fwwf

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por fwwf

  1. 13 minutes ago, Pedro M Costa said:
    • Caro fwwf as algas castanhas normalmente são sintoma de pouca iluminação ou iluminação fraca (espectro insuficiente), para acabar com elas recomendo uma tpa de 30 a 40% e aumentar as horas de luz e intencidade bem como adicionar um comedor de algas chines ou equivalente que não danifique as plantas. 

    Obrigado, por acaso agora fui pesquisar melhor e verifiquei isso, devia ter surgido por excesso de nutrientes (não tenho plantas ainda)

    Imagens:

    https://imgur.com/a/oQz6c

    Antes que questionem o radiador que aparece atrás do aquário está desligado e nunca é ligado

  2. Bom entretanto com adição de mais uma fêmea à primeira vista acalmou...Agora tive um pequeno boom de algas castanhas (vou assumir que é isso dado que tenho o granito cincento quase todo com um tom acastanhado.
    Reduzi a luz para metade, e vou fazer tpa, e tenho ver plantas, provavelmente blyxa japonica se enontrar aqui na zona.

  3. Boa tarde,

    Passado alguns anos voltei a montar o meu aquário e já com a ciclagem feita coloquei de início (para não iniciar ja com muitos) um guppy macho, uma fêmea e um otto.
    Acontece que reparo que a fêmea tem um comportamento agressivo e "ataca" o otto e por vezes até o guppy macho. É normal? Posso fazer algo para melhorar ou posso ignorar que lá se entendem?

     

    Setup:
    Aquário 60x30x30 (54l brutos)
    Filtro interior de 380l/h
    Termostato 100W
    Iluminação 4 x lâmpada led 6400k 806lm (total 3224 lm)
    cascalho preto de baixa granulagem e pedras graniticas

    Fauna:
    2 guppys
    1 Otto

     

    Manutenção:
    TPA semanal de 12L (com adição de tratamento na água nova e lavagem do filtro com água do aquário)

     

    No futuro pretendo juntar alguns tetra neon, mais alguns guppys e realizar plantado com "cuba" (juntando CO2 DIY e adubagem líquida para as plantas)

    Desculpem se é uma questão demasiado "noob" mas sou iniciante e prefiro perguntar a fazer asneira.
    Obrigado

  4. Boas,

    Se estás a falar dos testes de tira que altera a cor não há razão para não serem fiáveis dado que aqui é uma reacção química com um composto que altera de cor com o pH, logo não há por onde falhar. Por outro lado tens os equipamentos de medição electrónicos que esses aí já poderás ter problemas com calibrações, más medições e assim, mas também nunca comprei nenhum.

  5. Boa noite, obrigado pelos conselhos.
    Pois a questão das fêmea morta aconteceu, pelas contas devia estar quase e ela andava muito "parada" em cima do filtro ou junto ao termostato durante o momento de luz apagada. Coloquei-a na maternidade e não parecia agitada nem nada, no outro dia acordei e esta morta no fundo da maternidade. Entretanto o macho andava em volta da maternidade (antes andava sempre junto a ela a perseguir) e depois de ela morrer tem períodos de muito parado e outros de muito agitado.

     

    Outra coisa que reparei foi os pequenitos que tavam na maternidade começaram a morrer de um dia para o outro, tentei tirar e voltar a submergir a maternidade não fosse falta de agitaçao e oxigenaçao ou qualidade da água dentro da maternidade mas não resolveu, acabei por tira-los para fora, sobreviveram 2 deles todos pois mal sairam antes de conseguir esconder-se nas pedras foram comigos alguns. Agora já só lá está um mas aos dias que foi penso que resiste.

    Tenho feito TPAs de 10l de semana a semana (esta semana não comeram muito e acumulou um pouco de comida no fundo mas com a TPA limpei antes que degradasse e prejudica-se o ecossistema).

  6. Muito obrigado pela ajuda, em relação à calha 45w (estou a fazer com lâmpadas economizadoras penso dar para a "cuba"), entretanto ainda só tá com 15w provisoriamente mas também ainda tenho a cuba a propagar emersa. e não pretendia ter mais flora além da "cuba" e blyxa japónica.

     

    Não tive ainda nenhum problema com algas nem velas sequer mas tenho tido cuidado para alimentar 2 vezes por dia e pouco para não acumular comida no fundo que depois é deteriorada.

     

    Em relação à guppys já li que sim que é tipo "coelhos" do mar, está com uma barriga enorme e no inicio da semana vou colocar na maternidade (ainda com os outros que nasceram dia 18 de Agosto) para não ter problemas de nascerem como da ultima vez no aquário e serem alguns comidos, tenho notado é que anda perto do termostato principalmente quando está a luz apagada ou então parada em cima do filtro.O aquário está a 27ºC.

     

    Em relação à população a mais faço questão de quando estiverme com tamanho para retirar da maternidade oferecer/trocar em loja de aquariofilia pois queria ter 5 ou 6 guppys, 5 ou 6 tetras neon e um limpa fundos como fauna apenas, nada mais que isso dado ter um aquário de 54l.

     

    Gostava de uma opinião do limpa fundos/vidros a colocar junto dos tetra neon e guppys?

  7. Boas noites,

    Como referi no tópico acima a guppy lá teve os filhotes dia 18...Estamos agora dia 1 de Setembro e ela já está com uma barriga enorme e já começa a ter aquele ponto meio preto a aparecer...é normal ser assim logo de seguida estar prenha outra vez?, é que está mesmo enorme, bem mais do que quando a comprei e ela teve os filhotes.

  8. Boa tarde,

    Antes de mais chamo-me Fábio, sou iniciante nestas actividades. Já possui aquário montado a fazer o ciclo do azoto e tentar iniciar plantado com "cuba" mas acabei por parar antes de introduzir peixes devido a mudança de residência inesperada (era estudante).

    Agora decidi voltar ao bichinho da aquáriofilia, possuindo o seguinte equipamento:

     

    Setup:

    Aquário DIY 60x20x30 (54l brutos)

    filtro 380l/h

    termostato 100W

    Substrato inerte preto com baixa granulometria
    rocha granito, faltando uma do lado esquerdo (dado viver numa zona de rocha calcária fui buscar granito a desperdício de uma empreza de mármores e foi escacilhada para não estar polida)

    Tampa com iluminação DIY com 3 lampadas E27 15W 6400K (total 45W) e fotoperíodo de 8h (ainda por acabar, tá com outra iluminação por pouco tempo)

     

     

    Fauna:

    Por enquanto tem 2 guppys (um macho e uma fêmea) e hoje para minha surpresa, tive de ir comprar uma maternidade pois vi 3 alvelins pelo aquário (entretanto escondidos nas pedras mais alguns tenho no total 11 alvelins)

     

     

    Flora:

    Hemianthus Callitrichoides "cuba" que tenho a propagar emersa (da ultima vez o pouco que tive emerso resultou muito melhor) e depois de ter uma quantidade razoável é para colocar no aquário (juntamente com CO2 químico DIY)

     

    Estou também a pensar colocar Blyxa japonica atrás das pedras, a minha questão é se isso não interfere com a filtragem ou o termoestato na posição em que os tenho.

     

    O que aconselham em termos de posicionamento do filtro e termostato?

    Que acham do layout actual, devo colocar mais pedras, mais para o centro ou está bom assim?

    Muito obrigado e deixo algumas fotos (a qualidade não é a melhor, foi com o tlm):

    2_zpsc38bc180.jpg

    1_zps6bacaa68.jpg
  9. Pelos vistos com o CO2 caseiro e alguma espera noto algumas mudanças....novas folhas de "cuba" ao lado das folhas antigas como que "podres" penso que o que referi que se estava a falar era a fase de adaptação da planta ao aquário.

    Mantive uma cultura c alguns pedaços de cuba na forma emersa caso a do aquário não se adaptasse e morresse e está a evoluir muito bem por incrível que pareça sem tratamento nenhum em especial (praticamente nada de tratamento...XD)

  10. Boas,

    Já tenho a iluminação definitiva DIY e enquanto e CO2 com leveduras (fermento padeiro).

    A planta ( Hemianthus callitrichoides "cuba") estava a ficar com as folhas um pouco amareladas aos poucos e assumi que dadas as suas necessidades fosse falta de CO2, estou correcto?

    Obrigado pela ajuda

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/62/20120203201910hdr.jpg/

     

    CO2

    http://imageshack.us/photo/my-images/513/20120203201503hdr.jpg/

  11. Bom Dia.

     

    Minha Opinião:

     

    - Acho a pedra muito grande, prefiro pequenas e em maiores quantidades.

    - Pedras ficam melhor enterradas no substrato, dá um efeito mais natural.

     

    Troncos, estás a pensar em colocar?

     

    Só vais usar essa flora?

     

    - se usares, sempre podes tentar fazer algo como um "Iwagumi".

     

     

    cumps.

    Hugo Oliveira

     

     

    Por acaso tinha também já pensado em colocar umas pedras mais pequenas e akela ou parti-la pa ser mais pekena ou enterra-la um bom bocado.

    Em relação aos aquários tipo "Iwagumi" já tinha vsto alguns e era o que gostava, apenas nunca encontrei o nome e não era tão fácil a pesquisa, agora já sei.Muito obrigado pelas dicas, na próxima semana quando for a casa (sou estudante em Aveiro e só vou a terrinha ao fim de semana) já trago as dias rochas para colocar e fazer uma alteração no layout.

     

    Cumps.

    Fábio Ferreira

  12. Boas.

    Já há alguma tempo que estou registado no fórum e ate cheguei a criar um post c o setup previsto, tive uns imprevistos e o projecto ficou em standby quase um ano.

    Finalmente com o aquário montado e plantado e faltando algumas coisas mas que rapidamente serão colocadas.

     

    Aquário 60x30x30 DIY (54L brutos)

    Filtro interno 380L/h e termostato 100W

    Substrato fértil JBL AquaBasis plus

    Substrato inerte preto com baixa granulometria

    rocha granito, faltando uma do lado esquerdo (dado viver numa zona de rocha calcária fui buscar granito a desperdício de uma empreza de mármores e foi escacilhada para não estar polida)

    Tampa com iluminação DIY com 3 lampadas E27 15W 6400K (total 45W) e fotoperíodo de 8h (ainda por acabar, tá com outra iluminação por pouco tempo)

    CO2 químico DIY (ainda por fazer)

     

    http://desmond.image....jpg&res=medium

     

     

    http://desmond.image....jpg&res=medium

     

     

    Flora:

    1- Hemianthus Callitrichoides "cuba"

     

    Fauna (futuramente após ciclagem):

    Alguns tetra neon (paracheirodon innesi), guppys e possivelmente Red Cherrys (quantidades tendo sempre em conta a relação 1cm peixe por litro de água)

     

    Gostava de saber a vossa opinião acerca deste setup, erros ou coisas a melhorar pois como me estou a iniciar gostava de ouvir as vossas opiniões mais experientes.

  13. Eu percebi o calculo, o que quis dizer é que nesse mesmo post diz também, mais à frente, para dissolver 1 litro de cloro em 2 de água. Parece-me que falta explicar melhor o que se entende num e noutro porque dá a entender que no segundo caso tem 3333 vezes mais cloro que no primeiro.. algo esta mal.

     

     

    Sim parece um pouco abusiva a quantidade que referem nesse segundo caso.Té porque lixivia pura já é o que é e eles com essa quantidade de cloro vão obter algo cerca de 10 vezes mais concentrado que lixívia.

  14. Ainda não tinha visto esse post mas tinha visto um outro com a mesma informação.

     

    Mais a baixo diz também 'adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água'... e foram estas duas informações que me confundiram.

     

    33ml de lixívia para 10L parece-me pouco (mas talvez seja erro meu) e 1 litro do que quer que seja em 2 litros de água parece muito :P

     

     

    Eu simplesmente fiz as contas para o que estava referenciado no tratamento de cloro (demorava 18 dias), não faço a mínima ideia se a quantidade de cloro lá indicada é ou não a correcta, apenas calculei o equivalente em lixívia.

  15. Queria usar também o cloro porque vou ter muita dificuldade em ferver um tronco deste tamanho e portanto queria usar os outros dois métodos para depois não ter surpresas.

     

    Entretanto encontrei este link muito interessante: Hipoclorito de sódio e cloro líquido são a mesma coisa?

     

    Portanto parece-me que se confirma o que desconfiava. Cloro líquido e lixívia são ambos uma solução de hipoclorito de sódio!

    A haver diferenças será apenas na concentração mas como é para dissolver é só uma questão de acertar a dissolução.

     

    Agora falta apenas saber qual a concentração em que costumam usar o cloro ativo.

     

     

    A lixívia possui como agente activo o hipoclorito de sódio (que é exactamente o que compras como sendo cloro por exemplo para tratamento de piscinas), mas uma concentração baixa (menos e 5%), o que podes fazer é sabendo qual a concentração do cloro a que se referem fazeres os cálculos para utilização e lixívia mas acho que não seja necessário algo muito preciso pois é para tratamento de tronco, é uma utilização aproximada.

     

    Segundo um tópico aqui do fórum ( Tratar tronco )que refere o uso de 1mL de cloro activo por 10L de água para um tratamento apenas com cloro, considerando a lixívia que utilizas cm cerca de 3% de agente activo deves colocar 33mL de lixívia por cada 10L de água.

  16. Boa tarde,

     

    antes de mais não sou nenhum pró, neste hobby, mas a ideia que tenho é que o facto de ainda não teres o termóstato a funcionar não é grave, mas pelo que li quando montei o meu aquário é que quanto mais quente tiver agua mais depressa as bactérias se multiplicam e mais depressa é feito o ciclo.

     

    de qualquer forma aguarda opinião de quem entende mais do que eu...

     

    cumprimentos

     

     

    Isso do quanto mais quente melhor é um pouco relativo pois tal como os peixes também as bactérias têm uma temperatura óptima de sobrevivência e proliferação, temperaturas demasiado elevadas ou baixas também poderão matar as bactérias, embora acho que com o termostato consigas atingir essas temperaturas nem as temperaturas atinjam valores mínimos sem o mesmo.....XD

  17. Sou novato e nada comparado com alguns prós daqui. A única coisa que conta é a minha (curta) experiência com um aquário de 60L que tenho neste momento e, nesse aquário, tenho o filtro montado EXACTAMENTE da maneira como está no desenho.

     

    Resultados a fim de 2 meses:

     

    Dejectos, sujidade, impurezas, comida, restos = 0

     

    O filtro é um eheim ecco pro (500l/h), utilizo areia fina branca e mesmo com flauta, aquilo acaba por arrastar a areia do lado esquerdo para o lado direito. Aumentei a furação da flauta e consegui reduzir a corrente de tal maneira que já não move a areia mas os dejectos e outros restos acabam por desaparecer na mesma. Claro que já não é tão depressa como quando tinha a flauta em configuração normal mas mesmo assim, todas as manhãs a areia está limpa.

     

    Claro que isso também só se consegue se tivermos corydoras ou outro peixe de fundo que levante a sujidade para que o filtro possa fazer o serviço apesar da corrente estar à favor.

     

    A técnica da entrada do filtro estar do lado oposto da saída só faz sentido para mim em aquários muito compridos e com pouca filtragem. Se eu fizesse isso no meu aquário (e até experimentei no início), a sujidade vai toda para o canto oposto da entrada do filtro. Essa técnica não resulta com filtragens sobredimensionadas ao aquário. Mesmo reduzindo o fluxo para metade no meu filtro, podia ver-se perfeitamente a corrente bater no vidro oposto, descer até ao substracto e ir em direcção à entrada do filtro.

     

    Meus dois cêntimos de euro.

     

    Claro que não deves acreditar nem em mim... testa por ti mesmo e diz-nos quais os resultados. Cada caso é um caso e pode até depender da configuração do hardscape. Não deve ser dificil pegar na flauta e mudá-la de sítio ou então a entrada do filtro... em 24/48h sabes o resultado.

     

    Abraços

     

    Tony

     

    PS - até quando dou granulado aos meus peixes, consigo ver o circuito da corrente... o granulado vai a boiar da direita para a esquerda, mergulha e depois desloca-se, mais lentamente, por cima da areia, da esquerda para a direita. As poucas migalhas, se sobrarem, vão-se alojar a 5-10cm da entrada do filtro (já que esse fica ao canto traseiro). Uma rabanada de uma corydora e é tudo sugado.

     

     

     

    Não te esqueças que tu tens uma relação de mais de 8x o volume do teu aquário por hora enquanto que ele tem pouco mais de 4x (tu tens quase o dobro), e para um maior caudal de filtragem existe uma maior corrente criada pelo filtro e se fizermos uma comparação rápida tu estás a deslocar um pouco mais do que água que o dele desloca mas num aquário que tem pouco mais de metade do tamanho do dele.

     

    Quase que se pode dizer que vai criar um efeito 2x mais notório no teu caso pois tens o que seria equivalente para o aquário dele de um filtro com cerca de 850l/h

  18. Boas,

     

    Tenho um aqua de 100L (assinatura).

     

    O solo do aqua, está constatemente coberto de porcaria, restos de planta, de folhas, dejectos, etc... Isto apesar de sifonar semanalmente.

     

    Procuro as causas disto, mas acredito que um dos motivos, seja a falta de circulação de agua ao nível do solo.

     

    Qual a melhor forma de colocar a circulação de agua, num filtro externo?

     

    Eu tenho a entrada de agua, no lado oposto da flauta. Aqui neste topico, é sugerido o oposto:

    topico original

     

    med_gallery_25293_2149_8859.jpg

     

    Eu não sou nenhum expert mas penso que esse esquema só funcionará caso o fluxo que entra de água for elevado (tipo so c uma saída, sem ser flauta) porque com a flauta a movimentação de água vai ser pouca e essa corrente poderá criar por exemplo só até meio do aquário, ao colocares em lados opostos caso tenhas elevada corrente provavelmente vais estar a aspirar a água que acaba de ser introduzida mas penso que com flauta a corrente não é muito elevada e assim o sistema será mais eficaz com a entrada e saída em lados opostos.Mas como disse não sou nenhum expert e posso tar a dizer uma barbaridade.

  19. Boas, sou novo aqui pelo forum, mas gostaria de aprender mais, com todos os conselhos e dicam que me possam dar.

    outro dia passei no monsanto e estava lá uma arvore caida, e as raizes da árvore estavam visiveis.

     

    Começei á procura e eis que encontrei algo que me podia insterresar para o meu aqua.

    Sei que nem todos os troncos ou raizes, podem ser colocados no áquario e até os que se pode tem que ser tratado primeiro.

    A mminha questão é?

     

    -Alguem sabe que arvore é?

    -Será que depois de fazer um bom tratamento ao tronco posso usá-lo no meu aqua?

     

    desde já obrigado a todos pelas dicas e ajuda.

    :thumbup3:

     

     

    Convém meter fotos para identificação e em relação ao tratamento basta fazeres uma pesquisa rápida no fórum sobre troncos que encontras logo tópicos muito bons sobre o assunto.

  20. Boa noite

     

    O meu substrato encontra-se totalmente esgotado de nutrientes, as plantas começaram a morrer, usei fertilizantes mas não é o suficiente para ter o aquário como já tive um dia, assim decide dedicar-me à mudança TOTAL do substracto. Gostaria de saber a quantidade de substracto que aconselham para um aquário de 250 L e quais as melhores marcas.

     

    Obrigada pela ajuda

     

     

    Eu não sou especialista nem nada do género mas pelo que tenho lido nesse caso não seria benéfico colocares daquelas pastilhas fertelizantes que evitaria que destruisses todo o aquário e teres que refazer tudo, a não ser que queiras experimentar um novo layout.

  21. eu tenho o meu a pouco mais de 3cm do "chao" e uso areia de rio mesmo muito fina e nunca notei nada

     

    E a capacidade e muito elevada?....É que o meu tem um débito 15x a capacidade do aquário....mas em principio vou hoje tentar trocá-lo por um com débito cerca de 300l

  22. Boas estes filtros internos trazem sempre um regulador de fluxo mas por experiencia propria antes mais que menos. :thumbup3:

    Uma boa filtragem é essencial para um aquario ajuda a manter a qualidade da agua e no teu caso é benefico...

    Não faz mal um fluxo forte se vires que esta demasiado reduzes ou direccionas para um local morto (canto do aquario) :scarerun:

    Uma boa movimentação à superficie ajuda a oxigenação da agua...

    Espero ter ajudado

     

    eu só tenho medo de como fica a cerca de 5cm do fundo do aquário e não possui controlo do débito que ao sugar a água me vá criar demasiada corrente no aquário e me "arras-te" o substrato, que me altere a disposição do mesmo ou prejudique a fauna ou flora do aquário pois à saída este possui uma espécie de "chuveiro" logo a pressão será dividida pelos vários buracos à saída.