fguedes

Membro
  • #Conteúdo

    140
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por fguedes

  1. Desculpa João, mas tenho que deixar aqui a minha opinião: Acho que aprendes-te alguma coisa depois de falares comigo. pouca, pelos vistos... A criação de Escalares não tem que ter esses apaparicos que aconselhas. O importante é de facto o 1º alimento para os alevins, artémia viva, com abundância! para ver esses meninos com a barriga cheia!! A agua deve ser ciclada e renovada para manter um bom nivel de oxigenação, mas não carece dessa regra de todos os dias se fazer uma renovação. O azul de metileno não sei sinceramente para que serve neste caso. Já me serviu para outras situações de doenças. A pedra difusora nem vou comentar... Não me leves a mal, e pergunto, qd é que me vais oferecer uns Altuns das tuas criações??

     

    Abraço, Francisco.

  2. Vou em breve comprar 4 bótias palhaço e gostava de saber se alguem costuma fazer quarentena quando os compra ou se apenas fazem uma boa aclimatizaçao?

     

    Pergunto isto porque as minhas experiencias anteriores com botias nao foram as melhores já que morriam com ictio ;) não podia aumentar a temperatura por causa de algumas plantas e o tratamento com medicamentos nao funcionou.

    Mas agora ja nao tenho plantas sensiveis a temperaturas mais altas e tenho a agua a 26º enquanto que antes a mantinha nos 24/25º.

     

    Agradeço todas as dicas sobre este tipo de peixe :)

    Olá,

    não sei se sou grande ajuda, mas de qq modo posso te falar da minha experiência com Bótias. é um peixe que eu gosto muito. sei, por experiencia, tal como tu, que são peixes com alguma dificuldade de adaptação á sua nova casa. Fácilmente apanham o Ictio, é normal... mas com um pequeno tratamento, passam bem essa fase. São peixes nocturnos, que gostam muito de xonar durante o dia, para isso é fundamental dár-lhes uma toca, uma casa, para eles se sentirem bem. Devo te dizer que já tive 2 Bótia, que viveram 8 anos, cada um com a sua casa, alimentados com as devidas pastilhas de fundo, á porta de casa, eh eh eh! E á noite era um espectáculo!!! os dois num bailado, numa brincadeira como nunca vi!! São peixes temperamentais ( tive um Bótia Palhaço que era um terror!!! Até falava!!! Sério... eu ouvia uns estalidos qd esse menino varria o aquário atrás dos Escalares. Outro pormenor engraçado: qd estão a dormir, ao contrário dos outros peixes, eles dormem mesmo!!! deitados no fundo, na sua toca. Parece que estão mortos, mas não, só estão a xonar!! Não te esqueças do mais essencial: se queres ter Bótias, tens que lhes dar uma toca, uma casa dentro do teu aquário.

     

    Abraço, Francisco.

  3. Alvaro e Fguedes, o facto de termos um aquário lindissimo, com plantas exuberantes, com CO2 e fertilizações liquidas, não quer dizer que a Fauna não esteja bem. Pelo contrário, se as plantas estiverem saudáveis, mais saudáveis estão os peixes, e se as plantas tiverem CO2 (na medida certa) e fertilização (idem), estarão muito mais saudáveis bem como todo o ecossistema., peixes incluidos.

     

    Aliás a adição de CO2 faz baixar o PH, e mantê-lo ácido, pelo que os peixes que gostam de águas ácidas sentem-se muito melhor do que num aquário sem CO2.

     

    E Álvaro, que quimicos falas? Os nutrientes que damos às plantas existem na Natureza, aliás a Natureza está cheia de quimicos.

    Se me falares num anti-cloro, também te digo que uma água que leva umas gotas deste produto fica muito mais saudável para os peixes.

     

    Agora se olharmos para os Discus por exemplo, em que o aquariofilista não tem um aqua apropriado para estes, levando-os a stressar e a ficar doentes, e depois enchem o aquário de remédios, ai concordo, deviam antes ter feito os possiveis para proporcionar um melhor ambiente para eles, de modo a stressarem menos.

    De acordo Vasco. Eu não tenho nada contra o facto de se usarem todos os recursos para optimizar o crescimento da Flora de um Aquário, pelo contrário! Já tenho visto excelentes resultados com aquários muito bem plantados e muito bonitos!

    Eu pessoalmente, tenho como satisfação aquilo que atrás referi, agora cada um vê, e vive este Hobby á sua maneira, é claro!! Com maior ou menor investimento, com maior ou menor grau de exigência de satisfação. Com toda a certeza que todos, mas todos querem os seus peixinhos satisfeitos e bem tratados...

  4. Se vamos por aí, não tenho dúvidas! existem hoje muitos recursos que nos permitem optimizar o crescimento das plantas, seja com o CO2, ou com lampadas que fazem a substituição perfeita da luz natural.

    Este Hobby, a Aquariofilia, evoluiu, muito! Com acrescimo de novas possibilidades de conseguir melhores resultados. Eu, no entanto, continuo muito fiél a um princípio básico: Quero os meus peixes bem!! Saudáveis, reprodutores, e de longa vida!!

    Tenho um aquário, de 200 litros, com 30 anos, com um filtro interno, de 30 anos, com uns peixes magnificos!! Que já duram, não há 30 anos... Eh, eh, eh!! mas que não morrem, que já reproduziram, e estão aí para durar! Essa é a minha satisfação!!! Não quero ter um aquário bonito. Quero ter, ou tento ter, uma boa casa para os meus meninos...

  5. Não foi o caso!

    Já era noite e já os tinha alimentado há umas horas.

     

    O estranho é que ele nunca tinha tido este comportamento agitado.

    Apenas quando fiz a remodelação do aquário é que ele começou a ficar mais extrovertido e começou a fazer estes movimentos rápidos como se estivesse a fugir de algo.

     

    A fauna é a mesma que tinha anteriormente. Apenas mudou o ambiente.

     

    Será falta de esconderijos?

    Ele antigamente tinha uma cavidade entre duas pedras que lhe permitia ficar escondido. Agora fica mais exposto.

    Já antigamente ele se pegava com um limpa vidros que tenho mas depois escondia-se no buraco e a coisa acabava.

     

    Será disso?

     

    Ou será que, como estão num ambiente novo, estão a lutar pelo domínio do novo "reino"?

    Faz uma toca para esse menino... Rapidamente! Eles gostam muito de ter o seu canto, se esse já o teve, e o tiraste, é natural que ele se mostre contrariado.

    Faz isso, se queres o teu Bótia bem acomodado no teu aquário.

  6. Nunca ouvi tal e tive um um colisa macho, muito tempo sozinho. Por outro lado tenho uma amiga também com três tricogaster machos e um colisa macho, o colisa na boa, os outros três, de vez em quando é que andam à chapada uns aos outros.

    Ó Tânia... aquilo que falo é por experiência própria...

    Já fiz reprodução de colisa há muitos anos, e tinha que sacar a fêmea do aquário logo que eram depositados os ovos no ninho, caso contrário, o macho podia até matar a fêmea. Mais recentemente tive um macho que não deu descanso a 3 fêmeas, TRÊS!!! Morreram todas. Ficou só ele e era o dono do Aquário!!! Um pormenor: o aquário, de 200 l, tinha Escalares adultos (15 cm) Labeos Bicolor e Frenatus, tricoghasteres, Barbos, etc. Levavam todos pancada!!! Agora há sempre excepções, claro...

  7. Um Colisa Macho, sozinho?? arranja 1 ou 2 fêmeas!!! Rápidamente! E se calhar não chegam. O colisa é um peixinho muito temperamental, qd acasala, depois da postura dos ovos, pode até matar a companheira. Eu falo por experiência, já fiz reprodução destes meninos. Sózinho só te vai dar problemas... com os trichogaster, e com todos os outros q tiveres... é um diabo á solta! vai por mim...

  8. Nem mais!

    Esses produtos não vão resolver nada, faço tpas regularmente, inclusive no aquário maternidade, e nunca usei tal coisa... E os peixes estão aí, saudáveis e a crescer!! Temos que perceber bem esta coisa do AQUARIOFILISMO: Não vamos comprar tudo o q está no mercado que está indicado para determinado fim!!! A TÍTULO DE EXEMPLO: Não faço testes de PH nos meus aquários ( 200L cada) há 1 ano... e os peixes??? Eheheh!! tão como querem!!

  9. boas tenho um casal de colisas, já os coloquei num aquario em separado à mais de 4 semanas o macho ja fez ninho por vários vezes, ele fá-lo, aguenta 2 ou 3 dias e depois acaba por se desfazer, torna a fazer e acontece o mesmo...Resultado nada de criaçao, ja vi por várias vezes ele a fazer o cortezo a femea, mas nao vejo resultado de nada....Será que alguem me pode orientar e me dar uma ajuda

     

    Comprimentos Diogo Ribeiro

    Olá Diogo,

    é possivel que ás vezes não consigas compatibilidade entre o macho e a fêmea, embora o comportamento do macho tudo indique que procura acasalar, pode, por qq motivo, a fêmea não estar em sintonia. já me aconteceu também a mim. Já fiz reprodução de Colisa há uns bons anos atrás, há 2 anos quis repetir essa experiência, sabes o q aconteceu? O macho, valente, fez várias vezes o ninho de bolhas, cortejou a fêmea, deu pancada nos Escalares... resultado: Népia!! morreram 3 fêmeas, 3!!! consecutivamente, morria uma, eu adicionava outra, morreram todas. O macho chegou a fazer o ninho sem existir qq fêmea!! Até pensei que ele queria acasalar com uma trichogaster!!! Ehehehe!! É a Natureza... ás vezes é mesmo assim!!

     

    Abraço, Francisco.

  10. Alguns membros já me conhecem, e bem!

     

    Não sou de divulgar muito aquilo que faço neste bonito Passatempo que é a Aquariofilia. Tenho há alguns anos, 2 magníficos casais de Escalares que, para além de me gratificarem com muitas criações são, acima de tudo, peixes que já me conhecem! E eu a eles também!!

     

    tenho muitas histórias destes meninos, momentos gravados em filme, como nunca vi... enfim!!!

     

    Aquilo que vos quero contar, aconteceu hoje, uma história triste! Depois de muitas posturas, um dos casais (n sei qual...) decidiu deixar descendência Gold!!! Os Machos são Mármore e as fêmeas Zebra... como é possivel??? não sei... Mas o facto é que de 6 que por cá ficaram, saíram 3 casais... 2 já deram várias posturas ( os q estavam á venda, lembram-se?). Hoje constatei o 3º casal... A fêmea, sofre de uma deformação genética, vai morrer... com toda a certeza... sofre de um atrofiamento que lhe atinge toda a estrutura interior ( tem o corpo cada vez mais dobrado...). AINDA ASSIM, fiquei chocado! com a sua atitude de querer deixar a sua descendência! Formou casal, com um macho, mas... na altura de depositar os ovos, no vidro do aquário, ela não conseguia posição! os ovos caíam do seu ventre, para o fundo do aquário... onde estavam os malandros dos T. Imperadores q fizeram o seu festim! Não vai ter 2ª oportunidade... mas fica, para mim, o registo de uma menina, que apesar das suas muitas limitações físicas, mostrou todo o seu INSTINTO MATERNAL!!

  11. Boa Tarde.

    Depois de alguns meses sem comprar peixes decidi juntar mais alguns... Mas passado alguns dias começaram a morrer alguns dos novos (gupis, danios zebra e um coridora) e agora também já me morreram dois neons e uma moli negra que já tinha à bastante tempo.

    Penso como é logico q os peixes novos estavam com alguma doença, pois até começaram a apresentar umas manchas brancas nas barbatanas que até parecem que se estavam a desfazer...

    Qual será a doença que eles têm e como tratá-la (medicamento?)

    Obrigado.

    Pois... é o grande problema do costume: compramos peixes, numa qualquer loja, chegam a casa e passados 2, 3 dias encomendam a alma ao Criador!!! A doença que descreves é o ictio, acontece com diferenças de temperaturas e mais importante, quando os peixes não têm a devida resistência para encaixar uma mudança de Habitat. Má alimentação, origem duvidosa, podem ser as causas para se tornarem vulneráveis a essa doença. Depois, é claro! a doença alastra para os outros peixes... Um conselho: escolhe bem onde compras os teus peixes!! comprares a criadores tens a salvaguarda que são peixes muito bem tratados e alimentados ( n desfazendo dos Lojistas!!! Há aí muito boas lojas onde comprar peixes!!). Mas deves ser bem selectivo, para não te acontecer de novo esse problema...

  12. Nem mais! Comportamento típico dos Colisa: fazem um ninho de vegetação com bolhas de ar, qd têm a postura, o macho fica extremamente agressivo para proteger os filhotes ( já tive um que corria com Escalares de 15 cm!!). Um conselho: para teres sucesso arranja um aquário maternidade, e põe o casal sozinho. Mas qd vires que os ovos eclodiram tira o casal, pois o macho pode até matar a própria fêmea...

  13. Para mim o teu problema está no fundo que escolheste. O cascalho, pelo q vejo nas tuas fotos, é muito grande, para deixar as raízes das plantas crescerem.

    tens que usar algo mais macio para deixar desenvolver as plantas. De resto parece-me bem adicionares fertilizante tb ajuda, qt á luz, não sei o tamanho do teu aquário.

    Abraço, Francisco.

  14. Eu tenho estado a pesquisar e a ver fotografias dos altum peruensis e são mesmo espetaculares, é precisamente o peixe que eu gostaria de ver no meu aquário, e pelo que li não ficam tão grandes como os altum verdadeiros, visto o meu aquário só ter 40 cm de altura.

    Os zebras são também muito bonitos mas prefiro os peruensis.

    Se puderes perguntar ao teu amigo agradecia a atenção Francisco.

    Creio que para o meu aquário talvez pudesse lá colocar uns 4 ou 5, concordas?

     

    Abraço

     

    João

    Sem dúvida, 4 ou 5 ou 6. Vou tentar saber se ele tem novas posturas ( a que eu sei q ele vingou deixou a cargo do Vasconcelos, que tem loja aberta no Porto, junto á Praça Carlos Alberto, Aquaporto) Mas vou falar com ele, até porque também eu quero desses meninos...

  15. Obrigado Francisco!

    Fico contente por ver que existem aquariofilistas como tu que se preocupam com a protecção das espécies no seu meio natural.

    Eu também concordo e acho que são peixes excelentes e gostava de ter alguns exemplares, é que já estou à espera da oportunidade de ter ciclídeos há uns aninhos... pois só agora tenho um aquário minimamente aceitável para eles.

    Vou tentar encontrar uma loja que me venda os tais "altum peruensis" que julgo ser o que procuro.

     

    Cumps.

     

    João

    Os Altum peruensis são uns peixes magníficos! conheço um amigo deste fórum que tem um casal que já deixou descendência, eu tive o gosto de o conhecer e dar alguma ajuda para vingar essas posturas. Eu tenho Zebras, 2 fêmeas muito bonitas e muito parideiras!! casadas com dois magnificos machos, mármore, que já me deram imensas criações. Se estiveres interessado nos Altuns, posso ver se ele tem neste momento crias para dispensar.

    Abraço, Francisco.

  16. Olá!

     

    "fpguedes" concordo absolutamente com o que referiste, eu é que não me expliquei bem.

     

    Quando eu referi escalares selvagens não quis dizer que queria comprar escalares capturados na Natureza, o que eu quis dizer foi que pretendia adquirir indivíduos que apresentassem o fenótipo idêntico aos encontrados na Natureza, ou seja, que apresentassem as características físicas dos escalares que encontramos na bacia amazónica.

    Como eu próprio não sei exactamente com se denominam os escalares criados em cativeiro que apresentam essas características, referi-me a eles como escalares selvagens...

     

    Agora e depois de ler a resposta do membro "Quo" fico ainda na dúvida se o peixe que procuro será o pterophyllum scalare variedade "zebra" ou o "altum peruensis" que não é um altum mas é normalmente denominado deste modo.

     

    Peço desculpa não me ter explicado bem anteriormente.

     

    Obrigado pelas opiniões de todos.

     

    Cumps.

     

    João

    tudo bem João, eu é que se calhar tb entendi mal a tua questão. como sou aficionado por Escalares, tenho uma dúzia de Adultos,casais mais que formados, sou se calhar um pouco suspeito para falar... de todo o modo, só te posso é desejar que encontres esses Escalares, é uma excelente opção de peixes para ter num aquário, eu que o diga...

  17. Desculpa lá João, mas Escalares selvagens? Porquê??

    Tens gerações e gerações criadas em cativeiro, de todas as estírpes, tamanhos e cores... Para além de serem bem mais baratos, evita que alguém os vá tirar do seu habitat natural para os vender e colocá-los num dos nossos aquários. Não me parece bem, desculpa a minha opinião. Se estivessem em riscos de extinção, ok, pois são fáceis de reproduzir, e era a maneira de preservar a espécie, mas não é o caso, certo?

     

    Abraço, Francisco

  18. Pormenor mais que importante:

    A qualidade dos peixes...

    Não tenhas a menor dúvida que há peixes, e peixes... Da mesma raça, do mesmo tamanho e idade, uns safam-se, outros nem por isso. Depende da loja ou criador onde compras. Tou a dizer isto pois pode não ter nada a ver com o habitat que criaste no teu aquário.

  19. Meu caro,

    tal como afirmou o nosso amigo dos Açores, tb eu te dou a sugestão de leres aqui neste fórum as opiniões, experiências e conselhos de quem tb já passou por essa situação. De qualquer modo, posso te deixar algumas referências, a meu ver credíveis, de lojas que prestam um bom serviço, quer ao nível de qualidade dos produtos, quer ao nível de apoio de informação/ajuda: Aquário Virgínia, Rua Sta Catarina tlf:222002327. Aquamundo, Rua da Torrinha, Tlm:917630930. Aquaporto (antiga biomaris) Rua das Oliveiras, tlf: 222012220.

    Há mais, muito mais lojas, para mim, pela minha experiência, recomendo estas 3.

    Abraço, Francisco.

  20. Olá boa noite,

    se foi este o comportamento que observaste nos teus Escalares, digo-te que se trata de uma luta territorial, entre 2 machos. no caso de um casal, o comportamento é exatamente o contrário: toleram a proximidade, e claro, mostram outra atitude na altura de acasalamento... o primeiro sinal é a preocupaçao de escolher uma folha de uma planta (ou no vidro) e limpam a superficie onde + tarde a fêmea vai depositar os ovos. Depois verás que os orgãos sexuais dos 2 estarão bem visíveis por alturas da desova, depois olha, é tratar de vingar a postura!

     

    Abraço, Francisco.