Um probolemazinho...


Recommended Posts

Boas pessoal.

 

eu tenhoi ujm aqua de 17L só com reds.

o setup do áqua é o seguinte:

filtro - mini elite

termo - 50W a 25ºC

iliminação - 26W

pH - 8.0(já tentei turfa e tudo mais e nunca báixa, não percebo porquê)

uma parede de musgo de java, uns fetos de java e outras plantas...

 

é o seguinte, os meus reds(principalmente os machos) já algum tempo começasm a aparecer com a parte interior do abdomen esbranquiçada, mas parecem saudaveis(aparentemente).

passado um tempo de terem ficado com esse probolema morrem, mesmo á toa.

já tenho penssado na qualidade da água, mas visto os próprios reds serem um indicio da quaçidade da água, uma espécie de teste vivo, pois segundo li aqui no forum, se a fémea estiver bem vermelha é porque a água está boa.

sendo assim o que é que se passa?

existe alguma doênça nos reds.

 

NOTA: quando 1 morre eu nunca o tiro para que os outros o comam, é errada esta prática? è potencial propagadora de uma possivel doênça?

 

preciso mesmo de ajuda pessoal.

 

é verdade, têm me nascido reds recentemente, pela lógica um red só procria se tiver boas condições certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poderá eventualmente ser uma doença a causa... mas não te posso garantir...

a unica coisa que te posso garantir é que a maioria das doenças dos camarões se propagam através do canibalismo...

por isso atenção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ventre branco nunca é saudável.

 

E em relação aos red cherrys (Fêmeas) estarem bem vermelhonas ser sinal de óptima água, penso que seja mais mito que outra coisa, pois os red cherrys aguentam bem uma grande variedade de parâmetros e em quase todos eles, as fêmeas ficam vermelhonas.

 

 

Por acaso reparaste se na altura dos camarões ficarem com o ventre branco se começam a ficar mais quietos e nem ligam à comida?

 

Se for isso ou é doença, como disse o Claudio Cabral ou é envenenamento por cloro/cloromina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ventre branco nunca é saudável.

 

E em relação aos red cherrys (Fêmeas) estarem bem vermelhonas ser sinal de óptima água, penso que seja mais mito que outra coisa, pois os red cherrys aguentam bem uma grande variedade de parâmetros e em quase todos eles, as fêmeas ficam vermelhonas.

 

 

Por acaso reparaste se na altura dos camarões ficarem com o ventre branco se começam a ficar mais quietos e nem ligam à comida?

 

Se for isso ou é doença, como disse o Claudio Cabral ou é envenenamento por cloro/cloromina.

 

obrigado pelas ajudas.

sim ficam ligeiramente mais quietos.

envenenamento por cloro é impossivel pois uso água do furo para as TPA's...

ok, vou ver se apanho logo que possivel os reds quando morrem.

 

aceito mais propostas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas ajudas.

sim ficam ligeiramente mais quietos.

envenenamento por cloro é impossivel pois uso água do furo para as TPA's...

ok, vou ver se apanho logo que possivel os reds quando morrem.

 

aceito mais propostas...

 

E a água do furo é própria para consumo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a água do furo é própria para consumo?

 

sim cláro.

tipo a minha água não é da rede publica, é mesmo do furo.

 

isto aqui são zonas cálcarias, por isso é que a água vem com ph tão alto.

 

mas neste aqua ás vezes meto água da garrafa.

Editado por Baixinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

eu não entendo mto de camaroes e de aquarios em geral sou um mero aprendiz,

mas pelo que já li os camarões preferem águas mais acidas 6,5/6,7 se bem q mantive alguns a pH altos de 7,6 durante bastante tempo (e ainda estão vivos)

 

 

logo por ai pode ser uma fonte do teu problema, pode não matar mas não os deixa em tão boas condições de se defendere de qq problema!

 

 

ao estares a usar água do furo não tratada, podes tb estar a incluir qq tipo de micro-organismo no teu aquario!

 

é o grande perigo de águas de furos!

 

aconselho-te vivamente a usares água de garrafão! qdo fores ao supermercado ve o rotulo do garrafão e mtas águas têm pH de 6,4 ou 6,7 o q seria melhor! aconselho-te tb a não mudares a água toda de uma só vez por vários motivos, destroires a colonia de bactérias e por fazeres o pH decrescer tão rápidamente tb não deve ajudar aos RC

 

just my 2ct

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não entendo mto de camaroes e de aquarios em geral sou um mero aprendiz,

mas pelo que já li os camarões preferem águas mais acidas 6,5/6,7 se bem q mantive alguns a pH altos de 7,6 durante bastante tempo (e ainda estão vivos)

 

 

logo por ai pode ser uma fonte do teu problema, pode não matar mas não os deixa em tão boas condições de se defendere de qq problema!

 

 

ao estares a usar água do furo não tratada, podes tb estar a incluir qq tipo de micro-organismo no teu aquario!

 

é o grande perigo de águas de furos!

 

aconselho-te vivamente a usares água de garrafão! qdo fores ao supermercado ve o rotulo do garrafão e mtas águas têm pH de 6,4 ou 6,7 o q seria melhor! aconselho-te tb a não mudares a água toda de uma só vez por vários motivos, destroires a colonia de bactérias e por fazeres o pH decrescer tão rápidamente tb não deve ajudar aos RC

 

just my 2ct

 

abraço

 

 

eu nunca mudaria a água toda de uma vez, seria um choque brutal para os camarões.

 

 

eis o que eu fiz, e pensso que já tá o probolema quase resolvido.

tirei tudo o que fosse camarões possivelmente infectados com o abdomen branco e meti noutro aqua, desde então não tenho registado mais baixas.

vamos a ver no que isto dá.

depois dou novidades.

 

obrigado a todos pelos conselhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais