O que mudavam aqui?


biohazard.pt

Recommended Posts

Viva

 

tenho um aqua de 240L com este layout

 

layout.jpg

 

gostaria de saber que plantas ei-de colocar para ficar com o aquario menos verde...

 

já agora com plantas altas e baixas também :D

 

e so mais uma.. onde se arranjam plantas rasteira para formarem genero tapere? (nomes cientificos valem :oops: )

 

Obrigado

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Passa o teu setup se faz favor. Algumas plantas dependem, da iluminação, nutrientes e da injecção de Co2. Antes de referirmos qualquer tipo de planta temos de saber as caracteristicas do teu aquário

 

Abraços

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

100W para 240 litros não é que seja muito, é mais ou menos. Talvez consigas manter, de plantas vermelhas, as Hygrophylas Polyspermas "rosanervig"... Para fazeres um tapete, só estou mesmo a ver Vesicularia Dubyana ou Riccia Flutains, ambas têm de ser muito bem aplicadas e trabalhadas para no final ficar em condições. Já vi bastantes fotos de aquários com Riccia Flutains a fazer de tapete e era 5 estrelas. Mas requer muito trabalho/empenho.

 

Também tens Glossostigma Elatinoides, Echinodorus Tenellus...mas para a iluminação que tens, eu (na minha opinião) não arriscaria.

 

Fica bem!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequena correcção ao comentário do colega minidiogo, que de resto está perfeito, o nome científico para o musgo de java é Vesicularia dubyana, um pormenor de pequena importância mas que ajuda a quem pretender pesquisar. :wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, sem querer "bater no ceguinho" a Hygrophyla Polysperma "rosanervig" não é vermelha, é verde com nervuras brancas... bem bonita por sinal. 8)

Posso aconselhar-te a trocar duas dessas lâmpadas de 6400ºK por duas com forte pico nos vermelhos? tipo umas 4000ºK ou parecido.

É mais vantajoso para as plantas ter fluorescentes variadas e há pigmentos fotossintéticos que só absorvem o vermelho. Como ninguém sabe exactamente quanto de cada pigmento tem cada espécie costuma ser boa ideia ir pela média e fornecê-los todos, até melhora a aparência visual do aquário também.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ando a ver se compro uma calha da Arcadia para trocar de lampadas para ter melhor iluminação...

 

ja vi as calhas de 3 lampadas com 120cm a 180€ +-

 

mas vi outras de outra marca (que desconheço) com 4 lampadas

jebo-mw2.jpg

 

serão jebo??

 

conpensa em relação à calha da arcadia?

 

Obrigado

 

PS: O aquario foi mudificado graças à minha mãe que quis mais plantas 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São LifeTech provávelmente (que é Jebo), trazem 4 compactas, todas de uns bons 10000ºK, mais uma vez mantenho o conselho de mudar algumas das lâmpadas para cores diferentes - o ideal é ter todas diferentes, com apenas uma das originais.

Eu tive duas dessas calhas por cima de um aqua de 1,20m 396l e não me convenceram, talvês dada a profundidade elevada do tanque e a monotonia de espectros. Mas se estiveres disposto a trocar algumas das lâmpadas, creio que um para começar e outro mais adiante são uma solução plausivel.

BTW, arranjo melhor preço do que isso se quiseres.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, sem querer "bater no ceguinho" a Hygrophyla Polysperma "rosanervig" não é vermelha, é verde com nervuras brancas... bem bonita por sinal. :?

 

Epá acho que estás equivocado, Pedro, os nosso compadres gringos chamam-lhe “sunset” pelo tom laranja que ganham.

 

Pic_388_25.jpg

Ela aqui dá para ter uma ideia, verde é só as folhas que estão à sombra.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exato, a polysperma ´rosanevirg´ou sunset tem um tom meio rosa e so adquire essa coloracao com luz forte. Quanto ao crescimento, nao difere muito da polysperma.

Creio eu que a maioria das plantas vermelhas(ou rosas, laranjas, roxas)so adquirirao tal coloracao com uma luz forte. Eu tinha aqui uma proserpinaca palustris, limnophila aromatica e ludwigia pantanal que estavam verdes verdes, ja estava desolado...foi so aumentar um pouco a luz que elas adquiriram suas cores, vermelha roxa e vermelha respectivamente!

Alguns atribuem esse fator a emissao de raios UV, a coloracao vermelha eh uma especie de "bronzeamento" da planta, existem diversas outras teorias, ng consegue dizer qual esta certa ou errada. Na pratica, se conseguir uma iluminacao de uns 0,9w/l de lampadas brancas e rosas(Luz do dia comum e arcadia original, por exemplo)com certeza tera plantas bastante vermelhas e com um excelente crescimento!

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh, bolas, por essa ordem de ideia também chamavamos vermelhas às Myriophyllum, às Tenellus, às Glossos, e até a algumas Vallinserias.

Planta vermelha não é isso, isso é uma planta verde, que com luz muito intensa adquire coloração vermelha, como as que acabo de referir, plantas vermelhas são R. macrandra, L. arcuata, A. rosaefolia, etc.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao, MrPCB, creio eu que nao...a proserpinaca palustris ela eh realmente vermelha(menos na sua forma emersa)...a limnophila aromatica tem um tom arroxeado, algo precido como a ludwigia glandulosa.

O que eu estou dizendo eh que nem mesmo as vermelhas, como essas, sem uma boa luz, ficam com tom avermelhado...

diferentemente da tenellus, valisneria, etc que nem com o sol em cima ficam vermelhas..:)

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que há malta aqui que te vai jurar que já teve E. tenellus e V. americana vermelhas :)

Continuo a discordar que a H. polysperma 'Rosanervig' seja aquilo a que se chamamplantas vermelhas, é apenas mais uma das muitas (quase todas) que com fortíssima iluminação tomam algum tom avermelhado, rara é a planta aquática que com fortíssima iluminação não tende para algum vermelho, mas não é esse o critério usado para definir "Plantas Vermelhas".

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que granda discussao que para aki vai :)

 

bem o aquario ja mudei!! :)

 

ja meti CO2 e mais plantas (ja chega!!!)

 

5ª feira que vem tenho uma calha da jebo com 4x36w de 10000k :)

 

quando tiver a makina posto mais fotos :)

 

Desde já agradeço a todos os comentarios que me ajudaram em algumas duvidas que tinha :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4x36w de 10000k

Vais ficar com o aquário todo azul, essa luz não é branca e é incompleta para a fotossíntese. Depois verás com os teus próprios olhos, 10000ºK é usado para reefs para plantados não tem interesse a não ser como complemento.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4x36w de 10000k

Vais ficar com o aquário todo azul, essa luz não é branca e é incompleta para a fotossíntese. Depois verás com os teus próprios olhos, 10000ºK é usado para reefs para plantados não tem interesse a não ser como complemento.

 

Pedro

 

mas eu tenciono trocar pelo menos para uma flora (depende da disposiçao das lampadas)... só que as que vem com a calha são essas :)

 

ahh já vi a calha acessa e a luz pareçeu-me bem branca! e não azul comparando com umas lampadas de 12000K (axo) q vi ao lado...

e as de 6400K e 8000K eram mais "escuras"

 

mas não percebo uma coisa...

 

afinal qual é a cor da luz solar? que eu saiba a cor da luz solar é igual para todos, certo :):?::?::?::?::?:

 

ou entao estou a mandar granda bikeirada, e se sim explikem!!! :):):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz solar varia conforme a latitude e a estação do ano, mas costuma oscilar entre os 4000ºK e os 6000ºK mais coisa menos coisa.

No entanto num plantado tu pagas pela luz, por isso as lâmpadas para crescimento de plantas em vez de procurarem imitar a luz solar focam-se em imitar o espectro fotossintético médio das plantas, conseguindo assim mais fotossíntese por watt de energia gasto.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol nem me lembrei das latitudes e estações de ano!! :):):)

 

No entanto num plantado tu pagas pela luz, por isso as lâmpadas para crescimento de plantas em vez de procurarem imitar a luz solar focam-se em imitar o espectro fotossintético médio das plantas

 

e ha destas lampadas com esses espectros?

 

Obrigado

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço fluorescentes compactas específicas para o espectro PAR (fotossintético), no entanto uma aproximação rudimentar é considerar a fotossíntese especialmente sensível aos azuis e aos vermelhos. E há lâmpadas avermelhadas pelo menos eu arranjo com facilidade, quanto às azuis já tens.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu quando indiquei a Hygrophila Polysperma "rosanervig" como uma planta vermelha, é porque ela com uma iluminação intensa fica com essa tonalidade.

 

Nas plantas, a forma de crescimento, a cor...etc etc dependem da iluminação (Entre outros factores, mas como estamos a falar da iluminação referi somente esta). Ou seja, voltando á Hygrophila Polysperma "rosanervig", se esta não tiver uma iluminação intensa irá ficar como uma Hygrophila Polysperma. Verdinha! :)

 

Abraços!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá não concordo nada contigo Pedro, muitas das plantas vermelhas quando emersas são bem verdes, vê o exemplo da Rotala rotundifolia que a folha é da cor da t-shirt do sporting :roll: e fica bem vermelha. As ludwigias todas as que tive vieram verdes e todas ficaram vermelhas, inclusive a arcuata que a tive bem vermelha, metia na estufa e voltou a ficar verde.

 

Bem é verdade que já tive e ainda tenho Valisnérias vermelhas e Tennelus, e já vi Glossostigam vermelha, mas isso nada tem a ver com a luz mas sim com uma carência num nutriente.

 

Realmente também não percebo pois algumas plantas que vem em catalogo estão com as cores emersas enquanto outras encontram-se com as cores adaptadas às condições no aquário. Por exemplo Cotalogo da tropica a Ludwigia repens (forma emersa) Rotala rotundifolia (forma emersa).

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que na tropica aquela rotala rotundifolia eh a rotala rotundifolia var. green nao? Aqui eu tenho as 2...uma BEM vermelha, que ah a rotundifolia normal, e outra verde(igualzinha)que ah a rotundifolia var. green.

Em tempos, que falta de nutriente eh esse que faz as plantas ficarem vermelhas? Pode ser alguma pesquisa interessante de ser feita!

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais