Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite.

Já faz algum tempo que tenho estas dúvidas:

Qual é a finalidade de um medidor de condutância? Que utilidade tem para o pessoal da aquariofilia? Existe alguma relação entre a condutância e os parâmetros PH, KH e GH?

Eu tenho conhecimento, capacidade e material para construir um equipamento deste tipo mas não sei se valerá a pena fazê-lo.

Aguardo pelas vossas opiniões.

Cumprimentos,

José Santos

Editado por jcas
Publicado: (editado)
Qual é a finalidade de um medidor de continuidade? Que utilidade tem para o pessoal da aquariofilia? Existe alguma relação entre a continuidade e os parâmetros PH, KH e GH?

Na minha opiniao deves querer dizer condutividade. Ou seja o grau de facilidade ou resistencia de passagem da corrente electrica.

Tem a ver com a quantidade de sais dissolvidos, portanto principalmente com o gH.

Editado por Jerboa
Publicado:
Na minha opiniao deves querer dizer condutividade. Ou seja o grau de facilidade ou resistencia de passagem da corrente electrica.

Tem a ver com a quantidade de sais dissolvidos, portanto principalmente com o gH.

Tens razão. O que eu queria dizer é condutância. Vou alterar o tópico para o tornar mais legível.

Eu entendo perfeitamente o fenómeno da condutância.

A condutividade de um determinado material é o inverso da sua resitiviade assim como a condutância é o inverso da resistência. Logo, a condutância pode medir-se de forma igual à resistência. Este é o principio usado para construir o dito aparelho.

O que eu quero mesmo saber é a relação entre esta grandeza e as outras que referi e até que ponto isto é útil para nós.

Publicado:
Tens razão. O que eu queria dizer é condutância. Vou alterar o tópico para o tornar mais legível.

Eu entendo perfeitamente o fenómeno da condutância.

A condutividade de um determinado material é o inverso da sua resitiviade assim como a condutância é o inverso da resistência. Logo, a condutância pode medir-se de forma igual à resistência. Este é o principio usado para construir o dito aparelho.

O que eu quero mesmo saber é a relação entre esta grandeza e as outras que referi e até que ponto isto é útil para nós.

Ha agora esta bem!

Nalgumas paginas mais especializadas a condutancia e referida, nomeadamente se bem me lembro o pessoal dos Killies ocasionalmente fala da condutividade electrica das aguas de origem de certas especies. Penso que tambem ja li algo sobre agua salgada, onde e mais importante determinar com precisao a quantidade de sais.

Ja se sabe que com menor dureza ha menor condutancia, pelo que em media aguas acidas seriam mais resistentes. Mas penso que para agua doce saber o gH (e o kH para quem quizer mexer no pH) sera suficiente.

Publicado: (editado)

Viva.

A única referência que vi à condutância foi num post sobre Discus e ovos de Discus.

Peço imensa desculpa mas acho que não foste suficientemente claro na resposta anterior. Fiquei um pouco baralhado com essa mistura de conceitos.

Simplificando, menor dureza implica menor condutividade? Se assim for a única coisa que ganhava com o equipamento era uma monitorização permanente do GH? E relativamente ao PH existe uma relação possível? É viável prever uma oscilação de PH através de uma variação na condutância?

E relativamente ao "lixo" que polui os nossos aquários é possivel monitorizar? Porque quando há mais "lixo" na água há mais minerais e consequentemente maior condutância. Certo?

Cumprimentos,

José Santos

Editado por jcas
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!