Aquarios para totos


paulotiagol

Recommended Posts

Olá, recentemente após uma conversa com um apaixonado da aquarofilia, senti curiosidade e como já possuia um aquario de 70x30x30 de uma experiencia prévia (que correu muito mal), decidi experimentar novamente, no entanto eu não "pesco" nada disto, e não sei por onde começar.

O que eu gostaria de pedir mesmo, era uma dica acerca de qual é a melhor maneira de começar, o tipo de peixes, filtros, porque apesar de ja ter andado aqui a pesquisar, não consegui ficar muito esclarecido acerca dos filtros ou dos ciclos de azoto... digamos que eu sou mesmo um completo nabo aquático...

O que me faz pedir ajuda, acerca de como começar do ZERO!

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo Paulo!

Já foste ler os "primeiros passos" aqui do Fórum? eu comecei por aí e dei-me bem!

Dá uma vista de olhos pelos tópicos do pessoal!

Podes entreter-te a ler, reler, etc e mesmo assim ainda vais ter dúvidas, nessa altura perguntas só o que realmente não consegues saber por lá, esses tópicos dão imenso jeito, depois também tens a pesquisa Google (sem sair do Fórum) colocas a palavra chave e tens acesso a montanhas de informação, de qualquer forma podes contar com ajuda sempre que precisares, mas convém ler um bocado, é dificil tirar dúvidas quando nem tu sabes bem o que vais querer, quanto mais conheces, mais exigente ficas e melhores resultados consegues!

É mais fácil especificares o que pretendes para te aconselharem, eu sei que é isso que não sabes, mas vai ver os tópicos que já tem imagens ficas com uma noção do que gostas mais, depois as perguntas que fizeres tomam outra forma e as respostas específicas vão ajudar-te mais, de qualquer forma acho que o principal da aquariofilia é a paciência... ela está ligada ao tempo, logo... temos muito tempo!

Desejo-te muito boa sorte

LCFonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, recentemente após uma conversa com um apaixonado da aquarofilia, senti curiosidade e como já possuia um aquario de 70x30x30 de uma experiencia prévia (que correu muito mal), decidi experimentar novamente, no entanto eu não "pesco" nada disto, e não sei por onde começar.

 

1. decidir que peixes se quer ter (1 ou 2 especies principais)

 

2. comprar um filtro exterior (para esse aqua recomendo um tipo tetra Tec 600)

 

3. ver quais os parametros da agua no local.

 

Os peixes teem de ser compativeis, o que pode nao ser facil. Mas o mais importante na aquafilia e gostarmos e querermos ter um dado peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. decidir que peixes se quer ter (1 ou 2 especies principais)

 

2. comprar um filtro exterior (para esse aqua recomendo um tipo tetra Tec 600)

 

3. ver quais os parametros da agua no local.

 

Os peixes teem de ser compativeis, o que pode nao ser facil. Mas o mais importante na aquafilia e gostarmos e querermos ter um dado peixe.

 

Um tetra tec 600 anda à volta dos 40€, e um eheim 2213 rondará os 65€ já com todo o material para funcionar. Mas se pensarmos em termos de qualidade da água, saúde dos peixes, estética do aquário, melhor aproveitamento do espaço, entre outras coisas, o único número que interessa é o 2213 :D

 

Quanto à ordem referida em cima, era melhor veres os parâmetros da água local antes de tudo porque se arranjas peixes que não suportam as condições que tens, vais ter que estar sempre a adicionar produtos à água o que não é do melhor que há.

 

Abraço e força com isso.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um tetra tec 600 anda à volta dos 40€, e um eheim 2213 rondará os 65€ já com todo o material para funcionar. Mas se pensarmos em termos de qualidade da água, saúde dos peixes, estética do aquário, melhor aproveitamento do espaço, entre outras coisas, o único número que interessa é o 2213 :D

 

Bom o toto sou eu, o meu Tetra Tec 600 custou 90 euros.

 

Estive a ver o eheim 2213 na net:

 

Nao tem prateleiras ou cestos: dificil de limpar; dificil de separar o material filtrate; exige sacos.

 

Nao tem sistema de arranque.

 

Alguns nao trazem o material filtrante.

 

Mas cada um compra o que quer, tudo bem, mas ha outras marcas a ver, nao sou socio de nenhuma 'companhia'.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa porque houve um equivoco da minha parte...

 

Eu pensei que te estavas a referir ao tetra tec in 600 que é um filtro interno...

 

Relativamente a esse externo não faço ideia de como funciona, mas nas lojas online está a 67€

 

Relativamente ao 2213, e não tendo eu também nenhum vinculo com marcas, existem lojas a vender a 65€ com torneiras e matérias filtrantes.

 

As matérias filtrantes são separadas por uma esponja que vem incluída.

 

O sistema de arranque é uma boca a sugar 2 segundos de ar no lado por onde a água é expulsa do filtro.

 

O que se defende aqui portanto é a aquisição de um filtro externo ;)

 

É questão de escolher uns modelos e recolher opiniões.

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensei que te estavas a referir ao tetra tec in 600 que é um filtro interno...

 

Sim Miguel, o que e importante e reforcar a boa decisao de instalar um filtro externo, quero la saber da marca.

 

O filtro externo vai:

1. aumentar a litragem real no aqua.

2. aumentar a litragem total do sistema de acordo com o volume do filtro.

3. melhorar a estetica.

 

Note-se que quanto mais pequeno o aqua mais este efeito se faz sentir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Miguel, o que e importante e reforcar a boa decisao de instalar um filtro externo, quero la saber da marca.

 

O filtro externo vai:

1. aumentar a litragem real no aqua.

2. aumentar a litragem total do sistema de acordo com o volume do filtro.

3. melhorar a estetica.

 

Note-se que quanto mais pequeno o aqua mais este efeito se faz sentir.

 

 

além de ser de mt mais facil manutençao tb

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, recentemente após uma conversa com um apaixonado da aquarofilia, senti curiosidade e como já possuia um aquario de 70x30x30 de uma experiencia prévia (que correu muito mal), decidi experimentar novamente, no entanto eu não "pesco" nada disto, e não sei por onde começar.

O que eu gostaria de pedir mesmo, era uma dica acerca de qual é a melhor maneira de começar, o tipo de peixes, filtros, porque apesar de ja ter andado aqui a pesquisar, não consegui ficar muito esclarecido acerca dos filtros ou dos ciclos de azoto... digamos que eu sou mesmo um completo nabo aquático...

O que me faz pedir ajuda, acerca de como começar do ZERO!

Obrigado

 

Obrigado pela ajuda pessoal, ja comecei a montar, não creio que vá ficar mt bonito afinal o orçamento por enquanto é curto, e os recursos ainda são limitados, no entanto ainda so vou com um quarto do aquário xeio de água e deparei-me com o seguinte nam sei se é normal, mas liguei os filtros para ver se funcionavame (infelizmente por nao haver muito, recurso tou a usar o material que veio com o aquario que é um filtro de fundo daqueles brancos com uma bomba de ar) e aquilo começou a sair bolhas de ar por todo o lado, resumindo, acho que não sei montar este filtro, mas como me ofereceram um a algum tempo modelo Shark2 580q queria perguntar se era o bastante, ou então, alguem que saiba montar o outro que me possa dar uma ajudinha... ha e perdoem a minha ignorancia... mas eu até pesquiso, mas pronto sou mesmo... não percebo mesmo muito do que se escreve por aqui... mas prometo que me vou continuar a esforçar

Editado por paulotiagol
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teu Shark 2 fizer 600 L/h já vai dando para movimentar a água, e tens condições adequadas se colocares 3 ou 4 peixes.

 

Mais do que isso é lixo em demasia e pouca eficácia na limpeza.

 

abraço e força com isso.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(infelizmente por nao haver muito, recurso tou a usar o material que veio com o aquario que é um filtro de fundo daqueles brancos com uma bomba de ar) e aquilo começou a sair bolhas de ar por todo o lado, resumindo, acho que não sei montar este filtro,

 

Olá Paulo!

Esse filtro que falas é daqueles de fundo? uma chapa de plástico branca, do tamanho do fundo, com buracos em todo ele e uns maiores nos cantos, apetrechado com uns canos, tubos, pedra difusora e bomba de ar? se for o caso e decidires usar eu explico-te como se monta! mas acho que não queres usar isso, sinceramente nunca ouvi falar desses filtros por aqui, tenho ideia que não serve para nada, posso estar enganada!!! desculpem se for o caso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo!

Esse filtro que falas é daqueles de fundo? uma chapa de plástico branca, do tamanho do fundo, com buracos em todo ele e uns maiores nos cantos, apetrechado com uns canos, tubos, pedra difusora e bomba de ar? se for o caso e decidires usar eu explico-te como se monta! mas acho que não queres usar isso, sinceramente nunca ouvi falar desses filtros por aqui, tenho ideia que não serve para nada, posso estar enganada!!! desculpem se for o caso!

Boas

 

Serve para uma coisa... manter esterco como tudo debaixo da plaquinha branca bigsmile

Não se fala muito desses filtros porque realmente não são a melhor opção em termos de filtragem além de que com plantas entopem com alguma facilidade, mas sendo muito baratos, infelizmente muitos aquários continuam a vir equipados com eles.

 

O ideal serão filtros externos, a eheim tem a série ecco que é para aquários pequenos, penso que a sera também tem uma série para pequenos aquários, bem como outras. É uma questão de procurar na net.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.