Projecto para killies


Jorge Jesus

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Estou iniciar-me nos killies, o primeiro casal foi-me oferecido, mas já penso em ter mais que uma especia, por isso decidi transformar um aquario de 1 metro em varios cubos e queria a vossa opinião para o seguinte:

 

1: qual das duas propostas é a melhor? se é que é boa ideia esta divisão.

 

2: a agua deverá ser a mesma para todos os peixes? com pequenos furos entre as placas ou cada um com a sua agua?

 

3: Não penso ter filtro, apenas TPA semanais de 20 a 25%.

 

4: Os primeiros peixes são Fundulopanchax Gardneri Lafia Gold que pelo que li, são de facil manutenção e reprodução.

 

foto projecto

Pic_16358_1.jpg

 

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Estou iniciar-me nos killies, o primeiro casal foi-me oferecido, mas já penso em ter mais que uma especia, por isso decidi transformar um aquario de 1 metro em varios cubos e queria a vossa opinião para o seguinte:

 

1: qual das duas propostas é a melhor? se é que é boa ideia esta divisão.

 

2: a agua deverá ser a mesma para todos os peixes? com pequenos furos entre as placas ou cada um com a sua agua?

 

3: Não penso ter filtro, apenas TPA semanais de 20 a 25%.

 

4: Os primeiros peixes são Fundulopanchax Gardneri Lafia Gold que pelo que li, são de facil manutenção e reprodução.

 

foto projecto

Pic_16358_1.jpg

 

 

abc

JJ

Eu penso que não devias meter a água de uns em contacto com a dos outro, porque se tiveres perda de ovos de uns para os outros depois podes ter dificuldades em identifica-los. Especialmente se forem parecidos´.

 

Abraços deste novo killófilo!

David Lucas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Em primeiro lugar eu pessoalmente acho que um aquario dividido e com comunicação tem os seus inconvenientes, principalmente no que diz respeito à propagação das doenças. Há, no entanto, quem na APK utilize um sistema de filtragem para todos os aquarios ou o aquario dividido e em comunicação e em ambas as situações com bastante sucesso.

Acho que a tua primeira opção é preferivel, sobretudo se tens Fundulopanchax. Os litros de água são importantes para um bom crescimento desta espécie.

A segunda tem o inconveniente do maneiro (limpeza, recolha de ovos, etc..), sobretudo se o aquario está encostado a uma parede e o acesso à segunda fila é complicado.

Poderá, no entanto, ser adequado para espécies mais pequenas.

 

Espero ter ajudado e estou ao teu dispor para esclarecimento de qualquer dúvida.

Convido-te a aparecer nas reuniões da APK que são abertas a todos os interessados na killifilia. Aí poderás contactar com alguns dos melhores criadores a nível internacional.

 

Luis Oliveira

APK 06

Tesoureiro e Gestão de Sócios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou iniciar-me nos killies, o primeiro casal foi-me oferecido, mas já penso em ter mais que uma especia, por isso decidi transformar um aquario de 1 metro em varios cubos(...)

 

É um tema complicado e não existe uma resposta simples. Há vantagens e desvantagens na utilização de espaços divididos que partilham a mesma água.

 

Porém, dado que estás a começar, recomendo-te vivamente que não uses aquários divididos porque acrescentam maior complexidade ao sistema.

 

Começa apenas com uma espéce (os Lafia são bons) e passa à seguinte só quando fizeres pelo menos um ciclo completo, isto é, obteres ovos, criares as crias e estas, por sua vez, colocarem ovos.

 

A etapa mais dificil é criares os alevins e é aqui que deves concentrar esforços. Os peixes pequenos são mais sensiveis a doenças tais como o odinium e, como estão geralmente em espaços pequenos, basta um ligeiro descuido para morrerem.

 

É desaconselhável passares a outra especie sem dominares bem as técnicas de criação de alevins e sem teres conseguido retirar alguns adultos a partir do teu primeiro casal.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge, boas noites.

 

 

Desculpe, mas tenho que dizer isto: as duas soluçôes apresentadas não são viáveis.

Eu explico:

A minha experiência diz que cada espécie deve ter o seu aquário por motivos de limpeza/higienização periódica

quando se muda de espécie!

Diga-me lá se não é mais fácil lavar um aquário de 20 l numa varanda, terraço ou banheira, do que lavar um aquário de 135 l, ainda por cima com algumas divisórias com água?

É verdade que tem a razão económica mas ponderando os prós e os contras penso que se optar por esta solução fica a perder em mobilidade.

 

Claro que isto é apenas uma opinião...

Cps

A. CAstro, apk137

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge, boas noites.

 

 

Desculpe, mas tenho que dizer isto: as duas soluçôes apresentadas não são viáveis.

Eu explico:

A minha experiência diz que cada espécie deve ter o seu aquário por motivos de limpeza/higienização periódica

quando se muda de espécie!

Diga-me lá se não é mais fácil lavar um aquário de 20 l numa varanda, terraço ou banheira, do que lavar um aquário de 135 l, ainda por cima com algumas divisórias com água?

É verdade que tem a razão económica mas ponderando os prós e os contras penso que se optar por esta solução fica a perder em mobilidade.

 

Claro que isto é apenas uma opinião...

Cps

A. CAstro, apk137

 

 

Boas,

 

Eu aceito todas as vossas opiniões e criticas, até porque aqui estou a zeros em conhecimento.

 

realmente a ideia de ter a mesma agua para as varias partições já tinha sido colocada de parte, agora o negocio que ia fazer com aqua de 1 metro foi cancelado, o vendedor vende-o quando ja estava comprometido comigo, enfim, por mim tudo bem, passemos a frente...

 

A minha opção passa por comprar os vidros e montar pequenos aquas conforme a necessidade destes pequenos, isto porque não gosto muito de ve-los em caixas de plastico porque retiram a visibilidade sobre os mesmos, mas em ultimo caso lá terá que ser...

 

Luis Oliveira, quando são as reuniões da APK? e em que local?

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge.

Desde já bem vindo ao mundo dos killis.

Eu sou de corroios,se quiseres podes passar por cá pa veres os meus killis e depois se quiseres vamos juntos á reunião(é no de 13 deste mes em monsanto).

Se por acaso te fizeres sócio da APK o teu problema vai ser arranjar sitio para tantos peixes,eu que o diga,sou sócio desde fevereiro e já tenho 8 especies diferentes e todas elas oferecidas por socios da APK.Já tive que dizer que não a alguns pois já não tenho espaço para tanto peixe. bang

 

Um abraço,

Luís Passeiro

APK 250

Luís Passeiro-APK250

Link to comment
Partilhar nas redes sociais