rui_vasco

Membro
  • #Conteúdo

    16
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por rui_vasco

  1. Refiro-me a esta imagem. Normal? Bom, de resto continua vazio, luz durante 7/8 horas, água a 22º. Coloquei 2 flocos de comida e tenho colocado algum fertilizante pra as plantas.... Há 15 dias. Um abraço e obrigado!!
  2. Já agora, um dos troncos já tem imenso "bolor?" será normal??
  3. Boas! Coloquei substrato castanho (Manado) em metade do aquário(onde quero ter as plantas) e na outra metade areia branca fina. Seguem fotos.
  4. Boas e muito obrigado pelas ajudas! Já remontei o aquário mas não alterei (ainda) o filtro. Depois de ferver pedras e troncos, coloquei tudo, troquei substrato e areia e 3 plantas, filtros novos e coloquei bactérias nas porcelanas. Também coloquei fertilizante para as plantas 2 ou 3 vezes. Liguei há 3 dias. Devo aguardar 3 semanas ou posso já colocar 1 ou 2 zebras? A luz deve estar ligada durante quantas horas? A temperatura está nos 22º, está ok? Ps.: Reparei há pouco que um dos troncos parece já ter algum bolor numa certa zona... será normal?? Abraço!
  5. Boa tarde. Sim, de facto fiz uma TPA de cerca de 50% e coloquei um filtro de carvão e retirei um de lã que já estava saturado. Também alterei o produto de tratamento de água. Tenho outra dúvida. Já retirei tudo do aquário e limpei com uma escova e água corrente. A minha dúvida é se devo desinfectar esses materiais (paus, troncos,...) e se devo retirar também a areia e o substrato? Abraço e obrigado mais uma vez.
  6. Obrigado. É o que vou fazer... Recomeçar! Que filtro aconselha para um aquário de 300l?
  7. Boa tarde e muito obrigado pelas respostas e ajuda. Infelizmente morreu tudo! tentei TPA, tratamentos anti fungus, até pantelmin usei mas nada. Agora a minha dúvida é como recomeçar?... Retirei a água toda. Passei troncos por água corrente e escovei-os. retirei também as pedras e as (poucas) plantas que restaram) mas não sei o que faça com a areia e substrato.... retiro tudo? Substituo? Muito obrigado mais uma vez! Abraço.
  8. Boas. Tenho o aquário há mais de 1 ano. Faço TPA´s mensalmente (mais ou menos). Os troncos estão no aquário há vários meses e comprados em loja de aquariofilia. Tinha um comunitário com 2 zebras, 1 bicolor, neons, 1 danio denesoni e 4 escalares enormes!... Já perdi tudo.... Tenho um aquatlantis de 300l com a biobox. A única alteração que fiz recentemente foi retirar o cartuxo de filtração de lá por um de carvão... será daí?? Uma vez que perdi já tudo (ou quase) que solução para reeiniciar?? É pá estou mesmo desiludido! 😖 Abraço e obrigado!
  9. Boa tarde. Há 3 semanas comecei a notar que os meus escalares (tinha 4 adultos e 2 pequenos) estavam a ficar com manchas brancas. Aconselharam-me a fazer tratamento com eSHa 2000. Assim fiz. Não melhorou nada. Fui perdendo os escalares 1 a 1.... Agora até os troncos estão cheios de bolor e tenho tudo a morrer.... Que hei-de fazer? Desde já grato pela ajuda.
  10. Boas! Tenho um aquário de 300 litros onde tinha 20 neons, 3 zebras, e viuvas, uns limpa fundos e 2 esclaraes pequenitos (3/4cm). Ontem introduzi 4 escalares matulões (mesmo matulões, com cerca de 15 cm) pelo menos 1 casal com várias posturas já feitas e outros dois também já adultos (talvez outro casal). Há algum cuidado a ter? Parece-me que um dos escalares pequenitos anda sempre a chatear os grandes... e em relação à alimentação posso continuar com a mesma (granulado). Obrigado desde já pela ajuda!
  11. Boa noite Álvaro e obrigado! Pois já percebi que o meu filtro é muito limitado.... a ver se troco daqui a uns tempos... também não sei se o aquecedor que tem lá dentro é bom e/ou económico... (aquecedor EasyKlim 200W). Abraço!
  12. Olá Miguel e obrigado pela resposta. Em relação ao fundo o que fiz foi ir à net e arranjar uma foto (com boa qualidade) que me agradasse. Tinha a ideia de uma parede e foi o que arranjei. Depois levei a uma gráfica que imprimiu à medida do meu aquário em vinil. Depois deves ter cuidado na colocação para não ganhar bolhas de ar mas com calma é na boa... Não me recordo ao certo mas ficou-me por cerca de 30€ tudo. Abraço!
  13. [gallery640x480] [photo=file:///Users/ruirodrigues/Downloads/IMG_20180112_102303.jpg][/photo] [/gallery]Bom dia. Há muito que sigo este fórum e muito me tem ajudado no esclarecimento de diversas dúvidas ou apenas por curiosidade para conhecer melhor o tema da aquariofilia que muito me agrada. Depois de vários aquários pequenos, adquiri um Aquatlantis Fusion 120x60x40 com iluminação EASY LED H2O ≈52W; e uma Biobox2. Neste momento tenho o aquário com 20 neons, 3 zebras, 2 escalares (pequenos), 2 trichogaster, 4 corydoras, 5 guppies (3femeas e 2 machos), 4 tetras, e label bicolor, 10 camaroes red cherrie e vários caracois Planorbis Corneus. Nunca tive qualquer problema nem baixas significativas (apenas me morreram uns alevinos de esclarares que eram de facto muito pequenos...). Faço TPA´s de 10 em 10 dias. Gostava de saber a vossa opinião em relação à comunidade do meu aquário e/ou outras criticas que me possam ajudar a melhorar! Outra dúvida que tenho é a seguinte: tenho 2 fêmeas de guppies grávidas e coloquei as 2 numa maternidade mas que não separa as futuras crias, ou seja, estão as 2 fêmeas juntas. Há a hipótese das crias serem comidas pelas progenitoras? Devo arranjar uma maternidade com separação? Desde já o meu obrigado pela eventual ajuda! Em anexo foto do aquário.
  14. obrigado Álvaro pelo comentário que mereceu a minha atenção. talvez, daqui a 2 semanas coloque 2 zebras para ir ajudando o ciclo... que dizem dos testes de fita que analisam vários parâmetros? Obrigado!
  15. rui_vasco

    A começar!

    Boa tarde. Desde sempre gostei de aquários e sempre tive. Aquários simples e pequenos com peixes comuns. Agora que mudei de casa e ganhei algum espaço decidi dar um passo à frente... Comprei um aquário (com móvel) de 120cm (http://www.aquatlantis.com/index.php?id=176&tbl=registos). Vem com sistema de filtro BioBox2. Para já vou manter tudo de origem se bem que me parece que o filtro podia ser melhor para a capacidade do aquário mas enfim... Primeiro troquei o cartucho de carvão por outro de "bolinhas" (biológico?) para promover o inicio do ciclo do aquário. Coloquei substrato "manado da JBL" e areia branca por cima e alguns paus (devidamente tratados), algumas plantas, "aditivo" para tratamento da água (cloro, metais pesados...) e fertilizante para plantas. Vou ligar as filtragens e aquecimento e esperar uns dias... Daqui a uma semana talvez arranje 2 peixinhos para iniciar (depois de analisar a água, claro!). Mais tarde ainda não pensei que tipo de bicharada colocar mas gostava de bastantes neons e outra especie grande, mais uns limpadores... Mais tarde vou colocar fotos para irem acompanhando, ajudando e criticando quanto possível!!