Nelson Carvalho
Content Type
Profiles
Forums
Events
Gallery
Downloads
Store
Community Map
Posts posted by Nelson Carvalho
-
-
Boas,
Relativamente ás valisnerias gigantes a resposta é não. A forma de propagação das mesmas é pelas raízes, a partir de uma raiz cresce um "ramo" - deu-me uma branca não me lembro o nome exacto, que cria uma nova raiz. (convem ir cortando este "RAMO". raio que me não me lembro do raio do nome.
Nelson
,
-
Boas,
O peixe pode ter sido comido... (embora alguns vestigos poderia haver)
Dependendo do teu fundo, também pode ter acontecido ele ter sido enterrado pelo "escaranfuchar" dos outros e não dares por ele.
Abraços
-
Boas,
Continua bem vivo este excelente tópico,
deixo aqui mais uma, sei que estamos na Páscoa, mas só agora tive tempo de ver as fotos que andei a tirar pelo Carnaval
Abraços
-
explica la isso se faz favor é que nao sabia nada disso
Boas,
Esses belos peixinhos que eu tanto adoro, são peixes territoriais. Quando se juntam, principalmente em aquários de pequenas dimensões acaba sempre apenas por resistir um. Mas esse também vai crescer e o aquário do nosso colega, depressa vai ser pequeno para ele.
Os CAE adultos, poderão atingir os 20/25 cms...
alguma info suplementar ... aqui
Um abraço
-
... 2 comedores de algas chineses
eles limpam isso tudo
Boas,
No aquário dele 2 desses vai resultar na morte de um deles, mais tarde ou mais cedo. Não aconselho, expriência própria.
Um abraço
-
Boas,
Depende da fotografia e do trabalho final que quero, mas de um modo geral trabalho a fotografia no lightroom e photoshop (este ultimo praticamente para colocar molduras.
Se usarmos bem os softwares que dispomos e que conseguirmos melhorar um dado registo que tirámos, porque não fazer?...
Um abraço
-
Boas,
Qual é o setup do aquário?
As TPAS resolvem quase sempre o problema de nitratos altos, faz TPAS de 2 em 2 dias enquanto o valor estiver alto, que em meias duzia de dias tens o problema resolvido.
Abraços
-
mais uma...
Um abraço
-
não sou crack, não sou sabichão, não fui ofensivo, não chamei nomes a ninguém, apenas não concordei com a tua opinião e disse o porquê.
Penso que tu agora é que escreveste algo que não faz jus a este fórum. Isto é um fórum que serve para opiniões e entreajuda. Sempre que dei opiniões erradas fui e sou pessoa para o admitir, nunca precisei de ser ofensivo com quem quer que seja. Sempre disse e se leres que o que a a aquariófilia tem de bom, é podermos divagar no modo que tratamos os nossos aquários, e pedi antecipadamente desculpa se te estava a interpretar mal.
A minha participação neste tópico fica por aqui.
Melhores cumprimentos
-
Olá, desculpe a demora na resposta.
Certissimo. Os filtros devem ser limpos sempre com água retirada do aquário para que se mantenha a maior quantidade possível de bactérias essênciais.
O que escrevi sobre a limpeza de filtros alternando com as TPA é apenas uma sugestão.
Desta forma, julgo que anulamos menos dessas bactérias essênciais.
Sugiro tambem que nessas TPA, se faça uma limpeza do fundo antes de fazer a troca, "sinfonando" a água com material apropriado, que muitos chamam "aspirador".
A água nova já tratada (por ex. com Aquasafe), repousada umas 24h antes, que por sua vez entra no aquário deverá ter a mesma temperatura e valor de PH da água que já tem para que os peixes não sofram as diferenças.
Sobre a periodicidade da TPA, para quem não sabe, depende da dimensão do aquário e do número de peixes.
Há quem faça contas assim : 1cm de Peixe = 1 litro de áqua.
Em aquários menores, a estabilidade é menor e a TPA deve ser mais regular. Em aquários até 200 litros, deve-se trocar 15% quinzenalmente.
Acima de 200 litros a estabilidade é maior e podemos prolongar o tempo entre TPA, porém devemos trocar mais água, entre 30 a 35% mensalmente.
Em aquários super-populados, as TPA devem ser mais regulares mas com menos quantidade de água trocada, de maneira a que no espaço de 1 mês, a quantidade de água trocada seja a mesma que seria feita mensalmente.
Cumps,
JL
Boas,
Há por ai uma ideias quanto a mim algo confusas de informação dispersa que leste, claro está que o que a Aquariofilia tem de bom, é podermos divagar relativamente ao modo que tratamos os nossos aquários, mas desculpa se estou errado, essas tuas ideias me parecem o amontoar de informação e depois mal assimilada ou explicada, e passo a explicar o meu ponto de vista.
O que dizes sobre as TPA's, primeiro parecia um verdade mais que natural, óbvia que toda a gente fazia e agora dizes que apenas é um sugestão tua. Sinceramente não vejo que a tua sugestão traga algo de positivo, mas é uma sugestão, apenas acho que o deverias ter logo dito no primeiro post ao invés de teres deixado a ideia que era uma coisa óbvia que toda a gente fazia.
Na forma de cálculo para a quantidade de litros de uma TPA e periodicidade, é a primeira vez que leio 1cm-1 litro água. e não vejo como podemos calcular, ou seja se tivermos 30 cms de peixe e 30 litros, devemos mudar a água todos os dias, todas as semanas ou todo o mes?
não estará a fazer confusão com o nº de peixes aconselhável no aquário?
Para se saber a periodicidade e quantidade de uma TPA, nada melhor que o teste de nitratos e amonia para conhecermos o ciclo biologico do nosso aquário.
Não me leves a mal as "contra opiniões", mas são apenas isso, opiniões.
Um abraço
-
... e nas trocas parciais de água (TPA) não limpe o filtro.
Quando limpar o filtro não faça troca de água.
(provávelmente está informado sobre isto, apenas deixei a minha dica.)
Em tudo o que li aconselha-se a que se limpe o filtro com água proveniente de uma TPA, e por isso sempre que tenho que limpar o filtro faço também uma TPA.
Podes explicar um pouco mais o porquê de não se dever fazer tal?
Um abraço
-
Boas,
essa discussão já é antiga e há quem ache que há essa necessidade (a de por a água no recipiente ou por produtos género aquasafe). Pessoalmente e pela expriência que tenho tido, e conversas com outras pessoas, num aquário com a população que estamos a comentar, não me parece que a quantidade de cloro que possa estar numa água de TPA venha fazer o que seja que for. è apenas a minha opinião. Claro que se ao tirarmos um copito de água esta estiver branca branca, algo está mal, mas ai acho que nem existe aquasafe que nos safe.
Relativamente ao que disseste da toxidade a longo prazo não entendi. Mesmo que o cloro entre no aquário este vai ser libertado ao longo dos dias, quando existe problemas de toxidade é no imediato, ou não?
è apenas a minha opinião
Um abraço
-
Olá,
esses neons com ph a 7 não devem andar muito felizes.
Entretanto relativamente aos guppys, e aconselhando-te a verificares valores de amonia e nitratos, verifica se o CAE e o pleco não andam a ter comportamentos territoriais (normalmente so implicam com outros das suas especies, mas...as barbatanas dos guppys andam a desaparecer né?)
Que comida dás?
esse tetra aquasafe normalmente é mera proforma, analisa a tua agua da torneira. e verifica se precisas mesmo dele.
o aspirador de fundo, uma mangueirita com 0.5 / 1 cm diametro, com uma redezita numa ponta e voilá...
Um abraço
-
Infelizmente nao sei meter as fotos com o tamanho original.
oi,
acima de tudo os caminhos é que estão errados, tu tens os caminhos das thumbanails e não das fotos propriamente ditas...
o código é ...
[ img ]http:// img210.imageshack.us/img210/9017/bekasow7.jpg[ /img ]
sem espaços
Um abraço
-
Belissimo retrato, adorei as cores, pena a pequena não estar em outra pose....
Boas, é a pose não ficou exactamente como imaginei, não queria um perfil e também não queria de frente, foi iventar um pouquinho.
aqui deixo mais umas que acho terem ficado engraçadas...
nesta reparem bem o que está a acontecer...
Um abraço
-
A ideia básica e correcta é esta: amónia ---> nitritos ---> nitratos.
yeap, tens razão, e para não haver mais equívocos e quem leu isto poder ler um pouco mais sobre o ciclo, acho que é interessante por aqui este link
obrigado Ricardo pela correcção.
Um abraço
-
Boas,
relativamente ás TPA, é já um assunto em muito discutido no fórum, tanto relativamente a se por agua directa da torneira, como á sua quantidade. Muitos são os que defendem que não faz mal algum a água directa da torneira outros o contrário. Na minha opinião não é o cloro que está na torneira (desde que não seja daqueles dias que a água esta branquinha branquinha), que vai matar a maioria das especies, pois passado algumas horas da agitação provocada pela filtração da agua, o cloro foi-se...mas são opiniões. (o Luis Fortunato - sorry Luis estar a referir-te sem autorização - que é uma pessoa que aqui no fórum digamos que sabe o que diz , chega a fazer de 75% directa da torneira, e acho que nem por isso ele passa a vida a gastar as economias a comprar peixes)
Relativamente aos testes, não confies em ir fazer os testes ás lojas, faz tu mesmo os testes. a regularidade deles agora deve ser bastante ou seja, eu aconselho-te a fazer uma tpa de 50% e no dia a seguir medir os valores de nitratos, se eles estiverem abaixo do 40, deixar passar um dia e testar, quando eles atingirem mais que 40, mais uma TPA. Vais fazendo isto até teres os nitratos durante uma semana abaixo dos 20ppm (mg/l), podes ir entretanto testando amónia, no entanto, esta será muito variável, e sem estabilizar nitratos, ela vai andar sempre ao de cima. Nitritos, não testo no inicio..
A ideia básica é esta, nitritos transforma-se em nitratos e nitratos transformam-se em amónia (esta sim bastante tóxica para os peixe).
A ideia é conseguirmos estancar os nitratos, ou seja que estes sejam em numero que consigam ser consumidos pela nossa flora e fauna. se conseguirmos isto temos o nosso aquário no bom caminho.
Ter muitos peixes como tu tens o que é que provoca, excesso de nitritos > o que provoca excesso de nitratos, e por consequinte...amonia...ciclo lixado de interromper, mas quanto a mim possível, com alguma insistência e paciência.
Acho que á excepção de terem muitos peixes inda não cometeste assim tantas asneiras..
Eu já tive um aquários de 30lts / 40 lts e agora tenho de 54lts e consigo os ter estavel, com algum trabalho e dedicação, mas consigo, tenho a certeza que também vais conseguir.
Um abraço e boa sorte
-
Boas,
Picos de amónia...é o que tu andas a ter.
O melhor a fazer é TPA. Compra os testes de nitratos e amonia, pois agora vais precisar de controlar esses valores.
Também tens aí uma caldeirada de peixes que não devias ter , pesquisa pelas condições necessárias aos teus peixes AQUI OU AQUI, ou noutro link que queiras:)
O setup que normalmente se deve dizer é:
Data de montagem:
Dimensões:
Volume:
Iluminação:
Substracto Tipo/Quantidade:
Aquecimento/Refrigeração:
Peixes:
Plantas:
Manutenção:
Parâmetros:
pH:
Nitratos:
Nitritos:
Amónia:
Ferro:
etc...
Decorações:
Observações:
aqui há informações não essenciais, mas fica aqui a deixa, pois ao que parece desde 18/07/2007 ninguém do fórum montou aquários, será?... fichas pessoais
-
Em relação ao Peixe 1 o nome técnico não é um Gyrinocheilos Aymonieri ??
E este peixe cresce assim tanto e é assim tão agressivo como a IsaGanhão diz??
sim
e sim, ele é bastante territorial, não se dá bem com corys, cae, sae, ...
Um abraço
-
Boas,
Relativamente ás plantações, o truque que uso é juntar dois ou três pés da mesma plantinha com uma linha(*) ou fio de pesca, assim é mais fácil as plantas não se desplantarem.
* é a melhor opção, pois passado uns tempos a linha parte-se e fica só lá a raiz já desenvolvida
um abraço
-
Boas pessoal,
Mais um contributo.
Um abraço
-
Ora Viva novamente,
então temos...
barbo cereja - aprecia água ligeiramente acida
neon - aprecia água ácida
botia palhaço - aprecia neutra
guppy - aprecia águas alcalinas
limpa vidros e limpa fundos não são espécies de peixe, tenta descobrir que peixes exactamente são.(www.fishbase.org ; http://www.aquariofilia.online.pt/default....e=galeriapeixes entre outros...)
Já dá para ver que tens peixes incompatíveis no aquário o que pode originar problemas futuros, vais ter que optar por uns ou outros, ou então arranjares o meio termo e ver como se habituam os teus peixes.
Por um peixe apreciar águas alcalinas, não quer dizer que morra em águas ácidas, apenas há mais probabilidades de não estar bem.
Pedras calcárias o mais fácil é ires á praia e apanhares umas conchitas, não são pedras mas serve.(se não gostares de ver conchas no aquário, podes partir as conchitas e colocares as mesmas no filtro).
-
...Já agora que frequência têm as TPA's?
Depende do setup do teu aquário, deves testar nitratos e amonia e perceber a frequência de TPA que precisas de fazer. Normalmente uma TPA semanal de 20/30% é suficiente para a maioria dos aquários, mas mais uma vez te digo que depende do teu aquário e dos livros que lês...
.. e se devo adicionar algum produto à água nova?.Eu não uso, água directa da torneirinha...claro que na minha zona permite isso, raramente existe concentrações de cloro anormais e quando existem dá para topar antes de por a agua no aquário.
-
Olá,
Bom, o problema deve ser mesmo do pH baixo, e para o fazer subir é preciso primeiro que tudo saber quais são os outros peixes que tens, pois primeiro temos que saber se fazer subir o pH é a melhor solução.
Para subires o pH tens (na minha óptica) duas hipóteses:
- Medes o pH da água da torneira, se este fôr elevado (7... 7,5 ...), podes fazer subir o pH facilmente com uma TPA forte. Depois há que perceber o que tens no aquário para o pH baixar (se é que isso acontece);
ou
- Metes umas pedras calcárias dentro do Aquário, estas pedras também fazem subir o pH;
O pH óptimo para guppys é acima de 7,2
Espero ter ajudado.
Valisnerias Ajuda
in PLANTAS
Posted
isso mesmo, tks