Olá..  
  
Fiz recentemente umas alterações no meu aqua colocai plantas e uma uma nova iluminação para as conseguir manter, pois só tinha 30w. 
Neste momento tenho 2 problemas: 
  
ALGAS(acho que umas se chamam filamentosas)que se encontram nas plantas e outras que não sei o nome mas estão no vidro. 
  
...por mais que limpe elas não saem do vidro,normalmente limpo com uma daquelas esponjas de lavar a loiça mas tenho medo de o riscar. 
O que me aconselham? 
tambem sei que existem produtos anti algas isso resulta ou há outra solução mais economica e mais eficaz?  
  
...ainda em relação as algas, as que se encontram nas plantas devo cortar as folhas ou limpalas? 
  
 PODAS como podar as minhas plantas: 
  
este é o meu aqua: 
100*30*40 
  
o lado esquerdo ainda não esta plantado!!  
sai muito caro tudo de uma vez  
  
 Echinodorus osiris que acho que não se esta a dar grande coisa pois as folhas crescem amarelas, as de cima estão lindas e verdes as novas que estão a nascer, nascem amarelas não percebo porquê nem sei que fazer..  
  
 Echinodorus Ozeolot red está muito parecida com a osiris mas nesta as folhas nasce aos bocados parece que foram comidas ,só que já nascem assim. 
  
 
  
 
  
estas estão na zona vermelha.  
  
 musgo mini acho que não estou a uzar o melhor metodo para o plantar pois o que tenho no tronco esta a pegar mas o que tenho no chão não está, eu puz directamente no areão será que o devo por numa placa ou coisa do genero como na riccia? 
  
 :D Nymphea lotus Zenkerii  esta tem montes de rebentos muitas folhas pequeninas mas tambem aos bocados   
  
...será que algum peixe as come, eu acho que não pois tinha outras plantas antes e isto não acontecia, e tambem só comem estas 2 a ozeolot e a zenkerii o que acham? 
  
 heteranthera zosterifolia esta depois da alteração da luz esta linda a crescer sem nenhum problema a questão é só como poda-la? 
  
...e como podar todar as outras devo cortar junto ao talo ou noutro lado? 
...e o musgo é só cortar por cima ? 
  
Desculpem tanta pergunta junta mas estou com muitas duvidas  
  
este é o aspecto do meu aquario neste momento: 
    
  
    
  
    
  
  
Obrigada 
  
LenaSerra