[b]Aqua 240l Ciclídeos Malawi Ajuda MudançaDecoração!![/b]


RitaPina

Recommended Posts

Oi!

Quero mudar o meu aqua de 90 l para outro de 240l e preciso de ajuda! Já lá tenho 1 casal de copadichromis red Kadango e 2 protomelas taiwan reef macho. Que conselhos me dão para fazer a mudança? Quero aproveitar a água do aqua antigo e algum areão. Não queria que os peixes sofressem muito, como fazer tudo o mais rápido possível? Já agora, agradeço sugestões para a decoração... :D Se puderem mandem fotos ou links!

Que outros ciclídeos meto lá?

 

Bjinhos,

 

:B-fly: Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rita,

Como sabes, esta malta come bem e é sensivel a nitratos, assim, ao longo do tempo além da decoração, fui-me preocupando tb com as limpezas do areão e trocas de água semanais. Neste sentido, sugiro que quando estiveres a montar o novo aqua, tentasses fazer uma decoração bonita e que ao mesmo tempo não te dificulte a limpeza semanal.

Ou seja:

Tenta evitar colocar demasiado areão, porque é dificil de aspirar e a acumulação de detritos poderá funcionar como uma arma biológica.

Apesar de ser complicado, tenta arranjar uma disposição nas pedras, que sempre que for necessário, possas move-las com a finalidade de retirar os detritos que se acumulam por debaixo.

 

Julgo que além de um aquário bonito, devemos tentar ter um saudável, pq se não, por muito bonito que seja incialmente ele depressa ficará feio e doente.

 

:B-fly:

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rita, tesn aqui este tópico que eu meto na altura, quando fiz uma mudança parecida com a que queres fazer http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9022

 

Pela mudança que eu fiz, vou aconselhar-te a melhor maneira de o fazeres, porque eu n fiz tudo certinho, errei em algumas coisas, mas tb o aqua novo teve que ir exactamente para o mesmo lugar que o antigo, logo não dava para ter os dois ao mesmo tempo dando tempo do novo ciclar.

 

No caso de não poderes ter os dois funcionar ao mesmo tempo ca vai:

O areao que tens no de 90 litros certamente nem metade do aqua novo enxerá, armazenas a agua quase toda do aquario antigo, em garrafoes, alguidares etc e deixas uma altura de 5 a 6 cms no nivel agua do aquario para poderes lavar o areao(dentro do aquario velho com agua do velho). Arranjas um alguidar dos grandes enxes com agua do aquario, metes um termostato e um filtro interior para circulacao agua, e colocas la os peixes. Depois de lavado o areao colocas no novo, decoras como queres, convem deixares ja decorado da maneira como é para ficar, porque um aqua 240 litros não é tao facil de se mexer cheio como um de 90. de seguida começas meter a agua que armazenaste, que te vai enxer muito pouco....vais assustar-te com o que essa agua toda que armazenas vai enxer no aqua novo, pois não enxe quase nada.. depois de colocares essa agua, colocas a mesma quantidade de agua torneira para ficar 50% de cada uma. De seguida metes o filtro do aqua antigo e o termostato a funcionar no aqua e os peixes continuam dentro do alguidar. Digamos que se fizeres isto de manha, so a noite é q passas a agua que tens no alguidar onde estão os peixes para o aquario, juntamente com ospeixes. O aquario deve ficar +- a meio, depois de 2 em 2 dias vais enxendo mais um pouco, ate ficar totalmente cheio, para o choque não ser muito grande. Comigo correu tudo bem, não tive baixas, vamos la ver se contigo tb corre :D.

 

Não sei se tens um filtro externo no de 90, no meu caso eu tinha um externo, e foi melhor, porque logo que o aqua novo teve agua meti-o logo funcionar. Se fores colocar um filtro novo externo, convem ele estar uma semana ou duas a trabalahr no de 90litros, por cuasa das bacterias.

 

 

QQ duvida apita,

 

:B-fly:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda! Especialmente a ti Zanito...já agora, tens sugestões para peixes que eu possa juntar? Conheces algum sítio onde eu possa ir comprar vários tipos de areão e rochas?

 

Bjinhos,

 

Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rita, sinceramente não tou dentro da area dos ciclideos, porque nesse campo, so tenho um aqua com 3 Oscares, e tá decorado com areia branca e rochas vulcanicas. Qto a sitios, para os aquas ciclideos, penso que maior parte pessoal usa as ""lajes"" empilhadas com pedras. Todas as pedras grandes que encontrares na praia e que nao sejam calcarias podem servir para empilhar as lajes, para veres se sao calcarias penso q se deita vinagre em cima, se fizer akele efeito de fervura, é pk é calcaria, penso q é assim q se vê, ja n me lembro bem... O areao, se optares por areia branca, tens sempre a do AKI, q é muito barata. O unico senao é que ao longo do tempo, ela começa ficar verde no cimo devido as algas e vêem-se as ""cagadelas"" dos meninos. No aquario dos Oscares arreependi-me, mas no outro aqua coloquei a areia por baixo misturada com areao cinzento em pedra, e ficou um efeito giro e não se nota acumulação sujidade :)

Qto as lajes, já vi lojas a vender, é questão procurares, ou mais fácil ainda, metes um post aqui no forum, q os lojistas que as tiverem terão todo o gosto em te responder :)

 

 

:roll:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem ja me aconteceu o mesmo...e de todas as vezes que me aconteceu isso, a melhor maneira de fazer a mudança foi mandar os peixes de férias...se tiveres algum amigo com um aquario ou mais, que tenha espaço para os teus peixinhos,manda-os até lá lol eles vão gostar dumas fériazitas, e enquanto isso ciclas o aqua :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais