Miguel Valadas

Membro
  • #Conteúdo

    71
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Miguel Valadas

  1. Obrigado Alvaro. Já conhecia o vídeo. Na verdade a sugestão dele é usar o Acid da Labcon que segundo apurei é ácido clorídrico que na prática não é mais do que ácido muriatico. Já procurei este acid da labcon mas não encontrei Vou arriscar com ácido muriatico mas diluído. Obrigado pela ajuda.


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  2. Bem mas não te esqueças de ter uma pedra de controle. Marmore ou granito ou qq coisa assim, porque o ácido pode comer tudo seja calcaria ou não.
    Estou a dizer isto porque já fiz teste de vinagre a uma pedra e não aconteceu nada, depois meti um acidozinho fraco e borbulhou bastante, depois fiz o controlo numa pedra de granito e não se passou nada.


    Ok. Obrigado pela dica. E além do ácido muriatico que outro ácido acessível posso usar ?


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  3. Boas, por vezes o vinagre não é certo. Tenta com uma ácido mais forte e tentas nessas pedras e em outras que tenhas a certeza que não são calcarias para comparação.


    Boas obrigado pela resposta pensei em colocar ácido muriatico mas tenho algum receio de não saber manusear aquilo mas talvez arrisque.


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  4. Caro Miguel a minha experiência com bettas leva-me a indicar-lhe outros companheiros para o seu betta, pois eu aposto que os zebras mordiscaram a cauda do seu belo betta, como companhia sugiro uma corydoria e vários gupys de natação lenta como o seu betta, de maneira a não o stressar.



    A sério ? Os caracóis conseguem mordiscar os peixes ?


    Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
  5. Boas Miguel!

    Fico contente por ter dado resultado, na maioria das vezes esses problemas são por culpa nossa por querer-mos ter sempre tudo limpinho....

    Agora já sabes qual a manutenção tens de manter para que ele possa mostrar toda a beleza dele.

    Cumps,

     

    Obrigado pela ajuda

     

    Entretanto vou abrir um novo tópico. Vou montar o cubo para transferir o betta, os caracóis neritinas e novo companheiro...

     

    77077ff2716fa9a5717b18a5b7e9f0e3.jpg

     

    Vou precisar de umas dicas.

     

     

    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  6. Boas pessoal apenas para atualizar.

    Passou praticamente quase um mês e os resultados já estão à vista. A cauda está a recuperar bem. A solução foi TPAs apenas de duas em duas semanas, 5 grãos de sal no aquário e evitar mexer no aquário fosse que por motivo fosse.

    Claro que a qualidade da água ressente-se além disso a foto foi tirada após tpa.

    15bfe928d206bd36be5fcecb8a97deb1.jpg


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

    • Gosto 3
  7. Boas Miguel, eu arranjei rocha cinza como podes ver aqui em lojas de decoração de jardim. No meu caso foi na pedradecor mas sei que existem outras.


    Boas Gonçalo

    Obrigado pela tua resposta. Infelizmente não consigo ver a página (link) talvez por estar a usar Tapatalk. consegues qual é tópico que eu pesquiso?

    Sabes que tipo de rocha é?

    Cumprimentos


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  8. Os troncos desde que estejam bem secos quase todos dão. Dos únicos que vi que podem ter problemas será pinho (apesar de sabar que há quem tenha no aquário) e eucalipto.
    Cumprimentos

    Enviado do meu 6043D através de Tapatalk


    Deixo a última opinião para os mais entendidos, mas sempre ouvi e li que os troncos de árvores resinosas não são recomendáveis.


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
    • Gosto 1
    • Obrigado(a) 1
  9. Um extintor tem uma validade de 10 anos, após esta data terá de ser feito a prova hidráulica para que possam recarregar e usar em segurança, o valor da prova é elevado, mais vale comprar um extintor novo....
    As recargas não têm nada a ver com a validade da botija.
     



    Ok vou tentar apurar se algum dos extintores estará dentro dessa validade. Obrigado


    Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
  10. Os extintores de pó químico não dão, terás de ter atenção nisso.
    Para os outros, podes facilmente comprar adaptadores para colocar os redutores, mas lembra-te que os extintores têm uma data validade, após esta estar caducada não te farão a recarga, o que podes fazer é trocar por extintores cheios que não foram usados.
    Cumps,


    Miguel são extintores de Co2 mas penso que estejam todos fora de validade mas pensei seria suficiente recarregar para que a validade fosse renovada. Significa que a validade é para o extintor e não para a carga e pressão ?


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  11. Boas,
    Essas botijas não são recarregáveis, são descartáveis e não vale a pena o custo para o efeito.
    Cumps,

    Aproveito o tópico para colocar uma questão. Recentemente ofereceram-me a oportunidade de ficar com um extintor usado. A pessoa que me ofereceu o extintor deu-me a escolher entre vários tamanhos. Pergunto: qq extintor usado da para adaptar para Co2? Basta ficar com o extintor como faço para o converter em CO2?

    Obrigado
  12. Obrigado, continua cheio e sem fugas desde segunda. Pelos vistos agora só falta convencer a cara metade e pensar o que quero fazer dele.

    Enviado do meu 6043D através de Tapatalk



    Isso é sempre mais difícil do que reparar um aquário. Claro depende da cara metade e do aquário. 🤣


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
    • Gosto 1
  13. Boas,
    Depois da tua resposta fui procurar um pouco mais de informação (também tenho umas pedras basálticas) e parece que em alguns casos poderá tornar mais alcalina a água (vai depender da composição do mesmo).

    Enviado do meu 6043D através de Tapatalk




    Pois. Terei que fazer mais testes. Gosto da pedra e está disponível à porta de casa. se for uma solução tinha uma grande oferta disponível de tamanhos e formas.

    Obrigado pela ajuda.


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  14. Boas miguel,
    As pedras podes usar à vontade lavas bem e ferves antes de irem para o aquário. Pelo que me recordo das aulas de geologia o basaldo quanto muito poderá acidificar a água (podes sempre confirmar com o teste do vinagre).
    O tronco penso que não poderás usar pois tem que estar bem seco (faz uns cortes se libertar seiva ainda não está seco)
    Cumprimentos

    Enviado do meu 6043D através de Tapatalk




    Boas Marco

    Antes de mais obrigado pela resposta.

    Efectivamente o tronco parece-me muito verde vai ter que esperar pelo menos um ou dois anos. O que não é necessariamente mau. Esse é o prazo que tenho estipulado para montar outro aquário.

    Quanto à pedra as minhas dúvidas prendem-se com a alteração do pH. Fiz o teste do vinagre e não reagiu, mas vi vídeos no YouTube em que o basalto reage a ácidos.



    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  15. Boas pessoal,

     

    Estou a começar a reunir material para montar o meu cubo de 30 litros.

     

    Gostaria de usar alguns elementos recolhidos localmente . Exceto o substrato e as plantas que serão comprados.

     

    Pedras

     

    As pedras pensei recolher perto de casa. Encontrei um local recheado de pedra basalto (ver foto) mas receio que alterem o pH.

     

    6d25d7976ae5e2e9300122609064d1ab.jpg

     

    Penso que se forem boas não faltem variedade de tamanho.

     

    a9299024aa302d7e7afe836c1f486a98.jpg

     

     

    Tronco

     

    Para o tronco tinha pensado em colocar um pedaço de tronco de Oliveira. Trata-se de uma Oliveira centenária de um terreno do meu avô. A Oliveira ainda está de pé mas é tão antiga que consegui separar uma parte do tronco principal. Acontece que o tronco me parece ainda com partes “vivas” ou seja não está completamente seco. Poderei usar? O que devo fazer para o tratar ? A parte do tronco é grande para o cubo por isso terá que ser partido.

     

    14423a241a4b572956016014c5333cae.jpg

     

    73691d9cc1adcd49f4a40fcac2a64edb.jpg

     

    Obrigado

     

     

     

    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  16. Biomax da Fluvax ou Siporax da Sera?
     
    Acho que lã ou esponja fazem a mesma função. Eu deixaria somente uma das duas e aproveitava o restante espaço para as mídias biológicas que é a parte mais importante da filtragem.
    Pois os desgraçados dos kinguios estão sempre na linha da frente. As pessoas não deveriam dar peixes que crescem ca. de 30cms para colocar em aquários que só cabem um beta.
    Ainda bem que você procurou informação antes que o pior acontecesse.


    Desculpe tem razão Siporax Mini da Sera.

    Pensei nisso e quem sabe na próxima tpa faça isso. No entanto o filtro é minúsculo e não compensa mexer muito mais. Vou trocar por um filtro de cascata e ou até mesmo de aquário para dar ainda mais espaço ao Betta

    Este aquário fica para hospital ou quarentenas

    Detesto filtros internos. Ocupam espaço no aquário filtram pouco e sempre que queremos limpar ou trocar as matérias mecânicas temos que meter a mão no aquário.


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  17. Boas [mention=80407]Miguel Valadas[/mention],
    Para essas situações podes seguir o exemplo que já tinha dado em outro tópico...
    Vai dando notícias!
    Cumps,


    Boas Miguel, esse foi o exemplo que tinha lido e que vou procurar seguir. Obrigado


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
    • Gosto 1
  18. Olá Miguel
    Esses 2 testes são talvez os mais importantes que devemos ter. Pelo que vi no teu outro post esse filtro interno só faz a filtragem mecânica.
    Normalmente a cauda definhando é sinal de má qualidade da água (não quer dizer que o seja no teu caso), mas sem testes é difícil saber.
    Disseste que esse beta veio substituir outros 2 que tiveram mais de 2 meses. O que lhes aconteceu?



    O filtro atualmente faz filtragem mecânica e biológica, apenas abdiquei da filtragem química após o ciclo. Tenho lã filtrante (mecânica), esponja azul e Biomax mini da Sera (biológica).

    Este hobby começou com uma oferta ao meu filho. Três peixes de água fria (cometas com quase 7 cm cada) e rapidamente decidi que isto não estava correcto. (Vê o outro tópico que fala da apresentação do Pimenta). Dei um pouco troquei dois por este. Pelo meio houve muito trabalh para garantir a estabilidade da água o correcto ciclo. Basicamente recomecei tudo mas aproveitei a parte biológica (parte da água e a colônia do filtro). Tudo o resto foi novo substrato e plantas.




    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk