NO3 a Zero


patilas

Recommended Posts

Mais uma vez sirvo-me do forum para tirar uma duvida tenho o s nitratos a Zero e o PO4 nos valores correctos(entre 05. 1 ppm) agora digam-se se estou certo ou corriga-me se estou errado tenho KNO3 da HA, é o que devo adicionar certo, agora as contas é que me complicam um pouco . O meu aqua e densamente plantado tem 280 litros sabendo que Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 2.5ppm de Nitrato (NO3) e 1.58ppm de Potássio (K). Para calcular para outras litragens multiplique por 100 e divida pela litragem do aquario. Ex: Para um aquario de 50l cada ml adiciona 2.5 *100/50=5ppm de Azoto e 1.58*100/50=3.16ppm de Potássio. vamos esquecr as contas do potassio, qual dev ser a dose adicionada ao aquario, desculpem a minha ignorância.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deves tentar manter os NO3 no teu aquário entre os 5 e os 20 ppm. Toma também atenção que a comida que dás aos teus peixes também contribui para os produtos azotados no teu aquário. Ou seja, mesmo tendo os NO3 a zero, as tuas plantas podem não apresentar carências de azoto pois obtêm-no a partir dos dejectos dos peixes.

 

Em todo o caso, esse fertilizante que falas, basta fazer umas contas simples, tal como as que apresentas no teu post:

 

1 ml aumenta 2,5 ppm em 100 litros. Para saber quantos ppm é que 1 ml aumenta no teu aquário basta dividir por 2.8 (280/100). Assim sendo, tens que 1 ml desse fertilizante, no teu aquário aumenta 0,89 ppm. Para fertilizares com 5 ppm de uma vez só, tens de adicionar 5,62 ml (5/0,89).

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, mesmo tendo os NO3 a zero, as tuas plantas podem não apresentar carências de azoto pois obtêm-no a partir dos dejectos dos peixes.

Esta afirmação que o Luis Fortunato fez é muito importante, pois por vezes,o facto de termos o NO3 a zero não significa que possamos ter uma carência deste nutriente, pode acontecer que as plantas simplesmente o assimilam todo antes de ele aparecer nos testes.

 

Outra coisa importante é a altura que começamos a adicionar Nitrato e Fosfato ao aquário. Num aqua recente, com menos de 3 meses, é preciso ter cuidado com a adição destes dois nutrientes. Em combinação com outros factores, como luz a mais ou a menos, falta de CO2, poucas plantas e muitos peixes,etc, um aumento repentino de NO3 e PO4 pode desencadear algas indesejadas.

 

Outra coisa: por teres de adicionar Nitrato,não necessitas sempre de adicionar Fosfato também. Se o teu aqua mantém o Fosfato sempre a um nivel ideal, é porque não é preciso adicionar,entretanto vai fazendo testes semanais de modo a compreenderes as necessidades do teu aqua.Eu sou apologista de apenas adicionar o que o aqua precisa.Tenho um aqua onde o Fosfato está sempre a 1ppm,mas o Nitrato anda sempre baixo.Resultado fertilizo dia sim,dia não com Nitrato e com Fosfato apenas um dia da semana.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais