tanganica 450 actualização


SCO

Recommended Posts

Boas Regal;

 

No meu primeiro surto de Bloat, atribui a uma alimentação muito rica em proteina, assim mudei a alimentação para vegetariana e só vegetariana.

 

Após ter discutido num outro forum este assunto, ainda não chegamos a nenhuma conclusão.

 

Possiveis causas: (no meu aquario)

 

- Alimentação - A alimentação foi escolhida cuidadosamente é variada e tem qualidade. - Daqui não é.

 

- Alimentação a mais - Não me parece, se bem que o aparecimento de tuberculatas no interior do filtro seja reflexo disso mesmo. Mas não deve ser daqui.

 

- Excesso de nitratos - O aquario tem uma filtragem excelente (1 x eheim 2080 biologica - 2 x eheim 2217 mecanica) com TPAs semanais. - Daqui não é.

 

- Convivencia dos Tropheus com outras especies no mesmo aquario. - Nesta situação existe muitos aquarifilistas que mantiveram ou ainda mantêm sem nunca terem problemas - Por aqui tb não.

 

- Nos Tpas directamente da torneira para o aqua - Aqui temos o exemplo do Diogo Lopes que faz da mesma maneira sem problemas alguns. - Tb não me parece que seja por aqui, até porque se notaria um envenenamento imediato (guelras "queimadas") e isso não acontece.

 

- Oscilação da temperatura durante os tpas - durante os tpas, tem uma oscilação de 2 graus (Diogo Lopes acha que pode ser por ai, o Cable-man acha que essa variação não é nada de especial) - Daqui não deve ser.

 

- Utilização de Buffer provoca instabilidade nos parametros da agua. - Ora aqui poderá residir o problema, tambem estou a chegar á conclusão que é melhor um ph mais baixo e estável, que constantes oscilações por mais pequenas que sejam. Se bem que o buffer faz de tampão, não deixando margem para grandes amplitudes no ph,(no meu caso está tampão nos 8 ) mas não tampona as durezas e ai poderá ser dificil de controlar. Principalmente para quem não tem paciencia para fazer testes regulares e os tpas são feitos a olho, assim como o doseamento do buffer.

 

Como solução deste ultimo ponto, estou a ponderar meter nos 2 filtros 2217, coral moido e deixar de introduzir quimicos no aquario para aumentar os parametros da agua.

 

Acho que nao me esqueci de nada, se me lembrar de mais alguma coisa, actualizo.

 

Na verdade, ainda não tenho certezas da causa.

 

Cumps

Orlando Marta

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De alguma coisa tem de ser... o Bloat não aparece sozinho!

 

Inclui a possibilidade de comida a mais.... pelo que sei os Tropheus demoram muito tempo a digerir a comida e se lhe deres a mais pode "entupir".

 

Ainda não consegui saber ao certo quanto tempo demoram desde que a comida entra até que sai!!!!! Mas pode vir daí algum problema..... o certo é que só estou a dar ração de manhã em quantidade controlada (por defeito e nunca por excesso) de forma a não sobrar nada e ainda pedirem mais. São 18 Tropheus em 140 litros acompanhados de 8 Telmos e 6 Caudoputactus (todos os peixes são novos).

Estão num aquário temporário porque ainda estou a montar o aquário para eles e posso adiantar que estão a crescer muito bem, sem qualquer sinal de stress, sem qualquer sinal de doença, a ganhar cor a cada dia que passa!

 

Posso também adiantar que tenho alguma corrente no aquário mas muito aquém do que necessitam e o sistema de filtragem não é o melhor.

 

Por isso aposto na questão da comida!!!!

 

Agradecia que postassem mais relatos para que possamos, em conjunto, eliminar algumas possibilidades!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas;

 

Finalmente tenho o aquario estável, o que aconteceu foi: Morreram dois tropheus sem eu dar conta, o motivo deve ter sido luta por territorios (pois eram duas colonias distintas adultas) stress, Bloat, alimentação, etc. Estes dois Tropheus ficaram debaixo de um amontoado de rochas inacessivel á vista e á rede. No meio de 30 ou 40 peixes é dificil controlar se vêm todos comer.

 

Ora estes dois peixes mortos aumentaram os nitratos para niveis venenosos, que só dei conta quando me morreram mais dois peixes sem serem Tropheus no mesmo dia. Um Cypri e um Juli. Antes já tinham morrido mais 3 Tropheus que atribui a causa ao bloat (mas não foi). Com isto fui fazer o que devia ter feito logo de inicio, testes aos nitratos.

 

Retirei o amontoado de rochas do lado esquerdo (cemitério) meti duas rochas grandes, fiz um TPA de 50% num dia e 50% dois dias depois. Assim conseguei meter o niveis de agua estáveis.

 

Conclusão:

 

Como os Tropheus são mais sensiveis morrem primeiro, o primeiro diagnostico que fazemos é pensar em bloat, que no meu caso foi um erro que me custou 7 peixes.

 

Ps: Nunca pensei em excesso de nitratos porque faço Tpas semanais.

 

Cumps

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais