jkukoc

Membro
  • Tópicos

    45
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por jkukoc

  1. Aqui vai uma descrição mais pormenorizada do aqua: Aqua: 120x50x50 Temp: 29º Fauna: Discus, cardinais, lamp eyes, caridinas, red cherries, camarões madeira, bótias e corrys. Flora: vários tipos de anúbias, Pogostemon helfery, Cladophora aegagropila, Crinum calamistratum, Crinum thaianum, Limnophila sessiliflora, Ceratophyllum demersum, Cryptocoryne wendtii, Blyxa japonica Este sistema de Co2 por electrólise tem um manípulo que regula a intensidade, que vai de 1 a 10. Tinham-me dito que para o aquário podia pôr no máximo, mas para me precaver pus a 5. Mesmo assim, deve ter feito alguma coisa que um dos discus comecou a ficar virado com a cabeça para baixo, esconder-se e com sinais de escurecimento. Pus aquilo no minimo, fiz TPA's e ele pareceu ficar melhor. Decidi então subir aquilo lentamente e passei para 1,5 ontem. Hoje de manhã ele estava novamente de cabeça para baixo, respiração ofegante e escurecido! Será que aquilo tem que ficar no minimo? Ou o meu aquário não precisa de Co2??? Hoje tive mesmo que desligar o Co2, fiz outra TPA e agora estou à espera de desenvolvimentos. Ontem ainda fui de "emergência" comprar um teste de Co2 permanente. O que comprei foi o da JBL. Segundo os testes, está nos seguintes padrões: Co2 Green OK (é por cores e não valores certos), PH 6.9, KH 8-12. O que acham? O esquisito disto é que ele é que se está a ressentir mais. Hoje estava outro parecido, mas só o azul diamante é que estava mais esquisito. E mesmo sendo um alarve a comer, hoje virou a cara ao granulado de manhã, à tarde e à noite. Experimentei pôr um pouco de papa e ele lá comeu mas muito pouco comparado ao que costuma comer...
  2. jkukoc

    algas tipo cabelos

    Bem, até vou colar aqui uma resposta que acabei de dar...: Olá. Sem foto não sei bem se é isso, mas tive uma coisa semelhante no meu. O que resultou comigo foi parar com o fertilizante durantes umas 2 semanas, diminui de 10h para 8 horas durante 2 semanas, adicionei potássio e os SAE's e caridinas fizeram o resto. E tpas também (palavra corrigida). Comigo desapareceram em 2 semanas. Mas põe uma foto, porque filamentosas podem ser de vários tipos.
  3. jkukoc

    ahhhhhhhhhhhhhh

    Olá. Sem foto não sei bem se é isso, mas tive uma coisa semelhante no meu. O que resultou comigo foi parar com o fertilizante durantes umas 2 semanas, diminui de 10h para 8 horas durante 2 semanas, adicionei potássio e os SAE's e caridinas fizeram o resto. E tpas tb. Comigo desapareceram em 2 semanas. Mas põe uma foto, porque filamentosas podem ser de vários tipos.
  4. O Ph está nos 6.8/6.9 quer o do aquário, quer o das TPA's que eu troco sempre com água repousada durante uma semana e com turfa. O kh é que não sei... ontem comprei o teste mas ainda não o fiz...
  5. Não são assim muitas e maior parte são de crescimento lento. Eu sei que devo ter exagerado no Co2 tanto que no dia depois e depois também de ter feito outra TPA, ele já estava desperto e a comer normalmente. Agora fui comprar um teste permanente de Co2, coloquei lá e pus a máquina a funcionar no 1,5 numa escala de 0 a 10. Vou então aumentando muito, mas mesmo muito pouco até ver os resultados... As plantas são importantes, mas entre as plantas e os discus prefiro ver os discus bem dispostos e sem problemas
  6. Obrigado Carlos. Eu ontem fiz a tpa antes de pôr o Co2, mas mesmo assim voltei a fazer agora outra. O Co2 já o tinha desligado no início da tarde. Eles na loja disseram que podia pôr no máximo e realmente na caixa diz o mesmo, eu é que pus a meio para não correr riscos. Se calhar é azelhice minha até porque é a primeira vez que uso Co2, mas faz sentido que seja disso até porque foi a única coisa que mudei ontem, além da TPA. E a TPA faço com água com turfa que reservo durante 1 semana. Acabei agora a TPA e ele continua de cabeça para baixo, respiração ofegante, escondido e um pouco escurecido, mas agora é esperar né? Se souberem de mais alguma coisa digam ok?
  7. Olá a todos. Aqua: 120x50x50 Temp: 29º Fauna: Discus, cardinais, lamp eyes, caridinas, red cherries, camarões madeira, bótias Tenho aqui no aqua um discu com problemas... grandes novidades...! À cerca de 5 meses quando fiquei com este aquário tive grandes problemas com escurecimento, algodão no corpo e duas mortes, visto que não tinha água ciclada e não sabia que ia ter discus, foram trazidos à "força". Depois de muita, mas muita dedicação e medicamentos, dos 7 salvaram-se 5. Esperei então 3 meses até pôr um discu novo. Até ter a certeza que estava tudo bem. Ontem fui comprar um sistema de Co2 por electrólise e liguei. Na Loja fui informado que poderia pôr no nível máximo, no entanto por precaução liguei-o apenas a metade. Achei no entanto que aquilo continuava a fazer muito Co2 e pus a 1/4 da potência. Fui agora dar comida a esse aquário e tenho um discu, que foi o último a entrar, à cerca de 2 meses, um azul diamante, que está ligeiramente escurecido, aparenta ter na zona do estomago uma zona côncava e está agora na parte de trás a respirar de um modo ofegante e de cabeça quase para baixo. Será do Co2? foi a última coisa que fiz agora aquilo está no minimo dos minimos, pus os chuveiros mais virados para cima para mexer mais a água e por precaução, dei comida com alho e flagyl... alguém tem alguma ideia?
  8. jkukoc

    DISCUS...DUVIDA

    Bem, vou correr o risco de responder, mas à partida não é nada. É normal aparecerem pontos muito pequenos nas barbatanas, nem que seja pelas bicadas que eles se dão de vez em quando. No entanto vai averiguando e se reparares que se alastram pelo corpo... Pelo menos é o que eu reparo nos meus.
  9. jkukoc

    Epiplatys annulatus

    Eu ia pôr este tópico na procura MAS depois achei que era melhor vir aqui primeiro.... tenho um aqua de 120x50x50 com discus, cardinais, lamp eyes, bótias, corrys, caridinas japónicas, red cherrys, camarões madeira e bumble bee. Agora andei a pesquisar e descobri os Pseudoepiplatys annulatus e pensei que talvez fosse porreiro entrar no aqua com os outros... É fácil encontrá-los? ficam bem nesse aquário ou num outro de 1 metro com colisas, trichocasters e bettas? Se ficarem bem num desses aquários, gostava de saber onde os posso comprar ou se alguém tem desses peixes para me vender.
  10. jkukoc

    Algas Negras

    São os siamese algae eaters. também já fiz essa pergunta outrora....
  11. jkukoc

    Algas Negras

    E não é que eu tenho o mesmo??!?! Pelo que encontrei por aqui e a ajuda preciosa de alguns membros do forum, fui comprar Kent Botanica Potassium, que pelos vistos é uma deficiência de potássio e comprei também dois SAE's (contra a minha vontade, mas enfim...). A verdade é que ao fim de 2 semanas a pôr o potássio, os filamentos já se soltam. Quanto aos SAE's, eles até comiam aquilo, não fossem eles atacar a comidinha xpto que dou aos discus!Estou na fase em que espero que aquilo se solte antes de começar a cortar folhas. Boa sorte para o teu
  12. jkukoc

    Co2 x Oxigénio...

    Outra questão... é que em vez do sistema que coloquei em cima, também estou a ponderar ter 2 sistemas da Nutrifin (Plant-Gro CO2 Natural System). É melhor, é pior?...
  13. jkukoc

    Co2 x Oxigénio...

    Olá a todos. Depois dos aquários de pedra, voltei-me agora para os de plantinhas... Claro está que tenho dúvidas a rodos. Já tenho um aqua de 1,20x50x60 com discus, bótias, caridinas, red cherrys, cardinais, lamp eyes e para a semana (estão de quarentena) vão entrar 2 sae's para dar cabo de umas filamentosas que não saem, nem à lei da bala. Já pus potássio, reduzi horas, etc, etc e teima em sair. Tive que ir comprar dois sae's para ver se as exterminam de vez. Mas enfim, continuando e falado do que me trouxe aqui. Tenho umas plantas, entre as quais elodeas,feto de java widelow,anubias,Crinum natans,Limnophila sessiliflora, etc. Mas gostava de lhes dar um melhor tratamento e ter também outras plantas que sem Co2 não vão a lado nenhum. Portanto andei a investigar e por incrivel que pareca, continuo com dúvidas... Se calahr procurei mal, mas no meio de Co2 caseiro e outros xpto, encontrei este na aquaristic: http://www.aquaristic.net/shop/shop.php/si...searchparam/co2 que me pareceu ser bom e em conta, ao contrário dos preços que se vê por aqui... Agora os problemas são os seguintes: - Se eu ponho isto a funcionar durante o dia, convém ter uma válvula para o desligar à noite certo? E quando o desligar, convém ligar uma bomba de oxigenação? - Isto baixa-me muito o ph? A água sai-me a uns 7.3, mas fica em repouso uma semana com turfa e baixa para 6.8 que para discus é bom, mas será que com o Co2 vai baixar demasiado?
  14. jkukoc

    Lamp Eye

    Pronto, já estou elucidado. Gracias a todos pela ajuda. Vou então ver se eles se reproduzem que só tenho uns 10 e para quem não conhece estes peixitos, garanto-lhes que ficam muito melhor que os tradicionais cardinais com discus. E o melhor ainda é ter os lamp com cardinais. Eles parecem que se copiam no comportamento e tudo.
  15. jkukoc

    Lamp Eye

    ahhhhhhhhhhh! agora já vi a diferença. Gracias Luis, realmente ajudou muito. Estes killies são mesmo um espectáculo. Já agora em termos de reprodução, sabes alguma coisa? eu tenho os lamps com cardinais, discus, caridinas e red cherries. Há algum problema para a reprodução deles neste aquário ou têm algum requisito específico?
  16. jkukoc

    Lamp Eye

    Boas Aquaben. São mesmo os Aplocheilichthys normani. Estão uns 10 num aqua de 1,20 juntamente com outros tantos cardinais e 4 discus. Eles são um espectáculo e tento procurar o máximo de informação, mas há muito pouco... nem consigo perceber quais são os machos ou femeas, como fazem reprodução, etc, etc. Eu geralmente nunca tenho peixes sem saber quem são eles, mas estes foram-me "impostos" e acabaram por ficar...
  17. jkukoc

    Lamp Eye

    Boas. Tenho aqui uns lamp eye, mas encontrar informações sobre eles é complicado... alguém me sabe dizer alguma coisa sobre a reprodução deles? fácil, dificil,acontece só em milagres?
  18. jkukoc

    Carvão activo

    Gracias João. Já agora aproveito para te dizer que aqueles teus quatro discus estão muito bem. Assim que tiver a máquina como deve ser, mando-te umas imagens. Obrigado pela dica
  19. Como tinha dito, usei a receita do João Machado, com algumas diferenças... e já agora aproveito para as pôr aqui: Ingredientes: 250 g fígado vitela 250 g gambas com casca (sem "tampa" da cabeça, ponta e rabo) 250 g filetes pescada 250 g vegetais e frutas (50g brócolos, 50g espinafres, 1 cenoura, 1 banana, 2 alhos, etc.). Os vegetais devem estar cozidos. 125 g lulas 1 gema cozida 1 folha de gelatina 1/4 embalagem Protovit 1/4 embalagem Vigantol Picadora 1, 2, 3 e já está.
  20. jkukoc

    Carvão activo

    Esta vai ser uma daquelas perguntas que por ser tão idiota, vão ter que ter paciência comigo sff... Eu tenho uma caixa de carvão activo que encontrei escondida pela casa. A pergunta é a seguinte: será que ainda está boa? Eu já a tenho à pelo menos 3 anos... procurei data de validade mas não tem nada... Gracias
  21. Como prometido, aqui vão algumas das várias receitas de papas que encontrei. No fim está a que eu usei, que curiosamente, ou não, é a do João...A única diferença é que reduzi para 1/3 todos os valores até porque ao contrário dele, eu não tenho 600 discus! E mesmo assim tenho comida de sobra, portanto atenção... Mistura de coração - 50% Coração de boi limpo de gorduras e nervos (coração de peru em alternativa) - 40% Miolo de camarão e/ou pedaços de peixe (peixe não gordo) - Gema de ovo - Alho (de forma continuada, pode contribuir para a eliminação de parasitas intestinais) - Espinafres e/ou spirulina (cenoura, couve flor, etc...) - Larva de mosquito - Vitaminas (pode ser um complemento multivitaminico comprado na farmácia ou Vitazim) - Comida em flocos de qualquer marca ou gelatina para dar consistência (aconselho mais o uso da gelatina em folha) É uma receita que eu mesmo faço p/ meus peixinhos, recomendo, devido o resultado que obtive... Obs. Dê somente 3x por semana em porções pequenas de manhã e depois sua ração normal mais tarde. Essa porção dura mais ou menos 6 meses dependendo do freezer... Ingredientes: Procure ingredientes o mais frescos possíveis. Os pesos são dados para os produtos em estado bruto e aproximados. Uma vez limpos e preparados pesarão menos. 100 gramas de coração de boi (picado) 200 gramas de fígado e coração de frango 250 gramas de mexilhões 100 gramas de camarões inteiros mas sem cabeças 50 gramas de espinafre 1 cenouras grande (salientam as cores) 1 gema de ovo(crua) 2 dentes de alho (muito importante, é vermífugo) 2 pílulas de complexo B vitamínico Fharmaton (vitaminas e minerais) Preparação: Limpe o coração e o fígado, retirando o excesso de gordura e nervos. Coloque os mexilhões em uma panela com pouquíssima água e leve ao fogo baixo. Quando as conchas se abrirem retire os mexilhões e jogue as cascas fora. E descasque o alho. Triture bem todos os ingredientes em um processador de alimentos, deixando com consistência de pasta de dentes. Leve a mistura ao banho maria durante 10 minutos para que fique mais consistente. Coloque um pouco do patê sobre uma folha de alumínio, enrole (deixe com o formato de um salame fino) e congele. A pasta deve permanecer refrigerada ou congelada se vai conservá-la por longo tempo. Uso: Descongele a quantidade necessária para alimentar os peixes diariamente. Não recongele novamente uma vez descongelado. Congelado, dura aproximadamente 4 meses, dependendo do congelador que tivermos, no freezer, chega a 6 meses. Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se decomporiam rapidamente causando problemas. Pode ser que seus discos a princípio não gostem do patê. Não se preocupe, dê o patê em pequenas quantidades junto com sua comida habitual e em pouco tempo o comerão sem problemas. Uma vez habituados ao novo sabor, ficarão loucos por ele. Poucas semanas depois de começar a alimentar seus peixes com este patê, verá como seu colorido e crescimento são intensificados sensivelmente. Ingredientes: - 500g de fígado de boi; - 250g de camarão seco; - legumes e vegetais variados; ou 1 potinho de comida de bebe; - 1 maço de espinafre; - 2 ovos crus inteiros; - 4 colheres de sopa de leite em pó; - 6 colheres de sopa de germe de trigo; - 6 colheres de sopa de farinha de aveia; - 4 colheres de sopa de óleo de fígado de bacalhau; - sal a gosto Modo de preparo: - bater o fígado e bater no liquidificador ; - vá adicionando item por item ; - terminado isto, cozinhar a pasta em banho Maria ; - quando atingir uma consistência adequada desligue e adicione nos potes Você pode adicionar outros ingredientes a seu gosto, ou melhor, de seus peixes (claro que não vai colocar gororobas ). De inicio, você pode fazer em quantidades menores, é só dividir em 1/4. Após feito, separe em bolinhas ou quadradinhos, porque é difícil separar depois de tudo congelado... Ingredientes: 100 g de coração de boi; 100 g de fígado de boi; 100 g de coração de galinha; 4 cenouras com casca; 4 batatas inglesas com casca; 10 folhas de espinafre; 2 ovos crus ( gema e clara ); 1 pacote de gelatina; 2 colheres de sopa de Neston; 2 colheres de sopa de Farinha Láctea; 1 colher de sopa de farinha de peixe; 1 colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau; 1 colher de sopa de açúcar; 1 colher de sopa de sal; Modo de preparar: Limpa-se o fígado e os corações de todas as impurezas ( gordura e nervuras ), cortando em pequenos pedaços, leve ao fogo para uma leve fervura de 10 minutos juntamente com os legumes, e após a fervura, liquidifique e passe em uma peneira para retirar os grandes pedaços, deixando a mistura bastante homogénea; logo após leve-a ao fogo novamente, só que desta vez em banho maria por 25 minutos, ou até secar a água existente e tornar um amassa com consistência de patê. Após esta fase, introduza as outros ingredientes ( Farinha Láctea, de peixe, Neston, óleo de fígado, sal e açúcar e os ovos) e um pacote de gelatina, que pode ser com ou sem sabor. A gelatina é o elemento aglutinante, o qual não deixará a mistura se desfazer em contato com a água. Procure misturar tudo muito bem e deixe esfriar para colocar em potes individuais e guardar no congelador. No caso de não ter um dos ingredientes acima especificados, não faz mal, o que não pode deixar faltar é a gelatina, podendo ser substituída por ágar-ágar ou carboxi-metil-celulose. Não precisa ser um mestre cuca para fazer essa receita simples e rápida. Ingredientes: 1 kg fígado vitela 1 kg gambas com casca (sem "tampa" da cabeça e ponta rabo) 1 kg filetes pescada 1 kg vegetais/fruta (brócolos, cenoura, banana, alhos, etc.). Os vegetais cozidos. 1/2 kg lulas 1 embalagem Protovit 1 embalagem Vigantol Picadora 1, 2, 3 e já está.
  22. Como tinha dito, logo à noite vou meter aqui a receita, porque neste momento estou a trabalhar e como é natural, não trago a receita da papa dos discus para o trabalho. Mas prometo que ponho. Mas atenção que a receita não é minha, foi uma de várias que encontrei pela net quando pesquisei....
  23. vou-me citar no que toca à receita...
  24. tudo bem, vai tudo para o lixo! Quanto à receita, há muitas por aqui, mas vou tentar meter a que usei logo à noite ok? um abraço
  25. o mosquito vermelho que estou a dar é liofilizado. Será que também dá problemas? é que tudo começou com o congelado!!!!!!! e depois de 4 semanas a dar flagyl e mais não sei quantos remédios consegui salvar 3 e perdi 2 à conta do mosquito. Mas julguei que liofilizado não dava problemas. vou tentar dar mais papas também...