Bomba para UV


Recommended Posts

Boas!!

 

Que bomba de circulação recomendam que utilize num UV de 9w e aqua de 240 L brutos??

 

cumpts....

 

 

Boas.

 

Primeiro tens que saber o tipo de efeito que queres que o UV faça no aquário, se apenas limpeza a algas e certas bactérias ou uma esterilização parcial (salvo erro é assim que se escreve). No manual da UV têm o a indicação dos litros/hora que o a bomba tem que fazer consoante o efeito que queres. Aí então pode-se fazer um melhor aconselhamento. Uma coisa posso-te adiantar, pelos conselhos que me deram e pelo que tenho lido, convém meter sempre à saída do filtro, principalmente se for um filtro biológico. No meu caso como os meus filtros eram muito potentes para o efeito que queria obter, decidi comprar uma bomba de fraca potencia apenas para dedicar ao UV.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Que bomba de circulação recomendam que utilize num UV de 9w e aqua de 240 L brutos??

 

cumpts....

 

 

pq n o colocas na mangueira de saida do filtro?

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No site da JBL tens, para 9W de UVCs entre 100 e 200 l/h para turvação e capacidade do aquário de 300 a 600 litros.

Para desinfecção parcial (bactérias), entre 50 e 100 l/h para 100 a 150 litros de capacidade de aquário.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente aconselho-te a comprares uma bomba baratusca com mais ou menos a capacidade qu precisas e dedicas exclusivamente ao UV.

Provavelmente só encontras no mínimo de 300l/h, mas depois podes fazer algumas artimanhas para teres o caudal desejado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu andei algum tempo a procura e, a baixo custo, encontei um SunSun de 300l/h (5€). Mas esta bomba tem que ficar submersa, por isso já sabes que é mais um equipamento dentro do aquário.... No meu caso não foi bem assim porque tenho um "filtro biológico" na calha do aquário (aquário SunSun) e pus lá a minha bomba, tal como o termostato. Como já disseram acima, tens por aí uma de 200l/h. Só tens é que ter em atenção é para que a bomba tenha entrada e saida, para fazer um "circuito fechado" com o UV, porque há aí umas bombas só com uma saida (apenas para circulação de água) e essas de nada te vão servir.

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como e que nao vao servir ?

nao percebi o que disseste "circuito fechado com uv ?entao a agua tem de sair pro aqua ,nunca e circuito fechado,sai da bomba entra no uv, sai do uv pro aqua

eu tenho o uv da jbl e tenho a bomba da eheim de 300 l/h dentro da biobox na saida, onde sai agua já filtrada, foi canalizada pleo tubo

para o uv, que a remete outra vez para o aqua no mesmo sitio onde saia antigamente so com biobox.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falei em circuito fechado era apenas para diferenciar das outras bombas que apenas servem para fazer circular a agua no aquário. Também por isso é que pus entre " "... Mas peço desculpa se me expressei mal.. Quanto ao filtro que tens continuo achar que é muito potente para aquilo que precisas, eu tive o meu ligado a um classic 2213 (440l/h) e tive mesmo que desistir porque não fazia efeito nenhum. Para teres mesmo um bom aproveitamento do UV é melhore comprares uma bomba fraquinho só para aquilo ou um filtro que consigas regular o caudal, o que em termos de €€ não deve ficar muito em conta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o uv igual ao teu, e andei tb a aconselhar-me,em varios sitios ,no forum e lojas e 300 l/h foi o que me disseram

pois sempre perde depois u pouco como tempo

E alias acho que nao vais encontrar bombas de 200, mas de 300

Editado por fjabrantes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tilapia,

 

Sabes em Lisboa onde posso arranjar uma bomba Hydor 200 e a que preço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma PICO de 200 l/h que me custou, salvo erro 10-12 €., Não é barata mas acredita que dura mais que a Duracell... :P . Já para não falar no seu tamanho diminuto que pouco ou nada se nota no aquário.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acredito que 200 l/h seja bom, mas eu quando comprei olha que andei a informar-me em lojas e forum e disseram-me na casa dos 300 e nao 200.

até porque com o tempo vai perdendo e acaba por ficar nos 200.

Se colocares um a de 200 acaba por em pouco tempo estar a debitar 150 ou menos.

E olha que tenha a bomba de 300 da eheim metoda na biobox a enviar por tubo para fora ao nivel da mesa do aqua mas na traseira e acho aquilo pouca força,

mesmo com a limpeza que dei hoje aos tubos e bomba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

HOje comprei uma no Chinês AIBO 260l/h por 5.95€, já a testei e funciona!

 

Amanha é que a vou ligar ao Exterilazor UV e ver o que dá, depois dou feedback-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha uns filtros internos com uv mas para aquas de baixa litragem.

depois com uv externos tens a sun sun de 1000 l/h

depois ha o uv externo que no meu caso tou a usa-lo na biobox,com bomba na saida de agua filtrada, para o uv externo.

Quanto ao tempo ha quem diga que nao faz mal estar todos os dias que so mata as bacterias que estao na agua.

Mas ja me aconselharam so um dia por semana, pois na realidade nao mata so as que estao na agua mas todas.

Por isso a melhor recomendaçao que tive foi a de ter 1 dia ligado por semana

Recomendaçao de loja experiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Há opiniões muito diversas em relação à utilização dos UV´s... No meu caso, tenho um AquaCristal da JBL de 5w, ligado 24h/24h e até agora não tenho notado qualquer problema. Desligo apenas quando estou a fazer algum tratamento e durante poucas horas após fertilizar a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.