Joana Flórido

Membro
  • #Conteúdo

    24
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Joana Flórido

  1. Boas noites, Após umas tentativas falhadas que poderão ver num tópico de apresentação por mim criado, e após uns azares com uns neons, penso que desta vez o aquário está a ficar estável... Este tópico serve para vos mostrar fotos de como está agora, e para que me ajudem a confirmar se os ovinhos que são visíveis numa das fotos, são efetivamente de anentome helena. À parte disso, estejam à vontade para criticar, questionar e sugerir o que quiserem. Ora as specs do nano: Aquário Aquatlantis Kit 40 Dimensões: 40,5×20,5×37 cm, 25L Iluminação: JEBO JB07 7watt Filtro: Fluval C2 Termostato: Magictherm 50W 1 termómetro Fauna: 4 neons (era um cardume maior, mas alguns dos iniciais vieram doentes, e foram morrendo ), 3 rásboras arlequim, 2 corys aeneus, 3 anentome helena (e muitos mini caracóis tipo praga que não sei identificar). Flora: Musgo (christmas moss?), elódeas (depende de quantas as corys deixarem ficar no sítio) e uma anúbia. Decoração: areia de sílica negra e areão mais claro (não me recordo das marcas nem especificações) e um tronco de videira adquirido na loja. E as fotos: " />
  2. João, O Pleco morreu... Desde aí retirei tudo do aquário, esterilizei tudo, tratei novamente o tronco, novo ciclo, e inseri os neons... Os valores da água estão óptimos, há alguma comida (não muita) a poluir o fundo, mas é frequentemente limpa... TPAs feitas... filtro... Devo retirar o peixe doente de junto dos outros?
  3. Bons dias. Tenho um aquário de momento com apenas 6 neons, que já cá estão em casa há cerca de um mês. Todos eles aparentam estar bem, excepto um: a risca vermelha encontra-se descolorada, começou por uma pequena mancha, que aumentou e agora quase não há vermelho. De que se trata? Será contagioso aos restantes peixes? Como tratar? Desde já, muito obrigado.
  4. Boa tarde, Deram-me hoje umas elódeas e uma anúbia nana (e uns planorbis corneus). Não tenho tempo de as introduzir no meu aquário decentemente até ao final da semana. Tenho-as numa jarra de vidro assim em suspensão com água. Será que elas se aguentam assim até ao final da semana?
  5. Pois é Vasco, espero que seja desta... A água está a portar-se bem sem o tronco, vejamos como se porta depois de introduzido o tronco, mesmo tratado. A poda dos ramos do mesmo foi também para garantir mais espaço à futura fauna... Flora, tenho ainda por ali uns tufos de musgo de java para colocar no tronco, e penso que me irão dar uma anubia. Ver se tudo corre bem desta vez, que já estou farta de olhar para o aquário vazio.
  6. Eu fiz o ciclo de azoto, e como disse os valores estavam todos bem. A água não só estava cor de chá, como tinha imensas partículas do tronco em suspensão e cheirava mal. Agora tenho o aquário sem tronco, e está tudo okay, nada de água turva.
  7. Boas tardes, Estou em processo de (re)montagem do meu primeiro aquário de 25 litros... (Re)montagem porque tive uma experiência inicial negativa com o meu tronco. Adquiri-o com o aquário, numa loja de animais, e fui informada de que não seria necessário nenhum cuidado especial, uma vez que já teria tratamento., bastaria demolhá-lo umas duas semanas em água, para perder os taninos e ir afundando... Assim o fiz... Com as sucessivas trocas de água, a coloração era cada vez menor, e coloquei-o no aquário. Começaram os problemas: tingiu a água, haviam inúmeras partículas em suspensão para as quais o filtro não tinha capacidade... a água cheirava a madeira... Apesar de os valores da água estarem ideais, a coloração e água turva não inspiravam confiança... apesar disso, lá introduzimos os primeiros dois peixes, que logo morreram. Reiniciei tudo, tratei novamente o areão, água nova, filtro melhor... e retirei o tronco. CLARAMENTE o tronco precisava de tratamento. A questão é: que tratamento é possível fazer-lhe agora, depois de já ter estado 1 mês no aquário? Fervo? Coloco com sal? Desde já, agradeço as ajudas e o vosso tempo. Cumps, Joana
  8. Então, de volta à estaca zero: - Tirei toda a água do aquário (estava castanha, quase cor de café... fui enganada quando na loja me disseram que o tronco já estaria tratado, e eu acreditei - novata). - Esfreguei tudinho, passei o areão infinitas vezes por água, e fervi-o... - Aguinha nova lá para dentro, com os acondiconadores... - Cortei uns ramos ao tronco, e vou ver se o trato como deve ser desta vez. - Instalei novo filtro de cascata, Fluval C2... Está já tudo a trabalhar, à espera de começar de novo.
  9. O pleco morreu :'( Tirei tudo, fervi tudo... De volta à estaca zero.
  10. Este interno é uma boa bodega, parece-me. Mas como vinha no kit... Vou ver o de mochila... espero que para esta litragem não fique muito caro, porque o orçamento anda curto. (A iluminação f*... fundiu-se... e eu fiquei fundida também... ) Para já, ficou a pedrinha difusora ali a trabalhar.
  11. Tenho uma dúvida: com esta configuração de aquário e com este filtro, é necessária bomba de O2? Numa loja informaram-me que não. Mas reparei que o pleco fica sempre pelo lado do filtro... Obtém esteve mesmo a começar a estar no fundo de lado, de respiração ofegante... Lá fui a correr buscar a bomba velhinha, liguei-a, e ele arrebitou e parece-me mais feliz. Se comprar um filtro de mochila/ cascata deixo de precisar da bomba para oxigenar a água, certo? (É que a que tenho é muito antiga e tem o fluxo forte de mais).
  12. Bem, como esperado a coridora albina infelizmente hoje estava morta. Era muito, muito, pequena, e nadava freneticamente contra os vidros e contra o tronco. Talvez o stress tenha motivado esse comportamento. Fiquei triste... O pleco lá anda feliz da vida... Espero que se aguente
  13. Então, UPDATE: hoje ofereceram-me um plecostomus e uma cory albina. Sim, eu sei que o pleco vai ficar gigante. Mas temos um plano de contingência, assim que ele começar a sofrer no aquário, tenho amigos com grandes aquários que o poderão receber. Espero que sobrevivam... a coloração da minha água não me inspira confiança ainda. Detesto pensar que podem morrer por maus cuidados prestados da minha parte. Já foram inseridos com todos os cuidados... o pleco calminho e adorou o meu tronco... a cory, bem, é um bocado suicida e já esbarrou no tronco umas quantas vezes, e já me causou mini-enfartes com a velocidade com que nada direita à superfície. Como agora tenho o aquário com água até à calha superior, pelo sim pelo não deixei-o com a tampa atravessada durante a noite.
  14. Vou ver o que consigo encontrar por Coimbra, de fauna e flora. Embora fauna seja mais fácil de encontrar do que variedade relativamente à flora. Nem que adicione após a inserção dos primeiros habitantes, numa das manutenções. Para já mesmo acho que vou dizer adeus ao areão mais claro, e comprar mais uns quilos do preto. Por opção estética. Acho que ficará melhor, para depois mais tarde adicionar umas quantas pedras na base do tronco onde poderei agarrar os fetos ou as anúbias. Isto realmente apenas com um nano aquário é viciante, apesar de lento. Já ando a olhar para um velhinho aquário de cerca de 30l que está esquecido no sótão, e a sonhar com um plantado (a base é mais comprida, permite algo mais bonito). Infelizmente o meu orçamento não me permite adquirir nada maiorzinho por agora...
  15. Vasco, Muito obrigado por todas as dicas e conselhos. Irei esperar por pelo menos mais uns tempos, até porque não consigo deslocar-me a uma loja tão depressa. Com a água no aquário vai fazer quase um mês, e com adição de bactérias, o ciclo não estará já completo? Tendo por base as fotos, que aconselha relativamente à decoração? Ou inserção de plantas... MUITO OBRIGADO, e peço desculpa mais uma vez pelo abuso, mas aproveito sempre a sabedoria dos mais experientes.
  16. Vasco, Eu percebo pouco das qualidades químicas da água. Que valores devo esperar obter antes de acrescentar a fauna?
  17. UPDATE: Comprei os testes da Sera, daqueles tudo em um, de fita... e: - NO3: 0 - NO2: 0 - gH: >10ºd - KH: 6ºd - pH: 7.5 (o pH da água cá em casa é de 7, portanto nem está muito mal...) Comprei também um líquido que "promete" ajudar a água a deixar de estar mais turva.
  18. Álvaro, fiz esse pequeno teste, e nada, nada de borbulhas. Portanto não será das pedras. UPDATE: Entretanto a água vai ficando cada vez mais turva... e agora também os vidros estão um pouco sujos... Segui os conselhos e comecei a adicionar uns flocos de comida...
  19. Quanto às bactérias, eu sei que fiz asneira, ao limpar o filtro, limpei em água corrente na torneira Não volto a fazer. De qualquer maneira pensei que o Sera Bio Nitrivec ajudasse com as bactérias. Vou fazer isso da comida. Uma questão, posso fazer TPA's enquanto faço o ciclo? Obrigado pela ajuda!
  20. Boas José, Antes demais obrigado pela disponibilidade. Devido ao tamanho estou ainda em estudo do que irei colocar de peixes, exactamente devido ao tamanho. Gosto dos Tetra Neon, mas não sei. Quanto aos caridina japónica, já eram o que pensava adquirir. Aconselha um limpa fundos e/ou limpa vidros, ou o aqua é demasiado pequeno? Cumprimentos, Joana
  21. Boas Paju, Segundo a informação da loja, o tronco já teria sido tratado e bastaria deixá-lo em água uma semana, para que os taninos fossem diminuindo. Os taninos não me preocupam, porque sei que não fazem mal os peixes. Ao limpar o filtro reparei que estavam todos agarrados à esponja e ao carvão, e por isso o filtro parece-me estar a fazer o trabalho dele. O areão foi comprado e bem passado por água corrente várias vezes. Talvez devesse ter fervido. Reparei à pouco que à tona da água, formou-se uma película, parece "gordura". Cheira-me que isto e a água turva terá algo a ver com bactérias. No filtro tem uma esponja e carvão (o que já vinha de loja, uma vez que integrava o kit do aquário). Quanto a produtos, tenho o Sera Bio Nitrivec e Sera Aquatan. Obrigado pela disponibilidade e conselhos.
  22. Saudações a todos, Foi-me oferecido um aquário como prenda de aniversário e estes são os meus primeiros passos na aquariofilia (após muitas asneiras e tentativas falhadas na infância). Ora cá vai: Aquário Aquatlantis Kit 40 Dimensões: 40,5×20,5×37 cm, 25L Iluminação: JEBO JB07 7watt Filtro: TC-200 interior (175l/hora) Termostato: Magictherm 50W 1 termómetro Fauna: ainda nenhuma Flora: Musgo de Java (introduzido no dia 8 de Junho) Decoração: areia de sílica negra e areão mais claro (não me recordo das marcas nem especificações) e um tronco de videira adquirido na loja. Montei tudo e coloquei a funcionar no dia 26 de Maio. Ainda sem o tronco, que esteve a demolhar (em água quente e com trocas diárias de água – sei que o deveria ter fervido, mas não tinha onde o fazer, dadas as dimensões, na falta disso, cada vez que lhe trocava a água, fervia água em vários recipientes, e colocava-o imerso nessa água num balde grande, também já ele limpo). Pelo dia 1 de Junho introduzi o tronco… Quando acordei no dia seguinte, a água estava cor de chá bem escura. Asneira! Voltei ao início. Removi a água do aquário, voltei a demolhar o tronco que desta feita ficou mais uma semana no mesmo procedimento anterior. Entretanto, ofereceram-me Musgo de Java, que agarrei ao tronco, e introduzi ambos no aquário pelo dia 8. Problemas, pH da água a 7.8, quando a água da rede aqui regista habitualmente 7. Pelo dia 10 de Junho adquiri a luz. Fiz uma limpeza dos vidros, tronco e filtro, e fiz uma TPA de cerca de 25% da água. pH registava ainda 7.8. Hoje, dia 14 de Junho, medi novamente pH e já ronda os 7.4, mas a água encontra-se amarelada e turva. Desconfio que não é do tronco, mas não faço ideia o que possa estar a causar esta alteração da água. Agradeço encarecidamente todas as ajudas, dicas, críticas (construtivas) que os mais experientes possam fornecer, quanto à questão da água, sugestões para alterações de equipamento e de peixes a introduzir. Cumprimentos a todos! .png' alt=':biggn:'>
  23. Boa tarde a todos, Sou a Joana Flórido, da zona de Coimbra, e juntei-me ao Fórum para ir esclarecendo as muitas dúvidas que tenho sobre aquariofilia. Estou a dar os primeiros passos com um pequeno aquário de 25L, ainda em desenvolvimento... espero ser bem sucedida, em breve irei apresentá-lo à comunidade, de maneira a obter alguma ajuda. Cumprimentos a todos :D