Tanganyika 54 lts


Jorge Jesus

Recommended Posts

Bom dia,

 

estou a preparar um futuro tanganyika. Despois de apanhar a areia e a rocha e de testes com o layout, este foi o resultado final.

 

IMG_0490.JPG

 

Abraço

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Jorge

Apesar de podermos falar pessoalmente sobre este assunto, vou dizer a minha opnião sobre este teu aqua…

Gostei da simplicidade para mim está óptimo, mas vou referir uns coisas que acho que podes melhorar:

As rochas estão com a disposição correcta, mas deves as encostar no vidro traseiro, para dares mais espaço para a zona de conchas, que se escolherem os Lamprogus multifasciatus deves meter mais umas 10, se sempre escolherem os Lamprologus brevis ou os Lamprologus ocellatus essas 3 conchas chegam e sobram…

Esteticamente acho que podes meter mais uma rocha junto ao termóstato de forma a esconde-lo.

Em relação ao filtro…os filtros interiores desse tipo são péssimos para esse tipo de peixes, pois os conchiculas são peixes que se reproduzem facilmente mesmo em Nano-Tangas, e esses filtros são autênticos picadores de alevins…se o teu aqua for destapado o filtro ideal para esse aqua seria um filtro de cascata com uns 600 a 700lt/h, não te assustes, se vieres ao meu fishroom eu mostro-te um Aquaclear de 700lt/h a trabalhar num aqua idêntico a este e não faz corrente a mais…outra alternativa será um filtro “canister” de 250 a 400lt/h, tipo Eheim 2211, ou Prime 10…

 

Fauna: claro que dentro das limitações desse aqua o gosto pessoal é o mais importante, mas como já te disse os Lamprologus brevis apesar de poderes ter dois casais nesse aqua eles não se vão comportar como colónia e haverá sempre algumas disputas entre machos pelas conchas, (eles gostam de roubar as conchas dos outros…), quanto aos Lamprologus ocellatus, num aqua desses só dá mesmo para um casal…portanto para mim as espécies mais indicadas para esse aqua são as espécies coloniais, Lamprologus simillis ou os Lamprologus multifasciatus, e com estes podes ter uma colónia com uns 4 a 6 adultos e respectivas crias…( o Oliveira não tem L.simillis para venda, mas se quiseres eu posso arranjar disso…)

 

Agora falando do mais importante, os parâmetros da água:

pH – entre os 8.2 e os 9

GH- entre os 14 e os 18

KH- quanto mais alto mas estável fica o pH, deve estar acima dos 10 e se passar um pouco dos 20, não tem problema nenhum…

Temperatura- 24-27ºC (no Verão é difícil manter a temperatura abaixo dos 27ºC, mas devesse tentar que não passe dessa marca, por vários motivos…

Bem para já acho que é tudo, mas se vieres cá falamos sobre estas coisas com mais calma…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando as dicas do Bentes, tenho uma outra sugestão de filtragem. Um filtro de esponja alimentado a ar (ou com uma cabeça motorizada de baixo caudal) também faz o efeito. Eu mantenho uma colónia de multies e outra de ocellatus só com esta filtragem sem qualquer problema. Os multies reproduzem-se a bom ritmo, os occies não - porque o aqua é demasiado pequeno algo que vou alterar em breve aliado ao facto de serem F0 - mas estão de excelente saúde.

 

Presta atenção, como disse o Bentes, aos parâmetros da água... são fundamentais para a saúde dos peixes e o seu correcto desenvolvimento. De resto, mais conchas à frente e mais rochas atrás não são uma má ideia - em termos estéticos também - e prepara-te para umas quantas algas que irão inevitavelmente surgir, particularmente senão meteres flora de crescimento rápido.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Ricardo eu também uso os filtros de esponja nos Nano-Tangas de conchiculas, mas na minha opinião não são a filtragem a aconselhar a quem só agora se está a iniciar nos Tanganyika…penso que esse tipo de filtragem só deve ser usada por quem já domina muito bem a “afinação” dos parâmetros da água…e convém ter aquas maiores para servirem de apoio ou para socorrer os habitantes dos Nano caso necessário…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está um aquário simples, mas muito bem conseguido! Parabéns.

 

Continunado a parte das plantas, é inevitável o aparecimento de algas se não colocares plantas de crescimento rápido. Nesse aquário acho que ficaria muito bem umas vals.

 

Penso que falta ai um bocado de areia para eles escavarem e quando lhes apetecer esconderem conchas que não usem.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a minha escolha recaiu para uma colonia de Lamprologus multifasciatus, fiquei encantando com a crianção que o Sr. Oliveira tem lá na loja.

 

também vou colocar um fundo preto para melhorar o aspecto, ou de outra cor se alguem sugerir uma melhor.

 

 

José, em relação ao filtro, vou tentar arranjar um externo, passo lá pela loja hoje por volta das 18 e falamos sobre isso, se lá estiveres.

 

Cumprimentos

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a minha escolha recaiu para uma colonia de Lamprologus multifasciatus, fiquei encantando com a crianção que o Sr. Oliveira tem lá na loja.

 

também vou colocar um fundo preto para melhorar o aspecto, ou de outra cor se alguem sugerir uma melhor.

 

 

José, em relação ao filtro, vou tentar arranjar um externo, passo lá pela loja hoje por volta das 18 e falamos sobre isso, se lá estiveres.

 

Cumprimentos

JJ

 

De qualquer forma acho que não é má ideia colocares um pre-filtro de esponja na entrada do filtro externo... é sempre preferível prevenir! ::D:

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, eu não vou à loja do Oliveira hoje…

Os conchicula que estão lá com criação são os Lamprologus ocellatus, os Lamprologus multifasciatus são os outros que estão num aqua com 10 e o fundo com muitas conchas…se o fascínio foi os pequenotes contínuo a dizer que os Multis é melhor pois não vais ter de retirar os juvenis quando o machos os expulsar, nos multis eles são integrado na colónia e dentro das limitações de espaço ficam com os progenitores e passam a fazer parte da colónia…

Quanto ao Filtro exterior Canister, penso que não esteja lá nenhum de pequena potencia na loja do Oliveira, mas ele tem lá os Aquaclear de 700lh/h e de 400lh/h que também serve, mas só dá se o aqua não for tapado…

E para terminar o que o Ricardo disse do “pré-filtro” de esponja no sugador do filtro exterior é uma óptima dica…falha minha não ter referido isso pois eu também uso disso…

Quanto a falarmos sobre Tangas…seria preferível fazermos isso no meu fishroom…sempre podemos falar mais à-vontade…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o meu aqua é tapado, sendo assim qual é o modelo e marca que me aconselham?

o metodo é o mesmo ? 54 lts x 3 ciclos = 162 lts/hora?

 

Abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge nos Tanganyika a “formula” é mais do tipo água salgada a filtragem ideal ronda as 7 a 10 vezes a litragem do aqua…mas isso é sempre discutível e depende de muitos outros factores e isso também se aplica nos outros aquários isso são “formula” generalistas existem factores que podem diminuir e outros aumentar a necessidade de filtragem, mas isso daria para várias páginas de discussão…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais