algumas dicas


paulo gomes

Recommended Posts

boas a todos os membros,estou aqui faz pouco tempo,e muito contente com toda esta informação....mas....como iniciante que sou...tenho sempre muitas duvidas....agradeço a todos aqueles que me possam dar umas dicas:

 

estou a preparar um aqua de 1,20x42x50....e tenho um de 30ltrs que vai ser o primeiro a ser habitado....fica hoje a trabalhar o pequeno...pretendo por no pequeno,apenas um casal de ciclidios africanos,e estou a construir o habitat para eles....pergunto:

a areia do rio serve para tapar o fundo do aquario,sem fazer mal a estes peixes?

e rochas apanhadas no mar(guincho),servem para eles....eu ouvi dizer que existe umas rochas que são boas por fazerem elevar mais o ph da água,que segundo pareçe,os ciclidios africanos gostam de um ph um pouco mais elevado...quais são?

 

outra questão:

tenho um aquario muito pequenino(6ltrs)acho que o pessoal lhes chama nano...mas não sei porque...lol... que estou a preparar para fazer maternidade,existe necessidade de cobrir o fundo com areão ou assim?

quanto ao filtro a usar para o nano....ouvi falar nuns filtros que trabalham com bomba de ar...com uma esponja na ponta,que evita a sucção dos alevins,,,a minha pergunta é...

posso usar um filtro interior com por ex.um pouco de collans de senhora a tapar a grelha?serve ou é desaconselhado?

 

por agora fico por aqui....certamente vou ter mais duvidas...

 

agradeço desde já a todos quanto me possam ajudar...abraço.

 

paulo gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos os membros,estou aqui faz pouco tempo,e muito contente com toda esta informação....mas....como iniciante que sou...tenho sempre muitas duvidas....agradeço a todos aqueles que me possam dar umas dicas:

 

estou a preparar um aqua de 1,20x42x50....e tenho um de 30ltrs que vai ser o primeiro a ser habitado....fica hoje a trabalhar o pequeno...pretendo por no pequeno,apenas um casal de ciclidios africanos,e estou a construir o habitat para eles....pergunto:

a areia do rio serve para tapar o fundo do aquario,sem fazer mal a estes peixes?

e rochas apanhadas no mar(guincho),servem para eles....eu ouvi dizer que existe umas rochas que são boas por fazerem elevar mais o ph da água,que segundo pareçe,os ciclidios africanos gostam de um ph um pouco mais elevado...quais são?

 

outra questão:

tenho um aquario muito pequenino(6ltrs)acho que o pessoal lhes chama nano...mas não sei porque...lol... que estou a preparar para fazer maternidade,existe necessidade de cobrir o fundo com areão ou assim?

quanto ao filtro a usar para o nano....ouvi falar nuns filtros que trabalham com bomba de ar...com uma esponja na ponta,que evita a sucção dos alevins,,,a minha pergunta é...

posso usar um filtro interior com por ex.um pouco de collans de senhora a tapar a grelha?serve ou é desaconselhado?

 

por agora fico por aqui....certamente vou ter mais duvidas...

 

agradeço desde já a todos quanto me possam ajudar...abraço.

 

paulo gomes.

 

Só posso responder acerca da maternidade, não ponhas nada de decoração para facilitar as limpezas, usa só o filtro de espuma, quanto ao filtro interno (mecânico) só depois de terem um mês e nunca num aquário tão pequeno, a corrente que provoca acaba por matar os pequenos, aconselho só para cima dos 24 litros e olha que a meia de senhora entope imenso, pões antes um bocado de tule preso com um elástico. Não posso ajudar mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,

 

areia do rio, tem que ser muito bem lavada.

pedras do mar, hmmm nao gosto muito, pois sao do mar e nao do rio, mas se lavares muito bem, mas muito bem mesmo talvez nao faça muito mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Dentro dos Ciclideos Africanos tens peixes que aguentam pH 4, sendo obrigatório mantê-los a pH abaixo de 7 e peixes que aguentam pH acima de 9 sendo obrigatório para o seu bem estar que a água seja mantida a pH superior a 7,5.

 

A meu ver Ciclideos não são de longe o ideal para um aquário desse tamanho. Sejam eles dos rios ou dos Lagos. Talvez com 50 L de água comeces a encontrar alguns casais passiveis de ser mantidos. Eu só uso esses aquário de 30 L para maternidade e ao fim de dois meses os 50 ou 60 peixinhos (Estou a falar de ciclideos do lago Malawi e portanto alguns com mais de 10 cm quando adultos) que lá estão dentro devem ter pouco mais de 1 cm e já me parecem com claustrofobia...

 

Aproveita para ler umas coisas sobre os Africanos que são bastante interessantes, mas não te precipites na colocação de peixes nesse aquário.

 

Quando jovens consegues manter algumas espécies de ciclideos africanos, mas mal chegue a altura da reprodução, os próprios membros do casal entrarão em conflito em tão pouca água.

 

Relativamente ao aquário de 6 L não vejo qualquer utilização possível.

 

Apenas uma opinião. Com a experiência depois terás as tuas mais fundamentadas. Se errares a gente também perdoa, não se pode é insistir muito :D

 

Abraço e boa sorte com isso.

 

Mandei-te MP com alguns sítios onde podes ver informação sobre Africanos.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá amigo fonseca....muito obrigado,é uma ajuda preciosa!

já agora...o que é tule? :D

quanto ao resto percebi muito bem...e já fiquei com uma noção da coisa,obrigado

 

paulo jorge.

 

 

Olá Paulo Jorge, pois é... a amiga Fonseca é mulher, logo sabe o que é tule! estás a ver aquela rede que as mulheres usam, às vezes a fazer de véu, nos fatos de casamento, ou a rede colorida dos fatos de carnaval... isso é tule, vais a uma retrosaria e pedes tule branco (de cor não, porque tem tintas adicionadas) pergunta qual o mínimo que vendem, podes comprar só 10 ou 20 Cm, isso é a largura, porque tens de ficar com o que tiver de comprimento, mas depois guarda o resto, dá jeito para outras engenhocas! antes de comprares pergunta aí em casa ou a uma vizinha se tem um pedaço que te possa dispensar, se disseres que vais fazer um fato de carnaval para os peixes elas não resistem e ainda te ris um bocado!

Boa sorte

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.