António Pista

Membro
  • #Conteúdo

    25
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por António Pista

  1. Adquiri uma Euphyllia Ancora no Sábado, para posteriormente colocar um casal de Ocellaris e fazer simbiose! Está em adaptação ao aquário, primeiramente coloquei-a numa zona de muita circulação, mas agora já a coloquei no local definitivo após verificar que elas não gostavam de muita corrente! Neste momento o coral ainda não abriu totalmente, mas já esta com os pólipos bem mais para fora! O magnésio esta a 940 mg/l e o cálcio a 370 mg/l. Os valores estão aceitáveis ou necessito inserir algum suplemento? Obrigado.
  2. Boa noite! Neste momento o coral ainda não abriu totalmente, mas já esta com os pólipos bem mais para fora! O magnésio esta a 940 mg/l e o cálcio a 370 mg/l. Os valores estão aceitáveis ou necessito inserir algum suplemento? Obrigado.
  3. Neste momento adquiri uma Euphyllia Ancora! Está em adaptação ao aquário, primeiramente coloquei-a numa zona de muita circulação, mas agora já a coloquei no local definitivo após verificar que elas não gostavam de muita corrente! Assim que ela começar a abrir colocarei fotos!
  4. Boas... Gostaria de ter uma mini-lista de quais os melhores corais para inserir num aquário ainda sem vivos (que não a equipa de limpeza) para posteriormente colocar um casal de Ocellaris e fazer simbiose! Aguardo as vossas opiniões! Obrigado!
  5. Boas... Como seria de esperar (ou não) as algas (vidro, areão e rocha) começaram a invadir o aquário! Qual a melhor forma de lidar com a situação? Deixo o tempo passar e o aquario vai estabilizar, ou haja de imediato para terminar com as algas? Obrigado.
  6. Boas... Conforme prometido aqui ficam as 1as fotos do projecto: Em relação à equipa de limpeza a colocar no aquario o que aconselham? Obrigado!
  7. Boas... O projeto está a andar, e conto logo meter as primeiras fotos, já com rocha viva+morta, e uma calha da Odyssea ATI 4x24w (2X Bue Plus, 1X Coral Plus, 1X Aqua blue spezial) + 8 Led's azuis moonlight. Preciso agora da vossa ajuda para qual a equipa de limpeza que devo comprar para esta fase inicial! Agradeço a vossa opinião. Obrigado.
  8. Obrigado Gonçalo! Vou-lhe dar até 2ª feira antes de ficar deveras preocupado! Abraço!
  9. Boas... Montei no Sábado o meu Salgado, colocando areia viva (9kgs) e água de osmose com sal! Acontece que hoje é 4ª feira e a poeira ainda não acentou totalmente, as próprias paredes do aquário ficam "cheias de pó" e quando as vou limpar por dentro, a poeira volta a levantar-se... Tenho a bomba de circulação a funcionar... Alguém me ajuda como eliminar de vez a poeira que a areia trazia? Obrigado.
  10. Obrigado ffonseca! Alguma sugestão dentro das opções de 3x24w t5 (para que preço será?)? E da osmose, alguma sugestão para compra? Estou a pensar em inicialmente colocar água diretamente do Mar, que pensam?
  11. Boas... Preciso da vossa ajuda, a minha calha Lifetech 72w (2x36w 10000ºK) precisa de recuperação: - 1 dos balastros está a precisar de ser trocado (ardeu literalmente) - 1 dos balastros está a precisar de ser recuperado/trocado (a lâmpada não acende e penso que o problema é mesmo do arrancador). Onde posso colocar a calha em "recuperação" na zona de Benfica? Obrigado.
  12. Boas... Estou de regresso ao mundo dos salgados (mais uma vez), e desta para ficar! Como já ando afastado destas andanças há algum tempo, preciso da vossa ajuda para recomeçar! O que já tenho é: Aquário: 60x30(l)x40(a) - 72l (Brutos) Escumador: JEBO - Escumador de Mochila 178 O que necessito (e preciso dos vossos conselhos para que material adquirir): Iluminação: Circulação: Aquecimento: Osmose: Rocha Viva (quantidade): Areia (quantidade): Por favor indiquem-me os melhores (tendo em conta a qualidade/preço claro) equipamentos para este aquário, e já agora sugestões/indicações para começar da melhor forma! Obrigado.
  13. Boas... Mais logo colocarei fotos com os ermitas adquiridos... Agora, surge então a questão mais necessária que me irei colocar até estar em condições de introduzir peixes no aquário: - Quais as espécies que vou querer manter no meu aquário? Eu tinha pensado em colocar: - 2 Amphiprion Ocellaris - 1 Góbio (qual a espécie que recomendam?) - 2 camarões (Quais recomendam? Coloco os 2 da mesma espécie?) Podem ajudar-me a escolher as espécies que irei manter no aquário? Obrigado.
  14. Sim, é um peixe, veio com a água que recolhi! Inicialmente não vi, pois retirei-a com uma mini bomba, de mangueira um pouco larga, mas ontem quando tirava fotos vi uma coisa a mexer e voilá, parece-me um dos vulgares cabozes do nosso oceano. O escumador manda bastante água para dentro do aquário, daí funcionar um pouco como bomba de circulação.
  15. Já inseri Rocha Viva no aquário, comprei 4 quilos de Rocha viva, e retirei alguma da morta que tinha, por agora vou deixar o layout assim, para a rocha colonizar com o tempo! Vou ver a evolução da mesma e depois retiro à medida que quiser compor o aquário na disposição final. Agora vou-me apenas preocupar com a ciclagem do aquário e a maturação ao máximo possível da rocha morta. Também comprei uma bomba de 1000 l/h, que neste momento está numa posição "feia", mas que será escondido numa fase mais avançada do layout. Nos próximos dias vou tentar adquirir alguma equipa de limpeza, no entanto não queria gastar muitos € na equipa de limpeza, se tivessem algo para oferecer ou soubessem onde posso adquirir com preços mais em conta, agradecia. Aqui deixo mais algumas fotos, e agradeço todos os vossos comentários e opiniões. Obrigado.
  16. Peço desculpa, por colocar dois posts seguidos, mas não queria colocar as dúvidas no post inicial, assim gostava da vossa ajuda no seguinte: - Quantos quilos de rocha viva devo comprar, para colonizar esta quantidade de rocha morta? - A bomba de 900 l/h que vou comprar é o suficiente para a circulação do aquário, juntamente com os 300 l/h que o escumador faz? - Devo retirar alguma desta rocha morta, para o aquário não ficar demasiado pesado? Estou aberto a sugestões e a todos os ensinamentos que queiram colocar! Obrigado.
  17. Depois de 2 anos e meio afastado dos salgados (depois de me ter ausentado 6 meses do país e no regresso o aquário ser apenas algas e pouco mais me levarem a retirar-me momentaneamente), montei no Sábado o mesmo aquário agora para durar bastantes anos, assim espero. Deixo aqui duas fotos da montagem e também o Setup do aquário. Montagem: 24/01/2009 Aquário: 60©x30(l)x40(a) - 72l (Brutos) Sump/Refúgio: Não tem Substrato: 12 kg de Aragonite Rocha: 12 kg de Rocha Morta Escumador: JEBO - Escumador de Mochila 178 Iluminação: Calha Lifetech 72w (2x36w 10000ºK) + possível calha de actinicas no futuro Circulação: 300 l/h que o Escumador faz + 900 l/h a adquirir Aquecimento: 75w
  18. Grande primo Bernax!! Grande classificação! Deixaste a família e a nação Gordito orgulhosa! Parabéns também a todos os outros participantes!
  19. Boas... Fiz no passado Sábado uma visita ao Fluviário e quando lá cheguei pensei "só isto...". Mas como ia para aproveitar, pus "o coração ao largo" como se costuma dizer para a minha zona e parti para um inicio de tarde de visita ao Fluviário. Assim, comecei por almoçar com a minha namorada no próprio fluviário, no restaurante anexo ao fluviário. A refeição foi boa, com uma vista para a toca das lontras, o que é sempre uma vista agradável. Depois de almoço lá entrei no fluviário, com o bilhete a um preço aceitável. A variedade de água doce é muito menos e menos bela em termos de cores, que a água salgada oferece, mas não deixam de ser espécies interessantes, com as suas características próprias e com a adenda de serem na sua maioria espécies nacionais, ou que existem em território nacional. Uma das espécies mais aliciantes, foi o Esturjão, o famoso pelas suas ovas, que são nada mais nada menos que caviar! Depois a passagem à toca das lontras, onde fiz vários vídeos com elas sempre junto de mim! Criámos uma boa empatia Pensando eu que tinha acabado a visita, pela passagem para o exterior, deparei-me com nova entrada para o interior, com espécies exóticas magnificas, com alguns peixes de aquário, como piranhas, pacus, synodontis, ituí-cavalo, um tanque de cíclideos. Mas o que mais me fascinou foi umas rãs venenosas, que bela sua beleza se destacam no meio de alguma variedade. Foi uma tarde bem passada, que acabou com um gelado à beira rio e o regresso a casa .... Recomendo a todos, especialmente a famílias que queiram passar uma tarde agradável e diferente com os seus filhos, mas levem sempre em mente, que não é nenhum oceanário, quer pelas espécies, quer pelo tamanho! Abraço!
  20. Parabéns pela evolução! Nota-se que quando te empenhas a sério, consegues fazer projectos excelentes! Fico à espera para ver a paisagem que vais começar no "desafio" do FAAO. Abraço!
  21. Excelentes fotos!! Penso que se fizesses um placard com as melhores fotos que já tiraste e colocasses na Petfil, seria um excelente "add-value" para a representação do Fórum na Petfil!
  22. Este aquário do FAAO consegue aliar num só, simplicidade e perfeição! Numa palavra: Fantástico!