Biótopo Amazónico


Dave

Recommended Posts

Ola.

 

Pretendo montar um aquário biótopo do rio amazonas, onde vão habitar os meus escalares e alguns tetras. Vai ter fundamentalmente muitos troncos e algumas (mas poucas) plantas.

 

Antes disso, estou à procura de sites com FOTOGRAFIAS ou fotografias soltas de aquas com estas caracteristicas, mas nas várias pesquisas que tenho feito encontro maioritariamente artigos e poucas imagens desses habitats! ;)

 

Se alguém conhecer sites, imagens.. ou mesmo alguem que tenha um aquário deste tipo... preciso de ideias! :D

 

Obrigado. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À maneira.. ;)

 

É precisamente esse tipo de imagens que pretendo. Estas já tinha visto à mto tempo e já nem me lembrava bem delas. :wink:

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais suas dúvidas com relação ao Biotopo Amazônico?

 

Aqui uma foto de um Aqua com Biotopo Amazônico:

 

meu_futuro_aquario_amazonico.jpg

 

Vou lhe dar algumas dicas sobre um Aqua com Biotopo Amazônico!

 

* O aqua não deve conter muitas plantas, e as que tu fores por, não podem ser espécies que necessitem de muita luz, porque o Aqua não terá muita iluminação, será um Aqua meio escuro!

* Deverá por troncos no Aqua, podes por um grande no centro, e pequenos pedaços pelo aquario, pode coloca-los em pé ou deitados, vai da sua imaginação na hora da decoração.

* A água tem que ser um pouco escura (Tetra Cardinais adoram) pois é o tipo de agua que os peixes vivem em seu habitat natural, podes usar de meios naturais como xaxim ou turfa (que irão ajudar também na acidificação da água) * lembrando que a agua ideal para os Cardinais viverem e não sobrevirerem como muitos fazem é um pH de 6.2 pra baixo!

* O substrato pode será ser areia de filtro de piscina que não irá alterar o pH, escolha a que tiver uma aparência mais escura. Não será necessário por fertilizante para plantas porque serão colocadas plantas sem muita exigência com cO2, ferro, luz.

* Plantas que tu deverá usar são as Echinodorus, são plantas daqui da região amazônica!

* Decoração: Cocos secos no fundo, pedaços de troncos pequenos, não há necessidade de colocares folhas secas como está na foto!

* Como o aqua não terá muitas plantas tu terá que ter um grande cuidado com a amônia, por exemplo, a água será bastante ácida, então será bom tu ter um excelente sistema de filtragem, podes optar pelos filtros de plantas que irão ajudar e muito no controle da amônia!

 

Se tiveres mais alguma dúvida é so falar ae que irei procurar te ajudar!

 

Abraços

S.A.AM (Sociedade dos Aquariofilistas da Amazônia) - http://www.forumgratis.com.br/forum/?mforum=saam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

leocribeiro a tua descrição está 5 estrelas :)

 

Tive a dar uma vista de olhos pela mongabay e encontrei isto.

 

http://fish.mongabay.com/biotope_amazon_blackwater.htm

 

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

opa ExTrAnGeD, agradeço o elogio :]

 

Já tinha visto este site que tu falou, mas eles não representam fielmente um biotopo amazônico, na verdade é um plantado com plantas e peixes amazônicos, mas são muito bonitos :] ai vai da intenção da pessoa, montar realmente um biotopo amazônico que o que conta é a beleza dos peixes que são fantasticas, ou montar um plantado com peixes e plantas amazônicas :]

 

Esta foto que coloquei representa bastante um biotopo amazônico, lógico que não existe a necessidade dessas folhas secas no fundo, podes usar areia, aqui usa-se nos biotopos areia de igarapés (são pequenos rios muito encontrados aqui na região com bastante peixes e plantas) que já até coletei especies de peixes muito interessantes para se usar no aqua :]

Então, basta usar a areia, as plantas corretas mas e pequena quantidade, troncos, algumas cascas de coco seco na decoração, e escurer e acidificar bastante a agua, em torno de 6.4 pra baixo, aí sim você terá um biotopo bastante fiel :)

 

E Dave,

Tetras amazônicos que tu pode usar são: Tetra Cardinais, Tetra Neons, Tetra Neon-Negro, Rhodostomus, ambos são peixes muito bonitos!

 

Abraços

S.A.AM (Sociedade dos Aquariofilistas da Amazônia) - http://www.forumgratis.com.br/forum/?mforum=saam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanta coisa... :)

 

Obrigado pelas vossas dicas que são sempre importantes! :)

 

Tiago BS: apreciei bastante aquele tópico sobre biótopos e principalmente a foto dum aquário biótopo de mangue logo no inicio da pagina. Apesar de ser um "layout" um bocado diferente gostava de fazer algo com aquele tipo de paisagem, mas com mais troncos ainda... e mais água! :D

 

O efeito da água escura que o leocribeiro falou, e que é característico desta zona, é que não acho mta piada.. :? Sei que é da maneira que a representação fica mais fiél à natureza, mas se conseguisse ter uma água um bocado mais cristalina não iria exitar. :lol:

 

Quais suas dúvidas com relação ao Biotopo Amazônico?

Algumas delas já me esclareceste, por exemplo não sabia que a água ideal para os cardinais é de 6,2 para baixo!! É que tenho mantido os meus à volta dos 7-7,5 :)

 

O que é o xaxim? :) Já vi muitas referencias a isso principalmente em forums brasileiros mas nunca atingi... será os troncos de madeira?

 

A principal questão que coloco é: se usar vários troncos que acabem por tornar a água um bocado escura, posso recorrer ao uso de carvão activado para remover este efeito certo? Mas o uso do C.A. vai retirar as características ácidas da água, vai mexer com o pH? ou simplesmente "limpa" a água?

 

ExTrAnGeD tb já tinha andado às voltas nesse site, é bom mas imagens... escassas. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Marcelo já explicou o que é xaxim, você pode usar turfa, que também tem o mesmo efeito!

 

Com relação aos troncos tu fervendo e fazendo o tratamento adequado durante alguns dias, ae tu vai perceber que aos poucos ele já irá parar de escurecer a água, as já não teras estes problemas. Com relação ao carvão ativado ele absorve certos elementos contidos na água, aqui uso carvão ativado e ele realmente deixa a água bem clarinha, ele não irá influênciar em nada com relação ao pH, e sim a substancias que ele irá absorver, quanto mais acida a água for, mais substâncias ele irá absover, mas isso só se torna critico quando o pH está abaixo de 4 ou acima 10.

 

Dê uma lida neste texto sobre o C.A.

http://www.aquallun.com.br/Mitoscarvao.htm

 

Como tu queres evitar a água mais escura, então podes optar pelos Tetra Neons (Paracheirodon Innesi), estes sim não necessitam de uma água tão acida quanto os Tetra Cardinais (Paracheirodon axelrodi), o Cardinal é mais bonito, mas ambos tem muita beleza e são das mesmas regiões, só que os Tetra Neons estão meio raros de se achar aqui no Brasil, por causa da extinção dos mesmos, mas ae na Europa já se sabe que eles estão sendo reproduzidos em cativeiros e adequados a um pH acima dos 6.2 +- então basta colocares alguns troncos, areia de filtro de piscina, e plantas, ae ficará muito bom :]

 

Se tiver mais dúvidas é so falar!

 

Abraços

S.A.AM (Sociedade dos Aquariofilistas da Amazônia) - http://www.forumgratis.com.br/forum/?mforum=saam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho uns troncos de molho à uns dias e nota-se de facto que vão sujando cada vez menos a água. :?

O documento ajudou chainsaw pode ser que nem precise de recorrer ao CA... :?:

 

Luís, se pudesse também fazia um desses! Por enquanto não tenho iluminação suficiente para tanta planta! :shock: Mas fica mesmo lindo.

 

São Echinodorus Osiris não são?? gosto particularmente da forma dessa planta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

Leocribeiro sua descrição realmente foi muito boa...

 

O efeito da água escura que o leocribeiro falou, e que é característico desta zona, é que não acho mta piada..  :? Sei que é da maneira que a representação fica mais fiél à natureza, mas se conseguisse ter uma água um bocado mais cristalina não iria exitar.  :wink:

 

Dave, devo dizer-te o seguinte: o facto de a água ficar com alguma cor, não quer dizer que não seja límpida… Se pegasses num copo de água do Rio Negro (o nome do rio já te diz qual é a cor da água) ficavas espantado com a limpidez da água (Os Cardinais por exemplo vivem na Bacia deste rio e em particular em alguns dos seus afluentes)…

Particularmente gosto que os troncos e mesmo turfa larguem os seus ácidos húmicos na água e que deixem a água com alguma cor, a fim de imitar ao máximo o biótopo amazónico e por incrível que isso possa parecer os peixes não deixam de continuar a mostrar as suas bonitas cores nesta água…

 

… os Tetra Cardinais (Paracheirodon axelrodi), o Cardinal é mais bonito…

 

Sem dúvida que o Cardinal é muito mais bonito que o néon…

 

… só que os Tetra Neons estão meio raros de se achar … por causa da extinção dos mesmos...

 

Posso dizer-te que em extinção eles não estão… Mas com a concorrência feita pelos néons criados na Azia, deixou de ter interesse económico captura-los na natureza a não ser de vez em quando para matrizes (com prejuízo claro para as populações ribeirinhas que viviam da sua captura, especialmente no Peru). Pois o néon é originário da parte superior da Bacia do Rio Amazonas (para vocês nessa área Rio Solimões) enquanto que o Cardinal é originário da Bacia do Rio Negro. Este ultimo, não facilita a vida a quem o quer reproduzir em cativeiro e para quem o consegue fazer obtêm um peixe bem menos colorido e bem menos interessante que o da natureza.

 

Luis Queiroga excelente aquário… Só está(ão) faltando aí um(s) bonitos Loricarideos… :wink::)

 

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Paulo:

Luis Queiroga excelente aquário… Só está(ão) faltando aí um(s) bonitos Loricarideos…  

 

Obrigado, mas eles não estragarão as plantas ?

 

Outras

Amazónico%202%2016-1-04.jpg

Amazónico%202%208-3-04.JPG

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, mas eles não estragarão as plantas ?

 

Normalmente não, e caso contrario é uma questão de escolheres as espécies certas…

Mas o teu aquário é fantástico…

E dizias tu que os teus Cardinais eram pequenos??? Pelo menos nessas fotos não parecem nada pequenos…

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PauloSR,

 

Posso te dizer que estão estão em extinção, inclusive o IBAMA orgão de preservação dos animais aqui do Brasil já proibiu a caça do Tetra Neon, ae vocês aí na Europa já encontram as espécies reproduzidas em cativeiro, e aqui no Brasil o Tetra Neon está com um preço um pouco elevado, justamente por estar em extinção e por ele ser reproduzido em cativeiro, já os Tetra Cardinais tu pode encontrar aqui a R$ 0,20 a unidade! Porque eles são coletados diretamente da Natureza :]

 

Abraços

S.A.AM (Sociedade dos Aquariofilistas da Amazônia) - http://www.forumgratis.com.br/forum/?mforum=saam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Brasil é natural, porque a área de captura aí não é muito grande ao contrario da do Peru que é bem maior… Se houve sobrepesca no Brasil lobo o a espécie aí deve ter sido posta em risco. No Peru ela deixou foi de ter interesse económico em ser capturada…

Mas para vocês não é problema pois possuem o Paracheirodon mais bonito, o Cardinal…

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais