Aquario às escuras?


coimbra

Recommended Posts

Li,algures, num setup dum aquario plantado participante num concurso que o mesmo era deixado 12h com a luz ligada e outras 12h completamente às escuras, utilizando o dono do mesmo um cobertor/manta para o tapar completamente...tem alguma logica isso?Que beneficios poderão advir desse facto?

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Seguinte, eu penso que é apenas para se evitarem as algas e nada mais. Jà que pode ser que no ambiente que se encontra o aquário, haja muita incidência de luz solar. Daí a nescessidade de se evitar as algas.

 

Abrass,

 

FHAC

  • Gosto 1

GDA -Aquários - da elódea ao holandês - www.gdaaquarios.cjb.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu acho que tem mais haver com não perturbar os peixes, tipo onde se encontra situado o aquário está ás escuras e de repente se liga uma luz de candeeiro de tecto, como os peixes não têm palpebras vão andar muito rapido no aquário á procura de um esconderijo. Utilizando um cobertor ou manta já nada disto se passa.

 

Também pode ter haver com a fotossintese das plantas á noite. Ou seja, de dia (iluminação ligada) as plantas absorvem o Co2 e libertam o O2, á noite (com iluminação desligada) as plantas trocam os gases ou seja passam a absorver o O2 e a libertar o Co2. Para que este processo tenha mais sucesso ele utilizou uma manta para que o aquário fique ás escuras.

 

Bem isto são só vários pontos de vista, que podem estar errados... :)

 

Fiquem bem.

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pode ter haver com a fotossintese das plantas á noite. Ou seja, de dia (iluminação ligada) as plantas absorvem o Co2 e libertam o O2, á noite (com iluminação desligada) as plantas trocam os gases ou seja passam a absorver o O2 e a libertar o Co2. Para que este processo tenha mais sucesso ele utilizou uma manta para que o aquário fique ás escuras.  

 

Aqui é que tu te enganas!

As plantas libertam e comsomem CO2 tanto de dia como de noite, mas como de noite não podem fazer fotossíntese, apenas fazem respiração. Á noite, como não têm luz, apenas fazem respiração, mas de dia fazem ambas as coisas.

 

Vais dar isto tudo se fores para ciências, no 10º. Eu acabei de dar esta matéria :roll:

Mais alguma dúvida diz, que ainda tenho aqui os livros.

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais