rui_vasco

Membro
  • #Conteúdo

    16
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por rui_vasco

  1. On 20/12/2018 at 14:06, brunofasoares disse:

    O que referes é apenas uma espécie de fungo que por vezes aparece nos troncos, especialmente em montagens novas ou troncos recentemente colocados dentro de água. É um tufo acizentado? Se sim, é normal. Podes remover com a mão ou uma pinça que por norma até sai facilmente. Em alternativa podes deixar onde está porque acaba sempre por desaparecer. 

    Refiro-me a esta imagem.

    viyx5.jpg

    Normal?

    Bom, de resto continua vazio, luz durante 7/8 horas, água a 22º. Coloquei 2 flocos de comida e tenho colocado algum fertilizante pra as plantas.... Há 15 dias. Um abraço e obrigado!!

  2. Boas e muito obrigado pelas ajudas!

    Já remontei o aquário mas não alterei (ainda) o filtro. Depois de ferver pedras e troncos, coloquei tudo, troquei substrato e areia e 3 plantas, filtros novos e coloquei bactérias nas porcelanas. Também coloquei fertilizante para as plantas 2 ou 3 vezes.

    Liguei há 3 dias. Devo aguardar 3 semanas ou posso já colocar 1 ou 2 zebras? A luz deve estar ligada durante quantas horas? A temperatura está nos 22º, está ok? 

     

    Ps.: Reparei há pouco que um dos troncos parece já ter algum bolor numa certa zona... será normal??

     

    Abraço!

  3. On 11/12/2018 at 16:01, MrOverclock disse:

    Só por curiosidade, fizeste uma grande troca de água no dia em que trocaste o filtro?

    Boa tarde. Sim, de facto fiz uma TPA de cerca de 50% e coloquei um filtro de carvão e retirei um de lã que já estava saturado. Também alterei o produto de tratamento de água.

    Tenho outra dúvida. Já retirei tudo do aquário e limpei com uma escova e água corrente. A minha dúvida é se devo desinfectar esses materiais (paus, troncos,...) e se devo retirar também a areia e o substrato?

     

    Abraço e obrigado mais uma vez.

  4. Boa tarde e muito obrigado pelas respostas e ajuda. Infelizmente morreu tudo! tentei TPA, tratamentos anti fungus, até pantelmin usei mas nada. Agora a minha dúvida é como recomeçar?... Retirei a água toda. Passei troncos por água corrente e escovei-os. retirei também as pedras e as (poucas) plantas que restaram) mas não sei o que faça com a areia e substrato.... retiro tudo? Substituo?

     

    Muito obrigado mais uma vez!

    Abraço.  

  5. Boas.

    Tenho o aquário há mais de 1 ano. Faço TPA´s mensalmente (mais ou menos). Os troncos estão no aquário há vários meses e comprados em loja de aquariofilia. Tinha um comunitário com 2 zebras, 1 bicolor, neons, 1 danio denesoni e 4 escalares enormes!... Já perdi tudo....

    Tenho um aquatlantis de 300l com a biobox. 

    A única alteração que fiz recentemente foi retirar o cartuxo de filtração de lá por um de carvão... será daí??

    Uma vez que perdi já tudo (ou quase) que solução para reeiniciar?? É pá estou mesmo desiludido! 😖

     

    Abraço e obrigado!

  6. Boa tarde. Há 3 semanas comecei a notar que os meus escalares (tinha 4 adultos e 2 pequenos) estavam a ficar com manchas brancas. Aconselharam-me a fazer tratamento com eSHa 2000. Assim fiz. Não melhorou nada. Fui perdendo os escalares 1 a 1.... Agora até os troncos estão cheios de bolor e tenho tudo a morrer.... Que hei-de fazer?

     

    Desde já grato pela ajuda.

    ap6s6.jpg

    2e583sw.jpg

     

    2n20dqg.jpg

     

  7. Boas!

    Tenho um aquário de 300 litros onde tinha 20 neons, 3 zebras, e viuvas, uns limpa fundos e 2 esclaraes pequenitos (3/4cm). Ontem introduzi 4 escalares matulões (mesmo matulões, com cerca de 15 cm) pelo menos 1 casal com várias posturas já feitas e outros dois também já adultos (talvez outro casal).

    Há algum cuidado a ter? Parece-me que um dos escalares pequenitos anda sempre a chatear os grandes... e em relação à alimentação posso continuar com a mesma (granulado).

     

    Obrigado desde já pela ajuda!  

  8. há 22 horas, Alvaro Silva disse:

    Boas rui_vasco

    Sobre colocares as Guppys na maternidade acho que não e necessário,se tiveres

    plantas com fartura,e musgo,os alvins abrigam-se lá,e como os Guppys são piores

    que os coelhos depressa terás muitos,outra coisa deves começar a pensar em tirares

    essa Biobox 2,e comprares um filtro externo que dei para esse aquário que é bem grande,

    e dentro de pouco tempo quando começares a ter mais peixes a Biobox não vai dár conta

    do recado.

    Cump: Álvaro Silva

    Boa noite Álvaro e obrigado! Pois já percebi que o meu filtro é muito limitado.... a ver se troco daqui a uns tempos... também não sei se o aquecedor que tem lá dentro é bom e/ou económico... (aquecedor EasyKlim 200W).

     

    Abraço!

  9. há 23 horas, Miguel Prata disse:

    Boas, antes de mais, tens um layout muito fixe, simples!!! 

    Só colocaria mais plantas, nao sou a pessoa ideal para criticar a tua fauna/comunidade.

    Em relação ás guppies, eu nao tenho experiencia mas eu nao as colocaria na maternidade sem saber o tempo e estado em que estão.. e optaria por colocar plantas que os guppies gostam para se esconder..

    Como OffTopic:

    - gostaria só de te perguntar onde arranjas-te esse fundo, achei super engraçado e acho que fica muito bem, apesar de que preferia num tom mais escuro.

    Tenho uma cartlina preta ainda suspensa (Não colei/fixei) gostava de exprimentar um fundo desse género.

    Olá Miguel e obrigado pela resposta.

    Em relação ao fundo o que fiz foi ir à net e arranjar uma foto (com boa qualidade) que me agradasse. Tinha a ideia de uma parede e foi o que arranjei. Depois levei a uma gráfica que imprimiu à medida do meu aquário em vinil. Depois deves ter cuidado na colocação para não ganhar bolhas de ar mas com calma é na boa... Não me recordo ao certo mas ficou-me por cerca de 30€ tudo. 

    Abraço!

  10. [gallery640x480]
    [photo=file:///Users/ruirodrigues/Downloads/IMG_20180112_102303.jpg][/photo]
    [/gallery]Bom dia. Há muito que sigo este fórum e muito me tem ajudado no esclarecimento de diversas dúvidas ou apenas por curiosidade para conhecer melhor o tema da aquariofilia que muito me agrada. Depois de vários aquários pequenos, adquiri um Aquatlantis Fusion 120x60x40 com iluminação EASY LED H2O ≈52W; e uma Biobox2.

    Neste momento tenho o aquário com 20 neons,  3 zebras, 2 escalares (pequenos), 2 trichogaster, 4 corydoras, 5 guppies (3femeas e 2 machos), 4 tetras, e label bicolor, 10 camaroes red cherrie e vários caracois Planorbis Corneus.

    Nunca tive qualquer problema nem baixas significativas (apenas me morreram uns alevinos de esclarares que eram de facto muito pequenos...). Faço TPA´s de 10 em 10 dias. 

    Gostava de saber a vossa opinião em relação à comunidade do meu aquário e/ou outras criticas que me possam ajudar a melhorar! Outra dúvida que tenho é a seguinte: tenho 2 fêmeas de guppies grávidas e coloquei as 2 numa maternidade mas que não separa as futuras crias, ou seja, estão as 2 fêmeas juntas. Há a hipótese das crias serem comidas pelas progenitoras? Devo arranjar uma maternidade com separação?

    Desde já o meu obrigado pela eventual ajuda!

    Em anexo foto do aquário.

     

    qzf9mw.jpg

     

      

  11. há 22 horas, Alvaro Silva disse:

    Boas rui_vasco

    Lê bem,porque não é em duas semanas que vais

    colocares peixes, 

    boa sorte.

    Cump: Álvaro Silva

    obrigado Álvaro pelo comentário que mereceu a minha atenção. talvez, daqui a 2 semanas coloque 2 zebras para ir ajudando o ciclo... que dizem dos testes de fita que analisam vários parâmetros?

    Obrigado!

  12. Boa tarde. 

    Desde sempre gostei de aquários e sempre tive. Aquários simples e pequenos com peixes comuns. Agora que mudei de casa e ganhei algum espaço decidi dar um passo à frente... Comprei um aquário (com móvel) de 120cm (http://www.aquatlantis.com/index.php?id=176&tbl=registos). Vem com sistema de filtro BioBox2. Para já vou manter tudo de origem se bem que me parece que o filtro podia ser melhor para a capacidade do aquário mas enfim...

    Primeiro troquei o cartucho de carvão por outro de "bolinhas" (biológico?) para promover o inicio do ciclo do aquário. Coloquei substrato "manado da JBL" e areia branca por cima e alguns paus (devidamente tratados), algumas plantas, "aditivo" para tratamento da água (cloro, metais pesados...) e fertilizante para plantas. Vou ligar as filtragens e aquecimento e esperar uns dias...

    Daqui a uma semana talvez arranje 2 peixinhos para iniciar (depois de analisar a água, claro!).

    Mais tarde ainda não pensei que tipo de bicharada colocar mas gostava de bastantes neons e outra especie grande, mais uns limpadores... 

    Mais tarde vou colocar fotos para irem acompanhando, ajudando e criticando quanto possível!! 

    2ywdf1h.jpg