Fertelizante K e cloreto de potássio


Jocru

Recommended Posts

Boas

 

Precisava da vossa ajuda, tenho este dois produtos para fertelizar o meu áqua, seria possival algúem me explicar como aplico isto ,e do que é que preciso mais para ter uma fertilização adequada (Micros e Macros)

 

O Aquário tem 270 Litos e esta bem plantado com várias espécies.

 

Desde já agradeço a ajuda.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Precisava da vossa ajuda, tenho este dois produtos para fertelizar o meu áqua, seria possival algúem me explicar como aplico isto ,e do que é que preciso mais para ter uma fertilização adequada (Micros e Macros)

 

O Aquário tem 270 Litos e esta bem plantado com várias espécies.

 

Desde já agradeço a ajuda.

 

Um abraço

Boas.

Primeiro que tudo espero que saibas que Cloreto de potassio é um fertilizante K.Ou seja tens dois fertilizantes de potassio.

Esse Cloreto de potassio que tens,deve de ser em pó para ser diluido em agua destilado para assim poders ter fertilizante K.

No meu aqua de 350 litros plantado costumo fertilizar com 15ml de K diariamente.

Precisaras tambem de outros fertilizante macro tais como:Fosforo e Nitrogenio.Mas estes dois só deveras aplicar após teres realizados os respectivos testes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Primeiro que tudo espero que saibas que Cloreto de potassio é um fertilizante K.Ou seja tens dois fertilizantes de potassio.

Esse Cloreto de potassio que tens,deve de ser em pó para ser diluido em agua destilado para assim poders ter fertilizante K.

No meu aqua de 350 litros plantado costumo fertilizar com 15ml de K diariamente.

Precisaras tambem de outros fertilizante macro tais como:Fosforo e Nitrogenio.Mas estes dois só deveras aplicar após teres realizados os respectivos testes.

 

Ou seja, os dois que tenho são a mesma coisa, só que um já está diluido e o outro nâo ,é isso?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é isso mesmo.Os outros fertilizantes(macros)tambem os encontras em pó.

 

E há alguma marca em especial que recomendes para as Macros?

 

E para as Micros este em pó chega?

Editado por Jocru
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso da horizonte aquatico.Micros e Macros.

Tens fertilizantes micro em pó?Onde compraste?

 

Foi também no Horizonte aquático, o fertilizante eu tinha a impressão que aquilo dizia que tinha vários componentes, ou seja não era só potássio...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja tenho aqui uma carrada de pozinhos,de H. Aqua, ja pedi ajuda para fazer isto e estou a guardar. Tenho KCL,Ferro2,KH2PO4 eKNO3. Eu sou muito preguiçosa para leituras aprofundadas e sei que muitos de vos sabem apotes disto e vão ajudar. Queria deixar os aquas com alguma fertilização antes de ir de férias

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o que eu tenho aqui é :

 

Fertelizante Potássio - Elaborado a partir de KCL

1ml = 1 ppm de Potássiio em 100 L

 

KCL em pó para dissolução - 1000 Gramas

 

Como é que aplico isto e o que é que falta adicionar para um fertilização correcta.

 

Desde já obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o que eu tenho aqui é :

 

Fertelizante Potássio - Elaborado a partir de KCL

1ml = 1 ppm de Potássiio em 100 L

 

KCL em pó para dissolução - 1000 Gramas

 

Como é que aplico isto e o que é que falta adicionar para um fertilização correcta.

 

Desde já obrigado

Olá Jocru! Para obteres essa concentração,1ml = 1ppm de Potassio por cada 100L, terás de diluir 200gr. de KCl em 1L (ou 100gr. em 1/2L). A quantidade a colocar depende de vários factores,entre os quais da quantidade de luz e da existência ou não de um sistema de CO2. Estes dois factores influenciam o modo, a rapidez/eficiência de como as plantas absorvem os nutrientes.

 

Eu o que faço em aquas bem plantados,com boa luz (claro que isto é relativo, só vendo caso a caso) e um sistema de CO2 começo a aplicar +- uns 3ml/dia por cada 100L de água, ajustando depois a dose se for necessário, também consoante o numero de plantas no aquário.

 

Depois seria bom fertilizares também com Micro nutrientes. Estes vêm todos juntos, tens de comprar mesmo numa loja de aquariofilia. Devem ter Magnésio, Ferro, Cobre, Boro, Molibdénio, Zinco,etc,etc. Vê a constituição. Tens váras marcas como Seachem, Tropica, Horizonte Aquatico, Azoo, etc.

 

Depois caso queiras podes fazer um reforço com um fertilizante só de Ferro.

 

Nitrogénio (para Nitrato) e Fósforo (para Fosfato) só deves fertilizar depois de saberes se o teu aqua necessita ou não e isso podes ver copm testes.Estes dois nutrientes são produzidos naturalmente pelo aqua,pelo que é necessário cautela ao fertilizar com eles, embora sejam necessários caso o aqua tenha estes valores a zero,o que acontece em aquas com poucos peixes, entre outras coisas.

 

Portanto Potassio, Micros(incluindo Magnésio), e um suplemento de Ferro. Depois Nitrogénio e Fósforo consoante os testes. O segredo é não exagerar nos fertilizantes,e o ideal é fertilizar diariamente,ou seja dividir a dose semanal por pequenas doses diarias.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o que eu tenho aqui é :

 

Fertelizante Potássio - Elaborado a partir de KCL

1ml = 1 ppm de Potássiio em 100 L

 

KCL em pó para dissolução - 1000 Gramas

 

Como é que aplico isto e o que é que falta adicionar para um fertilização correcta.

 

Desde já obrigado

 

 

Depois seria bom fertilizares também com Micro nutrientes. Estes vêm todos juntos, tens de comprar mesmo numa loja de aquariofilia. Devem ter Magnésio, Ferro, Cobre, Boro, Molibdénio, Zinco,etc,etc. Vê a constituição. Tens váras marcas como Seachem, Tropica, Horizonte Aquatico, Azoo, etc.

 

Boas Zogli

 

O produto que está em cima é fertilizante liquido da Horizonte aquático, e pelo que li quando o comprei (que agora não posso confirmar visto que o site deles está em baixo para férias) este fertilizante contém diversos componente (evem ter Magnésio, Ferro, Cobre, Boro, Molibdénio, Zinco, penso eu), é este portanto o produto para as Micros correcto?

 

Desde já agradeço a ajuda

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O set up do Aquário é esta:

 

aquario 120x50x60 270litros +-

filtro Eheim 2215 600 l/h

Filtro Eheim interno 500l/h

Bomba de Agua Sun sun de 900l/h

iluminação: 3 x 39 watts

CO2 caseiro

Akadama e areão do rio

 

Qual seria as quantidads indicadas, o aquário é de Discus, por isso tenho receio de estar a meter produto a mais.

Editado por Jocru
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O set up do Aquário é esta:

 

aquario 120x50x60 270litros +-

filtro Eheim 2215 600 l/h

Filtro Eheim interno 500l/h

Bomba de Agua Sun sun de 900l/h

iluminação: 3 x 39 watts

CO2 caseiro

Akadama e areão do rio

 

Qual seria as quantidads indicadas, o aquário é de Discus, por isso tenho receio de estar a meter produto a mais.

 

Parece que o pessoal foi todo de férias... resta esparar... :dry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqua 1

Parametros: NH3 -0

PH-6.8

Nitritos-0.1

e agora fertilizo ou não???

Aqua 2

Parametros: NH3 -0

PH-7.6

Nitritos-0.1

e agora fertilizo ou não???

Aqua 3

Parametros: NH3 -0

PH-7.4

Nitritos-0.8 ( :dry: ) e fiz TPA ontem

e agora fertilizo ou não???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O produto que está em cima é fertilizante liquido da Horizonte aquático, e pelo que li quando o comprei (que agora não posso confirmar visto que o site deles está em baixo para férias) este fertilizante contém diversos componente (evem ter Magnésio, Ferro, Cobre, Boro, Molibdénio, Zinco, penso eu), é este portanto o produto para as Micros correcto?

Sim,esse é o de Micros.

 

Quanto ao aqua, tens 270L e 117W,está ok para certas plantas, mas se tivesses mais uma lâmpada de 39W não perdias nada.

 

Quanto às quantidades,partindo do principio que tens o aqua bem plantado, o Potassio (solução do KCl) eu começava por colocar 8 a 10ml/dia.

 

O Ferro da Horizonte Aquático é bem concentrado, começa por colocar pouco e se for preciso aumenta. Tipo 6 gotas/dia.

 

Os Micros faz o que a embalagem te recomenda. E arranja testes para so Nitratoe e Fosfatos.

 

Partindo destes valores, depois tu é que fazes a tua fertilização, colcoando mais se for preciso.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,esse é o de Micros.

 

Quanto ao aqua, tens 270L e 117W,está ok para certas plantas, mas se tivesses mais uma lâmpada de 39W não perdias nada.

 

Quanto às quantidades,partindo do principio que tens o aqua bem plantado, o Potassio (solução do KCl) eu começava por colocar 8 a 10ml/dia.

 

O Ferro da Horizonte Aquático é bem concentrado, começa por colocar pouco e se for preciso aumenta. Tipo 6 gotas/dia.

 

Os Micros faz o que a embalagem te recomenda. E arranja testes para so Nitratoe e Fosfatos.

 

Partindo destes valores, depois tu é que fazes a tua fertilização, colcoando mais se for preciso.

 

Amigo Zogli

 

Acho que isto aos poucos está a ir lá, quanto á solução de potássio, pode-se diluir em água normal ou tem de ser em água destilada?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É, o ideal é com água destilada ou água mineral, mas conheço pessoal que faz com água da torneira.

 

A fertilização com Nitrato e Fosfato é a mais complicada. Basicamente estes dois nutrientes são produzidos naturalmente pelo aqua, e testes são necessários para ver os resultados, de modo a que não haja sobras, aproveitadas pelas algas.

 

Temos de ver quanto o aqua consome de cada um destes 2 nutrientes, para arranjar um esquema de fertilizações. Do estilo adicionar xppm de Nitrato ou Fosfato hoje, testar amanhã para ver quanto as plantas consumiram.

 

Com este resultado sabemos minimamente,claro que não é necessário testar diariamente,basta recorrer à matemática,contando sempre com as tpa's claro. Ao inicio é bom testes semanais, mas com o passar do tempo já conseguimos compreender os consumos do aquário recorrendo a um minimo de testes.

 

Só um à parte: 10 gotas são +- 1ml.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de ferias e parei as fertilizações. Agora que elas se estavama habituar a papinha biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin:laugh: . Recomeço destro de 15 dias. Mas no proximi domingo vou a casa tratar delas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais