chivite

Membro
  • #Conteúdo

    6
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

chivite's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Viva, Efectivamente não utilizei nenhum medicamento. O que achei estranho foi ser somente o betta a sofrer com a artemia e os restantes peixes não terem qualquer alteração pelo menos a nível físico. Mas como em tudo na vida, cada caso é um caso. Este resolveu-se na parte da alimentação abraço e obrigado uma vez mais
  2. Viva, Segue uma foto (um bocado desfocada) tirada hoje após 10 dias da abertura do post. O Betta recuperou a cor azul a 100% e nem dá para perceber que em tempos teve meio corpo todo branco como podem ver na primeira foto. A minha solução para já foi deitar a artémia fora e vou ver se hoje compro uma nova, continuo a suspeitar pelo formato dos cubos, que a artémia foi descongelada e voltou a ser congelada, o que pode ter dado cabo do alimento. Desde já obrigado pela ajuda e pelas dicas que foram dadas ao longo do post, assim vale a pena =D Obrigado!
  3. Viva, segue um update. Tinha um ligeiro feeling que o problema podia ser da Artémia congelada, pois foi logo a seguir a ter posto um cubo que as manchas apareceram. Durante esta semana deixei de dar como complemento a artémia e passei só a alimentar com a comida "habitual" para bettas. As cores voltaram ao normal e já não tem qualquer vestígio branco. Solução: Artémia para o lixo! =D suspeito que a artémia deve ter sido descongelada e re-congelada o que pode ter estragado ou ter adulterado as suas propriedades. Desde já obrigado pelas vossas respostas e ajuda neste processo.
  4. Obrigado, vou ficar atento a isso. Há um mês talvez, apareceu uma mancha pequenina a meio da cauda mas foi desaparecendo, agora está já no fim da cauda praticamente a desaparecer como dá para ver na foto. A alimentação sempre foi consistente e nunca deixou de comer e está 100% activo sem ter diminuído o tamanho nem das barbatanas nem do corpo. Vou ficar de olho no evoluir e vou dando feedback para quem possa vir a ter este problema saber o que lhe espera =P Obrigado mais uma vez pela dica!
  5. Viva, Antes de postar aqui, li praticamente todos os outros tópicos sobre doenças de bettas, mas como nenhum é 100% parecido ao que aqui se passa, decidi abrir mais um só por causa das tosses! =P Tenho um Betta num aqua comunitário há uns bons 7 ou 8 meses, a temp desde o inicio que ronda os 27º e o Betta sempre se deu bem com o ambiente, o aqua deve ter uns 70l e o resto da fauna são neons (5) guppys (3) e 2 corys. De sábado para cá, o bicho começou a ficar com uma descoloração manhosa como podem ver na foto. O que mais me intriga é que ele continua altamente activo e a comer como sempre comeu, volta e meia faz as suas perseguições aos restantes peixes que lhe tentam comer a comida e vive como sempre o fez, no entanto estas manchas ou esta falta de cor (ainda não percebi bem) faz-me pensar que pode ser alguma doença que possa ser tratada já de inicio. Fica a foto para que possam apreciar o sucedido e assim ter algumas opiniões antes de o separar deste comunitário e iniciar algum tipo de tratamento. Obrigado desde já!
  6. Boas, Passei há pouco por uma situação como esta que apresentas e foi um sofrimento do caraças ate conseguir "limpar" essa "nhanha" castanha. Se queres que te diga nem sei qual foi a origem, mas suspeito altamente do tronco, pelo menos foi o originário dos primeiros fungos brancos (típicos dos troncos) e depois disso apareceu a "cabeleira" castanha. Outra suspeita que tive mas nunca confirmei, era do substrato fértil, não me admirava nada que fosse proveniente dai. A forma de resolver isso foi com umas pinças (as mesmas que uso para plantar no aqua) retirar o máximo possível e ter o filtro sempre a bombar, com o tempo acaba por desaparecer. Eu tenho um EHEIM 2213 e ao fim da 2ª semana tive de o abrir e limpar todo por dentro porque tinha toneladas dessa nhanha castanha e já nem tinha força para puxar a agua. Sempre me disseram que isso era inofensivo para os peixes e para as plantas no entanto também reparei que as plantas que tinha começaram a ficar murchas e a apodrecer. No total talvez tenham passado 3 ou 4 semanas desde que apareceu ate que desapareceu a nhanha castanha, o mais engraçado é que durante essas 4 semanas o ciclo nunca se produziu, mal essa porcaria castanha desapareceu, o aqua começou a ciclar e a partir dai foi tudo como manda a lei. Resumindo, filtro a debitar a 100% e pinças a remover isso o máximo que conseguires, não te esqueças de ir limpando o filtro porque vai literalmente ficar entupido (as minhas esponjas azuis passaram a castanhas) no fim de isso desaparecer e do aqua ciclar, começas a meter peixes. Tenho a certeza que há opiniões totalmente distintas, mas esta foi a forma como resolvi esta batalha altamente deprimente sem usar químicos nem produtos marados. Saudinha da boa!