Já que estamos aqui para tirar duvidas e ajudar aqueles que sabem um pouco menos (como eu a exemplo da coisa )
Existe ainda uma outra questão e que é a seguinte: segundo um artigo que aqui tenho (e que posso postar o endereço mas que não o faço sem ter permissão para o fazer visto estar num outro fórum) o tema da iluminação pode ser um pouco mais complicado que a regra dos 0.5w/L (mesmo sendo só uma ajuda) e passo a citar:
1 – Fluxo luminoso - Para aquários plantados seria aconselhável uma proporção mínima em torno de 30 - 60 lúmens por litro de água do aquário (volume bruto)
Ora como estou a fazer um biótopo amazónico em que as características são bastantes zonas com sombra e aguas com alguma cor vou apontar para os 40 lm. Como o meu aquário tem 315L brutos necessitaria de 12600 lm.
2 – Eficiência energética - o rendimento em termos da quantidade de luz emitida por unidade de potência consumida pela lâmpada, expressa em lúmens por Watt (lm/W) em que uma Fluorescente HO tem entre 60 a 85 lm/W, ora pelas minhas contas e fazendo um valor médio á eficiência de 70lm/W por exemplo para o meu caso necessitaria de 180W.
O que acham?
Já agora e pelo que li as HQI são muito boas em termos de penetração da agua mas este facto deve-se á grande concentração do feixe de luz. Não poderá isto afectar a fauna?
Comentários por favor