bioines

Membro
  • #Conteúdo

    32
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Feminino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Valongo (Porto)
  • Localização
    Ermesinde

bioines's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Sendo assim estou mais descansada Ainda não tenho nenhum tópico não. Vou deixar evoluir um bocadinho que para já 7 camarões nem se vêm nas fotos e eu sou muito nabiça atirar fotos. Mas um dia destes crio um tópico do gambário! Obrigada pela ajuda =)
  2. Obrigada pela resposta Paulo Eu digo azulada porque em relação às outras todas (que têm aquele tom amarelo esverdeado) acho este tom mais verde azulado, embora acho que se note mais ao vivo do que nas fotos. Mas se pela tua experiência é normal então fico mais descansada. E o facto de ser mais às riscas no dorso do que as outras, também é normal? É só um dos vários padrões que podem ter?
  3. Por muito honrada que me sinta pela hipótese de ter uma camatoa de linhagem real, não acredito muito que seja isso Alguém me sabe esclarecer sobre o assunto?
  4. Não querendo estar a fazer spam, não podem ir dar uma olhada ao meu tópico? Gostava de ter a vossa opinião sobre a red rili que tenho com uma sela azulada, gostava de saber se é motivo para preocupação. O tópico é este http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=228849 e tem fotos! Obrigada Inês Campos
  5. Peço desculpa, mas isto faz algum sentido? Se eles não se dão e mal proliferam - como tu dizes - como é que achas que os mantens nas condições mais adequadas?? E sim, realmente não precisas de aquecimento no aquário, uma oscilação de 10ºC na água é quase nada lol... A diferença é menor entre a temperatura da água do mar em Matosinhos e no Algarve... acho que me faço entender
  6. Olá! Eu sou novata e só tenho Neocaridina Red Rili. Se puderem visitar o tópico que criei sobre uma das minhas fêmeas eu agradecia. É que tem a sela azulada e eu queria que me dessem opiniões sobre o assunto já que não consegui descobrir nada na internet. O tópico é este: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=228849 Obrigada
  7. Olá! Estou a ter a minha primeira experiência com camarões de há cerca de um mês para cá. Para já está tudo a correr bem, adquiri 7 red rilis e na altura eram muito pequenos para distinguir sexos. Entretanto já tenho duas fêmeas ovadas, uma delas desde ontem e a outra há cerca de 2 semanas. Ora acontece que me surgiu uma dúvida e gostava de ter opinião de alguém com mais experiência no assunto. Para já, tenho 5 fêmeas confirmadas (e acho que não vou ter mais, já estão todos a ficar grandinhos), mas enquanto que a maioria das fêmeas têm a sela (e os ovos, aquelas que já ficaram ovadas) daquela cor amarelo esverdeado que se vê nas fotos na internet, uma delas tem a sela azul, ou verde azulado. Isto é normal? Eu sempre achei graça a este porque tem riscas, o que os outros não têm, isto também é normal? Já procurei na net mas não encontro nada sobre o assunto, por isso queria saber se alguém sabe alguma coisa sobre isto. Mesmo os blue rili de que tenho visto fotos online têm sempre os ovos amarelo esverdeados e não azuis. Se entretanto conseguir tirar alguma foto decente posto aqui. Sugestões?? Obrigada Inês Campos Edit: entretanto tirei fotos. Ainda sou um bocado noob a tirar fotos aos camarões por isso desculpem a qualidade. Além disso ela tem zonas vermelhas da carapaça que estão mais claras, eu já reparei que isto acontece antes das mudas e que depois ficam com um vermelho homogéneo e bonito, por isso deve estar numa fase pré-muda. Tem aqui fotos de outra camaroa, antes e depois de ter ficado ovada, para comparação da cor.
  8. Não dizem de que tamanho é o aquário mas parece relativamente pequeno. Sabem que esse peixe chega quase a meio metro de comprimento? http://www.planetcatfish.com/common/species.php?species_id=148
  9. Se a rede tiver malha grossa (buracos grandes) então a água deverá circular bem, por isso se achares mais prático podes deixar com a rede, depois pode dar-te mais jeito quando precisares de limpar o filtro ou isso.
  10. Olha Pedro a questão do sítio melhor para pôr as cerâmicas deve depender do tipo de filtro e eu não sei como é o teu. Mas pela lógica, eu diria que a esponja deve ser o último sítio por onde passa a água antes de ser devolvida ao aquário, para depois da filtração biológica poder haver um pouco de filtração física (ao passar pela esponja) (não sei se me estou a explicar bem). Por isso eu diria para veres por onde é que entra e onde é que sai a água. Se ela passar primeiro pela zona de baixo do filtro e depois sair pela parte de cima, então o melhor seria pores as cerâmicas na parte de baixo e depois a esponja por cima! Mas isto é a minha opinião com base no que eu julgo dos processos da filtração, se alguém tiver uma opinião diferente, que diga! E já agora, só o teste da amónia não te diz grande coisa sobre o estado do ciclo do azoto, porque o facto de te dar 0 de amónia pode ser bom mas também pode ser mau. Apenas quer dizer que a amónia está a ser convertida em nitritos, daí teres 0 de amónia. Mas se não tiveres o teste também para os nitritos, corres o risco de ainda não se terem estabelecido as bactérias que depois transformam os nitritos em nitratos (que são inofensivos). Tem atenção que os nitritos são ainda mais tóxicos para os peixes do que a amónia!
  11. Pedro, como peixes protagonistas do teu aquário posso recomendar ciclídeos anões. Há muitas variedades e muitas delas adaptam-se ao tamanho do teu aquário. São ciclídeos sul americanos como os escalares só que a maioria deles não ultrapassa os 7 ou 8cm e ao contrário do escalar, que se dá bem em cardume, a maioria dos anões dá-se bem em casal, o que se adaptava bem ao teu aquário. É uma questão de veres no fórum na secção dos ciclídeos anões e procurares quais seriam os mais resistentes e indicados para iniciantes, mas garanto-te que são peixes bonitos e com comportamento super interessante.
  12. é amiga e não amigo é matemática simples para calcular o volume do aquário, dá 120000 cm quadrados, o que equivale a 120L. Isso dá o volume BRUTO do teu aquário, claro que o volume útil vai ser um bocado menos que isso porque depois metes o areão e as outras decorações, mas na minha opinião deve descer no máximo para 100L de volume útil!
  13. Está toda a gente a criticar a utilização dos peixes por litro de água, mas atenção que as dimensões do teu aquário não dão 85L, mas 120L! Não sei onde foste buscar os 85L nem como ninguém reparou nisso, mas: 100cm*30cm*40cm=120L
  14. Na minha opinião és o dono de um casal muito bonito! Nas segundas fotos que puseste até se vê o ovipositor da fêmea (ram 1).