naoliveira

Membro
  • #Conteúdo

    31
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por naoliveira

  1. 8 minutes ago, Simão Agostinho said:

    Actualmente, o meu nano aquário de 10 L já só tem um peixe

    No teu caso fazia sem peixes, 10l é pouca água. No vídeo que publiquei ele abordou essa questão, meter, ou não, peixes tem a ver com a dimensão do aquário, 3 ou 4 peixes em 100l, a amónia (e o nitrato que até é mais perigoso que a amónia) pouco afeta os peixes, agora 1 peixe em 10l é bem diferente.

  2. 13 hours ago, Tozé Nunes said:

    Não há problemas para os desgraçados que vão levar com o pico de amónia? 

    Ele explicou porque não havia problema. Se houver poucos peixes, como foi referido, depende do volume do aquário, o pico de amónia será baixo não chegando a afetar os peixes. Vai dar tempo para o filtro criar as bactérias para eliminar a amónia antes que atinja valores que façam mal aos peixes.

    O mesmo acontece quando adicionamos peixes novos ao aquário, esses peixes novos vão criar mais amónia, para a qual o filtro ainda não está preparado, no entanto se forem poucos peixes, e por isso é devemos adicionar poucos peixes de cada vez, vai dar tempo para o filtro se adaptar antes que a amónia produzida seja prejudicial.

     

  3. O home assistant estou a pensar fazer com o Raspberry, assim junot o útil ao agradável (hardware + software 🙂 ).

    Vou ver isso das tomadas nas marcas que indicas.

    Em relação ao teu projeto, onde fazes as ligações fora do aquário, é numa sump?

    Também estás a pensar em usar o filtro UV, eu também estava a pensar nisso, mas ainda não sei bem os parâmetros a usar, os filtros que dão para UV falam em 5w, mas estive a ver um video em que o autor fala em pelo menos 30w!!!!!

    O ESP32 tem entradas analógicas para isso tudo?

  4. Ok, neste momento tenho o arduino programado. mas no futuro estou a pensar trocar pelo RaspberryPi, é mais versátil, dá para a parte eletrónica e parte do software.

    Estava a pensar fazer um servidor web, onde dava para fazer as leituras relativas ao aquário e fazer algumas configurações.

    Como tenho tudo ligado na mesma extensão, estava a pensar também medir o consumo, sabes de alguma tomada que faça essas leituras sem ser nada de muito caro? 🙂

  5. Ok, então vou ficar atento, pois também tenho formação em eletrónica e também estou a pensar fazer um projeto, que deve ser parecido com o teu, e por coincidência o aquário tem as mesmas dimensões e travamento desse que meteste link. 🙂

    No meu caso, estou a usar um arduino e já tenho o código para a iluminação feita, já tenho as calhas feitas e a funcionar, falta-me só a parte da electrónica para interligar o arduino com as calhas.

    Não sei se é um arduino que estás a pensar usar.

     

  6. 19 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

    Ciclo com peixes é completamente desnecessário e para pessoas sem a experiência necessária para o saber fazer,

    Nisto tens razão, basta também adicionar um substrato que solte amónia que ainda piora a situação. E para quem é "maçarico" são coisas a evitar.

    19 hours ago, Tozé Nunes said:

    Podes colocar links do YouTube sem problemas.

    O video é este, por volta do 1:50m ele fala nisso.

  7. @PMarinho, não sei se podemos meter links para o youtbe ou não, se puder eu meto o video em que ele explicava que não havia problema em começar logo com peixes e o porquê de não haver problemas.

    Em relação ao exemplo que destes, se em vez de pintares a sala, pintares só uma parte de uma das paredes, não tens necessidade de estar a fechar a sala, é mais por aí que se fala em meter logo alguns peixes.

    Num aquário de 100l, meter 1 ou 2 peixes não vai estar a stressar os peixes. Do mesmo modo quando adicionamos novos peixes, também temos um período que o filtro tem de se adaptar.

  8. Flaips,

    obrigado pelas explicações, realmente a temperatura já podia ter aumentado, talvez já tivesse o problema resolvido. Vou aumentar agora, aos poucos até aos 28 graus.

    Em relação à idade, tenho o peixe à cerca de 1 ano, não me parece muito velho.

    O branco não parece de cegueira, porque é à volta do olho e não sobre o olho e parece um género de algodão, e está também na barbatana do lado direito.

    Vamos ver o que dá o aumento da temperatura.

  9. Ora bem, depois de meter mais 12 gotas na segunda, deixei de meter o medicamento, e o peixe continua praticamente igual. É normal demorar a fazer efeito ou será outro problema?

    No entanto o peixe continua com um comportamento perfeitamente normal, os outros não apresentam sintomas, ou seja, ainda não foram contagiados, mas gostava de curar este peixe.

  10. @Alvaro SilvaTPA fiz, entre domingo e ontem, 2 de cerca de 40%, devido a umas algas, por aí está tudo ok.

    Agora o filtro, sujo não está, porque tenho uma rede no inflow, mas que há uns tempos (1 ou 2 semanas) com a sujidade entupiu e não me apercebi, só quando o caudal do filtro baixou muito é que reparei e limpei, ou seja, o filtro teve uns dias com o caudal muito abaixo do normal. Nessa altura abri-o e não estava muito sujo, ficou tudo na rede, mas pode ter sido o suficiente para desestabilizar o aquário.

  11. Exato, o eSha 2000 + Exit + gDex (acho que é assim) todos juntos é que devem tratar quase tudo, pelo menos é o que diz a bula do 2000. 🙂

    NO entanto, este Neon também tem a barbatana da parte de baixo meio podre (pelo menos, em relação aos outros, quase não tem barbatana)

    Hoje já meti a segunda dose do eSha 2000, o Neon ainda parece estar na mesma.

  12. Flaips, não sei se viste as imagens que coloquei na meocloud, se calhar a qualidade também não é a melhor. Mas o peixe tem uma camada à volta do olho, que parece um género de algodão, esta camada está à volta do olho e não sobre o olho. Pelas imagens que vi do ictio, não parece a mesma coisa.

     

    Em relação so pH, não dúvido do que dizes, mas quando andei a pesquisar qais os poeixes que podia meter no aquário, a gama de pH que quer os neons quer os guppies aguentavam, era parecida e nem vou mencionar os vendedores dizerem que também não há problema. 🙂

  13. INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :
     
    Dimensões do aquário:
    Comprimento (cm) x Largura (cm) x Altura (cm)
    80 x 40 x 40 (128l)
     
    Volume útil:
    cerca de 100l
     
    Filtro(s):

    Fluval 307 (1150l/h)

    Matérias filtrantes:

    as que vinham com o filtro (menos os carvão aditivado) mais 1l de cerâmica que comprei à parte

    Iluminação:
    Calha LED de 11w 6500k
    Calha DIY com LED 5630 6500k + azuis + vermelhos
     
    PARÂMETROS DA ÁGUA:
    Temperatura da água (ºC):

    24ªC, mas desde dominog até hoje fui aumentado até aos 30ªC

    Termostato Hydor 300W , ligado a um controlador de temperatura

    pH: 7,2
    Amônia: Não meço
    Nitrito: 0
    Nitrato:Estava a 50, mas com 2 TPA de cerca de 30%, ficou em 25
    TPA's (Trocas Parciais de Água):
    semanal cerca de 20l, o filtro é limpo 1 vez por mês.
     
    INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:
     
    Fauna:

    6 Rasboras Espei

    8 Rasboras Harlequim

    3 Tetra Cardinal

    6 Tetra Neon

    3 Coridoras Bronze

    1 Coridora Tigre

    1 Coridora Albina

    2 comedores de algas chineses

    cerca de 10 Guppies

    Aspecto físico:
    Tudo aparenta estar em, só a barbatana que está na parte de baixo é que está "desaparecer" e à volta do olho uma espécide de algodão ou veludo branco
     
    Aspecto comportamental:
    Tudo normal, come, nada com equilibrio, inter age com os outros peixes
     
    Aspecto das fezes:
    Não deteto nada.
     
    Alimentação:

    Flocos da Sera para Guppies

    Granulado para peixes de água quente da Avipeixes

    O peixe doente alimenta-se ou não?
    Perfeitamente
     
    Flora:

    Musgo de Java

    Rotala rotundifolia

    Hygrophila polysperma

    Cryptocoryne wendtii 'Tropica'

    Mais 2 que não sei o nome

    OBSERVAÇÕES:

    A semana passada introduzi os 2 comedores de algas e 4 coridoras (entretanto uma morreu) e no domingo, introduzi mais 2 guppies, 1 macho e 1 fêmea.

     

    Neste link tenho umas fotos e 1 video para se ver o estado do peixinho, as fotos fotam tiradas no domingo e o video feito na quarta.:

    https://ull5hd.s.cld.pt

     

    Andei a pesquisar e parece que se usar eSha 2000 pode resolver o problema, mas queria primeiro ler algumas opiniões de quem tem mais experiência. Fico a aguardar 🙂

  14. O que interessa são os PAR, no entanto poucos são os fabricantes que os indicam, por isso é mais fácil guiarmo-nos pelos Lumen, segundo o site da trópica, e para as plantas que queres, precisas de 20 a 40 lm/l.

    Para os teus 100€, e pela relação qualidade preço, segundo tenho lido, deves ir para umas chihiros, mas espera por mais opiniões sobre calhas.

    Eu estou a fazer uma caseira, que ficará bem mais em conta. 😉

    E é verdade, quanto mais pesquisamos mais baralhados ficamos 🙂