Material e fauna para Reef.


Recommended Posts

Obrigado HugoRSF pelo aquario :)

Ora as medidas do aquario são 100x40x30.

da sump 80x30x40.

Ora começa:

3 bombas de 500l/h.

1 de 1200l/h que alimenta o disnitrificador a base de enxofre.

Bomba de retorno de 1250l/h.

Termosta de 300watts.

Cerca de 10/15 kg de RV (para começar) 10 kilos de Rocha Morta.

HQI 150watts no aqua principal.

2 Coral(qualquer coisa) na sump.

Areão de coral moido e Aragonite.

 

Fauna e flora:

Peixes

2 palhaços.

1 firefish

1 peixe que não sei o nome.

 

Corais

Actinodiscus

Xenias

e outros moles duros penso por uma acropora la po ano que vem quando o aquario fizer 6 meses de rodagem :)

 

Acham Bem ou uma grande bacorada?!? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui vai a minha opinião...

 

3 bombas de 500l/h.

1 de 1200l/h que alimenta o disnitrificador a base de enxofre.

Bomba de retorno de 1250l/h.

É claramente movimentação insuficiente - a bomba de retorno deveria ter um caudal superior

 

Cerca de 10/15 kg de RV (para começar) 10 kilos de Rocha Morta.

 

Coloca o máximo que puderes!

 

Acham Bem ou uma grande bacorada?!?

 

Não é "uma grande bacorada", mas falta-te algo essencial - o escumador.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É claramente movimentação insuficiente - a bomba de retorno deveria ter um caudal superior

 

Psiu!!! sugadito!!! chainsaw

 

Fui eu que lhe indiquei uma bomba desde caudal. Com o furo que tem o aquário, se meter uma bomba mais potente vai ter muito barulho. Eu tinha neste sistema que lhe vendi uma bomba de 3500l/H e agora, como alguns que já viram podem comprovar, tenho a mesma bomba no aquário de 450L e oiço os peixes a falar uns com os outros.

 

Eu não sou apologista de bombas de retorno muito fortes. Unicamente devido ao barulho que provocam. Se não houver essa questão então essa montagem aguenta pelo menos com uma de 3500 como eu tinha. Mais caudal, talvês seque a sump :?:

 

De qualquer forma concordo que é movimentação a menos.

Eu tinha 3500 do retorno, mais uma 750l/h, sendo que o retorno era feito por um tubo perfurado que acompanhava metade do aquário como o teu. Também não gostei. Para mim o melhor sistema é um squid no centro do aquário, instalado no retorno.

 

De resto parece-me tudo bem. Podes usar um daqueles escumadores de pedra porosa.

 

O mais importante como te disse é calma. Fazer as coisas com calma. Se queres amanhã ver o palhacito a nadar nesse aquário, é um muito mau começo :?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi parrudo.uma bomba de 1200 litros para alimentar o desnitrificador ganda maluco......................akilo funciona a a 1 gota por segundo.ja te tinha dito para aproveitares a pressao da bomba principal da sump para fazeres o pinga pinga. portate bem mike

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que para tentares sem escumador terás de fazer trocas de água criteriosas. Como pensas retirar matéria orgânica e compostos nocivos, sem escumador? :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja desliguei o meu escumador.e continuo sem problemas :roll: ele tb ja nao tava a tirar nada.para quem tirava meio litro todas as semanas agora ja nao sai praticamente nada.mais vale desligar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto

pois o que eu vi foi que no caso do fizo o escumador ja não retira materia logo o disnitrificador a base de enxofre funcemina

e se houver problemas eu tou a montar um escumador

se este na tirar materia é porque na é preciso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estão a comparar alhos com bogalhos! Um desnitrificador nunca pode fazer o papel de um escumador e um escumador nunca pode fazer o papel do desnitrificador.

 

O fizo tirou o escumador provavelmente de um aquário já estabilizado! Conehço casos em que isso aconteceu e nada alterou no aqua. Agora começares o aquário com um desnitrificador em vez do escumador isso sim é uma "grande bacorada". Tu é que sabes!

 

Se não tiveres escumador terás que fazer TPA´s com muita frequência, tal como o Hugo disse, caso contrário terás probelmas, e não vai ser o desnitrificador que te vai ajudar!

 

Abraço,

Diogo

 

PS - se quiseres começar bem, ouve o que te dizemos... já cometemos os nosso erros e demos as nossas cabeçadas - tens a hipótese de não o fazer e estás a ser teimoso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se quiseres começar bem, ouve o que te dizemos... já cometemos os nosso erros e demos as nossas cabeçadas - tens a hipótese de não o fazer

 

Isto é o mais importante para quem quer começar.

Eu fiz isto e como te disse, a única coisa que não fiz, aconteceu tal e qual como me disseram. Os firefish's saltam mesmo do aquário.

 

Se não podes fazer tudo já, espera um pouco. Compreendo que com 15 anos, e como dependente, tens de te sujeitar ao €€€ que há, mas também o Natal não está tão longe assim, e no Natal há sempre mais probabilidades de teres o que queres :evil:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a falar com o Hugo e vou por um escumador eu tava a perceber mal as cenas desculpem lá.

 

Não tens que pedir desculpas! Estamos aqui para ajudar... quem quer ser ajudado.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais