Recommended Posts

Boas.

 

Tenho estado a ver soluções de CO2 (DIY) para os meus aquas (200l e 120l) e fiquei com algumas dúvidas que precisava ver esclarecidas com alguma bvrevidade, uma vez que tenciono tratar disto já amanhã.

 

1º Li que há 2 soluções: reactor e pedra difusora com válvula para evitar o retorno da água, certo? Qual deles será o melhor tendo em conta a razão qualidade/preço/facilidade de montagem?

2º Se a melhor solução for a pedra difusora com válvula, onde é que se arranja disto? Lojas de animais ou de bricolage?

3º Fiquei sem perceber muito bem se a pedra difusora/reactor devem ficar perto do filtro a dissolver o CO2 junto à entrada de água no filtro, à saída do filtro ou em qualquer ponto do aquário, directamente para a água, independentemente da localização do filtro.

 

Peço a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião nem uma nem outra utiliza sim um nini difusor de ceramica na ebay consegues encontrar por menos de 5 eurois e funciona perfeito, se não aconcelho-te o reator e por norma podes encontrar numa loja de aquariofilia, a pedra difusora não recomendo porque faz bolhas muito grandes não disolvendo o co2 a um nivel aceitavel, só se fores para um difusor em madeira esses sim para desenrascar são bons pois disolvem melhor o co2......

 

Quanto a localização podes colocar em qualquer parte mas é melhor junto a saida do filtro.... junto a a entrada nunca pois a bolhas de co2 podem ser sugadas para a bomba criando uma bolha de ar no rotor do filtro fazendo com que este começe a fazer muito barulho e podendo avariar o motor pois este começa a trabalhar em seco....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao local de colocação do difusor, não concordo que seja perto da saída/entrada do filtro, mas sim no lado oposto à saída do filtro.

 

Neste post está bem fundamentado o porquê.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que a decisão entre reactor e difusor (de vidro, cerâmica, madeira, etc.) depende do tamanho do aquário.

Se for um nano praticamente qualquer difusor irá servir pois a quantidade real de CO2 será baixa.

Quanto maior for a capacidade do aquário as bolhas terão de ser em maior quantidade e de menor volume para optimizar o rendimento da dissolução. Por isso deve-se ter um bom difusor de vidro.

No meu caso que tenho um aqua com mais de 500l não é nada prático usar 3 ou 4 difusores, por isso optei por um reactor externo DIY muio barato. Assim, para além de serem menos tubos dentro do aqua o rendimento é muito maior (pode chegar a 100% de dissolução de CO2 na água).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao local de colocação do difusor, não concordo que seja perto da saída/entrada do filtro, mas sim no lado oposto à saída do filtro.

 

Neste post está bem fundamentado o porquê.

 

Cumps

 

 

Obrigado pelo link. Às vezes com tanta informação e tantas opiniões disponível no fórum nem sabemos bem se o que estamos a ler é o mais correcto. O redireccionamento quando persistem dúvidas é sempre um grande auxílio.

 

Portanto, o mais longe possível do filto. Sendo que o meu tem um aspersor cerca de 1cm acima da superfície isso nvai ser fácil. É colocar no canto oposto à entrada de água no filtro.

 

 

Creio que a decisão entre reactor e difusor (de vidro, cerâmica, madeira, etc.) depende do tamanho do aquário.

Se for um nano praticamente qualquer difusor irá servir pois a quantidade real de CO2 será baixa.

Quanto maior for a capacidade do aquário as bolhas terão de ser em maior quantidade e de menor volume para optimizar o rendimento da dissolução. Por isso deve-se ter um bom difusor de vidro.

No meu caso que tenho um aqua com mais de 500l não é nada prático usar 3 ou 4 difusores, por isso optei por um reactor externo DIY muio barato. Assim, para além de serem menos tubos dentro do aqua o rendimento é muito maior (pode chegar a 100% de dissolução de CO2 na água).

 

 

Compreendo perfeitamente. Não vale a pena ter algo super-potente para aquários pequenos nem algo que funciona na perfeição num aqua de 60l a funcionar num de 600l. Tudo tem de ser adaptado à realidade em que vai ser utilizado.

Como referi no primeiro post, esta solução vai ser aplicada a dois aquários: um de 200l e outro de 120l. O de 200l está montado, o de 120l está pendente de tempo e paciência. Conte tê-lo montado dentro dos próximos 2 ou 3 dias, sendo que era suposto ter sido montado no fim de semana passado mas não foi oportuno.

Também queria evitar colocar mais do que um difusor/reactor. Tal como tu, quanto menos tubos dentro do aquário, melhor. Mais espaço útil e menos trabalho a esconder a maquinaria.

Estive a ver reactores externos no fórum e pareceram-me simpáticos de montar. A questão é que são coisas relativamente grandes (ocupam mais espalo do que um tubo com uma pedra difosora, claro). Mas se realmente compensar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

Portanto, o mais longe possível do filto. Sendo que o meu tem um aspersor cerca de 1cm acima da superfície isso nvai ser fácil. É colocar no canto oposto à entrada de água no filtro.

 

Aspersor 1 cm acima do nível de água não parece muito boa ideia, ao nível da água sim (se o tens como tens provavelmente não terás outra hipótese).

 

No lado oposto à saída de água aproveita a corrente descendente e as microbolhas (ou parte delas) não vão subir com tanta facilidade - as mais pequenas até são arrastadas para baixo.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aspersor 1 cm acima do nível de água não parece muito boa ideia, ao nível da água sim (se o tens como tens provavelmente não terás outra hipótese).

 

No lado oposto à saída de água aproveita a corrente descendente e as microbolhas (ou parte delas) não vão subir com tanta facilidade - as mais pequenas até são arrastadas para baixo.

 

Cumps

 

 

A questão é que com ele assim para além de gostar do efeito criado, há uma maior oxigenação da água. Não digo que seja 1cm... Se calhar é apenas 0.50cm, mas fica efectivamente acima do nível de água criando um efeito tipo chuva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção ao aspersor por cima da água. Deves ter cuidado porque maior oxigenação significa menos CO2. Se pretendes um aquário bem plantado não te deves preocupar tanto com a oxigenação, mas antes com o CO2, por isso seria conveniente eliminar esse aspersor.

Se não quizeres eliminar esse aspersor não vale muito a pena pensares num reactor externo ou injectar o CO2 na saída do filtro, pois o CO2 vai-se quase todo para a atmosfera.

 

Se estás a pensar fazer o teu reactor, podes fazê-lo do tamanho que quizeres. O meu tem cerca de 50cm, mas podes fazer com 15 ou 20cm. Para veres como fiz o meu reactor espreita este tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção ao aspersor por cima da água. Deves ter cuidado porque maior oxigenação significa menos CO2. Se pretendes um aquário bem plantado não te deves preocupar tanto com a oxigenação, mas antes com o CO2, por isso seria conveniente eliminar esse aspersor.

Se não quizeres eliminar esse aspersor não vale muito a pena pensares num reactor externo ou injectar o CO2 na saída do filtro, pois o CO2 vai-se quase todo para a atmosfera.

 

Se estás a pensar fazer o teu reactor, podes fazê-lo do tamanho que quizeres. O meu tem cerca de 50cm, mas podes fazer com 15 ou 20cm. Para veres como fiz o meu reactor espreita este tópico.

 

 

Ok. Nunca tinha pensado na diminuição do CO2. É capaz de ser por isso que algumas das plantas estão-se a ir... Obrigado pela dica. Já tenho o material e, para já, vou utilizar o sistema do difusor. No entanto vou estudar melhor o reactor e montar um (talvez no aquário de 120l no fim de semana) para comparar resultados e ver qual dos dois prefiro.

Já tinha visto esse tópico e estava a pensar em montar um com base no esquema do Martouf.

 

Thanks pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.