Fertilizante liquido???? E porque não fazer como deve de ser e colocar substrato. As plantas alimentam se pela folha e raiz....
"Além disso, a água que passa por estação de tratamento fica muito mole, o que acarreta uma perda enorme de nutrientes essenciais para as plantas.
Macronutrientes como nitrato e fosfato podem se supridos apenas com a alimentação dos peixes, restos de ração e dejetos. Por isso, em um plantado um leve (eu disse LEVE) excesso de alimentação é bem vindo.
Além disso, esse excesso supre a longo prazo as necessidade de micronutrientes, coisa que realmente não há preocupação.
Mas há um porém nisso tudo, alguns macronutrientes como o cálcio, potássio, magnésio, costumam ser deficientes na maior parte dos aquários que vejo. Por isso se você tem plantas e quer apenas que elas fiquem vistosas e com o crescimento saudável, fertilize de potássio e mantenha o GH do aquário entre 3 e 4. Suas plantas vão agradecer e muito.
Lógico que aquários densamente plantados e plantas mais exigentes para exibir aquela cor de campeonatos, requer técnicas de fertilização e fertilizantes mais específicos. Em aquários densamente plantados o consumo de nutrientes é maior que a reposição via TPA, por isso é fundamental fertilização.
Tem um ótimo livro que discute muito bem praticamente todos os aspectos de fertilização (seja substrato, seja fertilização líquida, seja por alimentação de peixes e dejetos) que é o livro da Diana L. Walstad - The Ecology of Planted Aquarium."
e para terminar porque info nunca e demais
http://www.tsunamiaquarios.com/aula.html
Abraço