Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Tenho uma Echinodorus que em tempos me deu um rebento, assim que ficou forte replantei-o noutro local do aqua e esperei que ela crescesse.

Ela foi dando algumas folhas novas mas o seu desenvolvimento tem sido muito lento. Visto ter uma iluminação fraquita (2X30W) num aqua de 200L com a temperatura a 30º (tenho Discus!) não acho que seja anormal, mas reparo que todos os rebentos desta planta nascem sempre numa côr que em outras plantas seriam folhas mortas... Será isso normal ou estará a planta necessitada de nutrientes?

Quanto a echinodorus mãe está de optima saúde, apesar de os seus rebentos serem sempre amarelos transparente e depois passado um tempo ficarem normais!

Se alguém me puder ajudar agradeço! Junto faço o post da planta para melhor identificação do problema!

Pic_535_31.jpg

cumps

André

Publicado:

Viva,

Plantas não é muito o meu forte... :lol: mas acho que te posso dar umas dicas.

As echinodorus ressentem-se um pouco quando são mudadas/mexidas mas no teu caso acho que pode ser falta de alguns micronutrientes (ferro? magnésio? )

O problema pode não ser a luz. Também tenho discos, pouca luz e temp. alta e as minhas agora até estão porreiras.

Utilizas fertilizante?

Posso-te aconselhar o que me aconselharam à tempos e que deu resultado para mim: Algoflash e TMG (mais conhecido por Tropica Master Grow).

O TMG compras numa casa de aquariofilia. É um pouco caro mas é bastante completo a nível de micronutrientes.

O Algoflash (que contem macronutrientes) podes encontrar em superfícies comercias. São pastilhas (verdes) usadas para as plantas de casa. Corta uma barra em pedaços mais pequenos e coloca por baixo/em redor da planta (não exageres na quantidade).

Faz uma procura no fórum por :Algoflash, TMG, NPK para teres umas ideias sobre isso...

Deixa ver se algum "expert" se manifesta... :lol:

Cumprimentos,

Nuno