Quim

Membro
  • #Conteúdo

    41
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Quim

  1. Boas;

     

    Tenho 6 Jóias num aquário de l50 lt aprox., resultantes de um casal que tinha á cerca de 2 anos atrás. O casal progenitor faleceu e os filhos agora adultos nunca fizeram uma postura. Não me parece serem todos do mesmo sexo, dada a coloração avermelhada mais acentuada em alguns . Será que tem influência serem da mesma "linhagem" ?

    Caso me possam esclarecer agradecia.

     

    Obrigado

    Quim

  2. Boas;

     

    Tenho um aquário com cerca de 1mtx40x50, onde coloquei 4 brichardis. Aparentemente, todos viviam em armonia.

    Depois, formou-se um trio, o 4º foi expulso com uma valente tareia. Por fim, o casal dominante expulsou outro, pelo que cheguei á conclusão que são dois casais. Depois de muito mal tratados consegui recuperá-los, dentro de duas maternidades no aquário.

    O casal dominante, já tem alvins. Será que posso tornar a colocá-los todos juntos, ou é arriscar muito?

     

    Antecipadamente grato pela vossa ajuda.

    QUIM

  3. Eu também apostaria numas conchas no filtro.Mas já mediste a água da torneira?Pode estar a sair baixa e com os troncos baixar ainda mais mas descer tanto parece mesmo estranho.Tens CO2 ?

     

    Ok, vou tentar as pedras calçárias e conchas.

     

    A água da torneira tem 7.0 de PH. Como é que se mede o Co2?

     

    Cumprimentos

    Quim

     

    Obrigado tb às outras opiniões.

  4. Os troncos são boas armas para baixar o pH, mas essa descida foi bastante ascentuada.

    Para elevar o pH temos pedras calcárias, bicarbonato de sódio ou conchas, mas sabendo que são os troncos que estão a insistir em destabilizar os parâmetros normais aconselhava a retirá-los e obtar por uma outra decoração que não influenciasse, tal como outras pedras inertes.

     

    Beta

     

     

    Obrigado pela dica!

    Cumps

  5. Boas.

     

    Tenho um aquário com comp-80 cm xLarg- 30 cm x alt 40, aproximadamente 90 litros, há vários anos, faço as tpas não muito rigorosas, 2 em 2 semanas,

    Fauna: 5 escalares médios e 2 dolares prata.

     

    O meu pH estava sempre entre 7.0 e 7.5 . Comecei a notar que ao contrário de antes que todas as coridoras que compro morrem.

     

    Verifiquei que o PH está a 4.5. Não tenho nitritos nem nitratos.

     

    Há cerca de 2 meses quando limpei o aquário, resolvi colocar 3 troncos que já tinha usado noutros ambientes. Será por causa dos troncos?

     

    Que devo utilizar? Os outros peixes há exepção das coridoras parecem estar bem. Recomendam-me algum produto?

     

    Agradecia que me ajudassem.

    Obrigado

    Quim

  6. o azul de metileno é apenas para os ovos nao fungarem depois de eclodidos o azul de metileno nao é necessario.( desde que nao estejam doentes)

     

    o filtro de esponja é dos que se ligam as bombas de ar? se sim nao ha problema.

     

    quanto aos ovos deviam ter eclodiado mas espera mais um dia. o tempo de eclosao varia de acordo com a qualidade dos mesmos.

    nao esqueces-te o sal pois nao?

     

     

    Obrigado pela informação. Quanto á artémia, realmente não coloquei sal.

    Cumprimentos

  7. Boas: Tenho cerca de 100 alvins que retirei aos pais que estavam num aquário comunitário. Estão agora num aquário com cerca de 30l água com um filtro de esponja, termómetro, termostato e pedra difusora.

     

    Pergunto: Li no forum que se deveria colocar na água umas gotas de azul de metileno. É mesmo necessário?

     

    - É preciso tapar a entrada do filtro, para os alvins não serem sucados?

     

    - Coloquei artémia a eclodir durante mais de 24 horas, num recipiente a 27 graus com um a pedra difisora lá dentro e aquilo não se parecia com nada, parecia que os ovos estavam iguais, além de cheiral mal. È normal os ovos não eclodirem?

     

    Agradeço as vossas opiniões

    Obrigado

    Quim

  8. sim eu estou consciente que daki a um ano mais ou menos o oscar vai ter de sair e já agora o ciclideo entrou depois do oscar e como eu sempre pensei que o osar não temia ninguem loool e como o oscar eu o dobro do tamanho dele, quando oscar faz-lhe frente o ciclideo foge mas foge mas passado um pouco volta a carga.

     

    cumps

     

    Boas Pires

    Como sabes todos os ciclidios são muito territoriais, daí teres de pensar bem antes e introduzires algumas espécies.

    O oscar pelo menos enquanto pequeno é mais "pachorrento"o que tende a não acontecer quando fôr maior.

    Quanto á falta de espaço e prosteriormente á luta pela qualidade da água é um problema que vais ter, pois é "vizinho"

    Abraço.

    Quim.

  9. Muito obrigado a todos pelas dicas que me deram! Dado que uma das guppies que tinha adquirido morreu logo na manhã sequinte a colocar pedido de ajuda aqui no forum, embora me tivesse custado, optei por "sacrificar" a outra infectada.

    Até ao momento,não vejo mais vestigios de contacto, tendo inclusivé nascido mais alvins de outra fêmea. Face ao exposto, além de estar de alerta, devo tomar alguma providência? Não cheguei a colocar sal, nem fiz nenhuma TPA.

  10. Boas! Tenho um aquário com cerca de 100lt, onde só tenho Guppies além de 3 coridoras. São cerca de 5 casais e uma maternidade já com alvins. Acontece que 2 fêmeas que adquiri na passada quinta feira e que aparentavam estar impecáveis, começaram a ficar esbranquiçadas a começar pela cauda, aparentando estarem com algum funco "itio" talvez. Os parametros da água, PH e nitratos estão normais, e isto só acontece ás femeas. Já anteriormente me tinha acontecido a uma.Estou com receio de introduzir alguma medicação e prejudicar os alvins ,uma vez que todos os restantes parecem estar bem.Em caso de medicação, qual o mais indicado para os guppies? Agradeço a vossa ajuda.Quim.

  11. Olás,

     

    Atenção que em 90litros podes apenas colocar 1 trio (1 macho e 2 fêmeas - ou mesmo mais fêmeas, 3 ou 4) de malawi's anões.  

    Quanto a tanganyikas, podes colocar 1 casal ou, caso o aquário seja comprido, 2 casais de peixes pouco agressivos ou que requiram pouco espaço (1 casal conchicula e 1 casal de ciclideos que não precisem de muito espaço) .  

     

    Cumps,

    Nuno Reis

     

    Boas.Obrigado Nuno por mais esta dica.Vou tomar isso em consideração.

    Cumprimentos:Quim.

  12. Olás,

     

    Existe alguma espécie de fácil reprodução que me aconcelhes

     

    Tudo depende do tamanho do aquário...mas todos os ciclideos são relativamente fáceis de reproduzir, desde que lhes sejam dadas as condições ideias. :?

     

    Cumps,

    Nuno Reis

     

    Obrigado Nuno. O meu aquário leva cerca de 90lt, terei de ter em conta tb

    o tamnho que os peixes vão adquirir.Estive a pesquisar no forum a cerca dos ciclidios do tanganica e malawi e onde tu tens várias participações bastante ilucidativas.Por enquanto não te chateio mais.Obrigado.Cumps.Quim.

  13. Olás,

     

    Penso que tavez seja melhor solução um aquário só de jóias

     

    Sim, eu também sou da mesma opinião. :D

     

    Se por acaso comprar 6 e conseguir selecionar dois casais, estes podem coabitar o mesmo aquário ou tenho também de os separar?
    Tens de separar imediatamente. Já mantive todo o tipo de ciclideos (só não manti grandes centro-americanos, com excepção de nigrofasciatum) e são de longe os peixes mais agressivos que conheço no que toca á sua reprodução...

     

    Cumps,

    Nuno Reis

     

     

    Boas. Mais uma vez Obrigado.Apesar de achar os jóias lindos, confesso que já estou indeciso em colocá-los.Talvez espécies de ciclidios do Tanganica ou Malawi,apesar de violentos, serão mais sociáveis , se bem que também territoriais, mas não sendo necessário fazer separações, a mãe natureza encarregava-se disso. Existe alguma espécie de fácil reprodução que me aconcelhes?

    Cumprimentos.Quim.

  14. Pondero iniciar-me na criação de killies estando prestes a adquirir um aqua de 150 l .

     

    Certamente que haverá killiófilos próximo da zona onde moro - REBELVA-CARCAVELOS - com quem gostaria de trocar impressões pessoais e colher da sua  experiência .  

     

    Há alguém ... afim ?

     

    Um abraço

    Boas. Tambem quero iniciar-me nos Killies e moro na zona , será de todo o agrado a troca de conhecimentos. NO meu caso são quase Nulos. Um Abraço.

  15. Viva.

    Obrigado Nuno Miguel por os conselhos.Hoje fiz uma muda de água 50%

    após o tratamento com o Baktopur direct, os Discus já não aparentam

    qualquer sintoma de doença aparente e estão a comer bem.Qunto á limpaza do filtro ( EHEIM 2213) julgava ser suficiente de 2 em dois meses

    para não se dar o caso de eliminar o ciclo bacteriano. Já agora , Nuno desculpa-me a minha ignorancia, mas sou novato na Discomania,o que é

    que voces chamam TPÁS?

    Mais uma vez Obrigado.Um abraço.Quim Neves.

  16. Obrigado Anibal Mota por as dicas. Parece que escrevi muito e disse pouco. A minha água tem geralmente o Ph 7.o.Tenho além do 2 discus mais 6 neos, 3 coridoras 2 botia palhaço. Realmente nunca medi os nitritos da água que mudo uma vez que a tenho em repouso 1 semana.

    Os meus Discus tinham a respiração ofegante, respiravam sempre ao cimo da água, e comiam pouco, embora todos os valores estivessem normais, daí o diagnóstico que fiz deles e realmente melhoraram ao ponto de achar que estavam bons.Quanto á limpeza do aquário, está e funcionamento há mais

    ou menos 4 meses e embora cedo já limpei o fltro 1 vez.Em relação á introduçao das bactérias, já vi que fiz asneira.Devo colocá-las só após o tratamento? Agora estão outra vez a comer bem, cada vez percebo menos.Mais uma vez obrigado.Um Abraço.Quim.

  17. Saudações a todos !

    Tenho um aquário, não muito grande 80x50x40 mas quis aventurar-me nos lindos discus.Assim por alto, em termos de equipamento ,Tenho um filtro exterior EHEIM 2213 a funcionar com as respectivas esponjas e o Substrato cerâmico. O ph ronda sempre os 7 ou 7,5 e os nitritos (O).

    Após ter verificado que algo de mal se passava,e depois de me informar e consultar o forum, cheguei á conclusão que os meus 4 discus eram portadores ( mais acentuado nuns que outros) de vermes nas guelras

    Dactylogylus. Um morreu-me sem que pudesse fazer nada,mas outros passadas 2 semanas de tratamento, com Praziquantel e uma muda de 30% de água por o meio dos tratamentos, estavam já ao que pareciam óptimos, vindo-me já comer á mão novamente. Porem ontem á noite fiz mais uma muda de água 30%. Quando tudo parecia normal e ao chegar a casa, tinha um disco morto, ainda por cima o que sempre esteve aparentemente bem e mais 3 neos. O que também me está a intrigar é que os nitritos que sempre estiveram bons,dispararam drásticamente,para 2.0. O que é que se passou com os nitritos? Podem-me explicar? Agora adiccionei uma porção de cultura de bactérias vivas, e 2 pastilhas Baktopur direct da Sera. Será que fiz bem? Como devo fazer baixar os nitritos ? Agradecia a vossa ajuda.Obrigado.Abraços. Neves.