis ou os Multies também, depende do que queres.

 

as plantas... se fores para tangas e para esse aqua, uma ou duas anubias nana. eu tenho duas no meu e fica muito giro.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

 

ok obrigado pelas respostas

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais