Apteronotus Albifrons


DarkRequiem

Recommended Posts

Pessoal,

Estou com um pequeno problema.

 

Ontem comprei um Apteronotus Albifrons pequeno. O dono da loja disse-me que é um peixe que não cresce muito, timido e pacifico.

Hoje, ao pesquisar o fórum e a net deparei-me com informação que me assustou.

 

Então o tipo pode atingir até 30cm, comer o que lhe couber na boca e possivelmente será peixe de cardume, para além de ser nocturno, adorar uma boa caçada nocturna e dar choques aos outros desgraçados?

 

Coloquei-o num aquário de 200l, com várias tocas (apenas duas serão suficientemente grandes para ele mas já estão previstas para gatos) e algumas plantas. O áqua, quando estiver tudo ok, deverá ter 1 Synodontis, 1 Pseudomistus Siamensis, 2 Labeos (1 Frenatus Albino e 1 Bicolor), 1 Betta Splendens macho com respectiva coorte de fêmeas (3 a 4), alguns Escalares (1 a 3), 2 Ancistrus, alguns (possivelmente 6) Gouramis (3 dos amarelos e 3 pérola) e possivelmente 2 Borboletas Africanas.

 

Será que devo devolver o faca? O tipo não me vai arrasar o áqua? :(

 

É bonito mas sinceramente prefiro tirá-lo e seguir o que estava planeado a mantê-lo e vir a ter uma carnificina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando crescer fica agressivo e predador em ralação aos peixes pequenos.

Mas nesse aquario penso que apenas os bettas estão a mais.

Os peixes que manténs võa alimentar-se deles. Digo eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmmmmm... A outra hipótese é deixar os Bettas no aquário comunitário, com os guppies, as colisas, os dânios e os neons. Tenho algum receio que ataquem os guppies.

 

qual é o tamanho do aquário? de for grande os bettas não lhe fazem mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

200l. Tem pouco mais de 190l úteis.

 

Sensivelmente 170X40X50, se não estou errado. Podes vê-lo aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=100159

Mas pelo que percebio, o David Lucas queria dizer que os outros é que se alimentarão dos bettas... Percebi mal?

Editado por DarkRequiem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Synodontis até que se porta bem e não demonstra comportamento agressivo para com nenhum dos outros peixes. Já o tenho há bastante tempo.

O Albifrons é que não sei. Dos outros, Ancistrus e Gouramis inclusivé?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Pessoal,

Estou com um pequeno problema.

 

Ontem comprei um Apteronotus Albifrons pequeno. O dono da loja disse-me que é um peixe que não cresce muito, timido e pacifico.

Hoje, ao pesquisar o fórum e a net deparei-me com informação que me assustou.

 

Então o tipo pode atingir até 30cm, comer o que lhe couber na boca e possivelmente será peixe de cardume, para além de ser nocturno, adorar uma boa caçada nocturna e dar choques aos outros desgraçados?

 

Coloquei-o num aquário de 200l, com várias tocas (apenas duas serão suficientemente grandes para ele mas já estão previstas para gatos) e algumas plantas. O áqua, quando estiver tudo ok, deverá ter 1 Synodontis, 1 Pseudomistus Siamensis, 2 Labeos (1 Frenatus Albino e 1 Bicolor), 1 Betta Splendens macho com respectiva coorte de fêmeas (3 a 4), alguns Escalares (1 a 3), 2 Ancistrus, alguns (possivelmente 6) Gouramis (3 dos amarelos e 3 pérola) e possivelmente 2 Borboletas Africanas.

 

Será que devo devolver o faca? O tipo não me vai arrasar o áqua? :laugh:

 

É bonito mas sinceramente prefiro tirá-lo e seguir o que estava planeado a mantê-lo e vir a ter uma carnificina.

 

 

Posso apenas falar pelo Apteronotus albifrons, pois também tenho um! É um peixe estremamente calmo, apenas quando escolhe um espaço para si no aquário (espécie de toca) afasta os outros peixes de lá, o meu pelo menos nunca magoou nenhum peixe ao afastá-los! Quanto ao tamanho, ele pode atingir mais de 40 cm, mas também depende das fontes, existem algumas contradições relativamente ás suas dimensões! Quanto a compatibilidades com outros peixes, não aconselho ter peixes de tamanhos semelhantes a gupys ou neons, pois correm o risco de ser comidos! Com os bettas não haverá qualquer problema, pelo menos o meu na altura em que eu tinha lá os bettas, nunca lhes fez mal! Espero ter sido util, boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva!

Eu tenho um Apteronotus Albifrons com cerca de 30 cm e tal como foi referido anteriormente, ele escolhe um sitio para estar durante o tempo que a luz está ligada e tenta defendo-lo a todo o custo.

Eu tenho 3 botias com cerca de 10 cm que ainda não aprenderam e vão constantemente meter-se nos dominios do Apteronotus Albifrons e depois levam mas nada de especial pois nunca ficaram feridas nem nada parecido.

Infelizmente come que nem um alarvo visto que o tenho com uns discus e a papa caseira é um manjar dos Deuses para o Apteronotus Albifrons, por isso ele tem o tamanho que tem.

É um peixe muito calmo e quase nem se vê mas cuidado com os peixes mais pequenos, pois um dia arranjei um cardume de neons e eles foram desaparecendo dia após dia confirmando o que eu já pensava...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais