kalamazzoo

Membro
  • #Conteúdo

    7
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

kalamazzoo's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

2

Reputação

  1. Olá a todos! Tenho vindo a investigar dados sobre filtros externos e ainda não tomei uma decisão para o meu primeiro aquário a sério: Eheim ou JBL. Vi, no site da JBL, um estudo curioso feito pela própria JBL (ler, por isso, com um grão de sal...) sobre o desempenho dos seus filtros da série "greenline" face aos "normais". Não deve ser muito conhecido, pois está em alemão. Tirei alguns screenshots do PDF para partilhar convosco alguns dados interessantes. Resumindo, a JBL argumenta e prova que a série greenline não tem um desempenho substancialmente inferior por ser "green" e gastar menos. Mas não foi isso que chamou a minha atenção, mas sim o facto de o caudal anunciado na descrição do produto ser, na prática, metade! Comparativo da Greenline. Prestação do filtro após 22 meses a funcionar. A azul - 22 meses sem ser limpo A vermelho - após troca da cabeça da bomba Outro: Prestação do filtro após limpeza de tubagem e "rotor". Azul - após limpeza da tubagem e rotor Vermelho - após troca da cabeça da bomba Verde - Funcionamento em vazio sem material filtrante Prestação da bomba l/h: A vermelho - Dia 42 (até aqui sem limpeza) A verde - Dia 42 (depois da limpeza)
  2. E o nível de ruído do Eheim 250, que te parece? Silencioso? Ou do género de o ouvir no quarto a dormir à noite com o aquário na divisão do lado?
  3. Obrigado, Pedro Bernardo! Dei uma vista de olhos nos tópicos e descobri mais opções LED e mais em conta. A Zetlight parece-me interessante, fica a dúvida entre esta marca e a Scraper's da Dennerle. Tenho uma dúvida de filtro, acham que o Eheim Classic 150 serve bem (um Eheim exPerience 150, para além de caro não será sobredimensionado?) para um 60 x 30 x 36? É silencioso, o Classic? É um pormenor a que dou muita importância, sou muito sensível aos ruídos. E por falar em pormenores, algo que me "incomoda" é os tubitos verdes do Eheim. Como faço para ter uma solução mais estética? É possível conjugar com Lilly pipes? Desculpem a ignorância!
  4. Não tinha visto, obrigado Fico a aguardar opiniões sobre calhas LED!
  5. Desisto... Vou ler mesmo um livro! Estou a brincar! Li todas as vossas opiniões, já sabia que o tema "kit" iria provocar alguns arrepios na espinha e eu próprio já andei a investigar e a fazer contas...de subtrair! Já cometi todos os erros possíveis e imaginários no meu primeiro "aquário", se é que posso dar-lhe esse nome. Era betas, neóns, escalares, tigres, limpa-fundos, plantas, tudo ao molho e fé no Criador. É claro que não correu bem...escusado será dizer. Desta vez, vou apontar para uma coisa simples, algumas plantas resistentes e pouco caprichosas, e ver como corre. Mais tarde, uns neónzitos. Estou a pensar, para já, no seguinte: Tamanhos de aquário, posso, para já, ter um com profundidade de 35 cm (mais do que isto, sai fora do móvel), comprimento não é problema, se calhar um de 60 cm. Vidro extraclaro, sem "tampa". Iluminação, estou a pensar numa calha de 60 cm, o mais económica possível em voracidade de consumo, para já, se calhar invisto numa LED. Ainda tenho de investigar. Filtragem, provavelmente um externo Eheim Classic após confirmar a litragem do aquário, bem como um termóstato Eheim. E já tenho muito para investigar e ler!
  6. Olá a todos! Queria iniciar-me na aquariofilia de água doce e, após uma pausa de 15 anos desde o meu primeiro aquário, estou a começar do zero. Tanta coisa mudou entretanto! Por isso este vai ser o meu primeiro aquário a sério. E agora começam as dúvidas que assolam os principiantes: que aquário escolher. Queria começar com algo simples, flora de fácil manutenção e um pequeno cardume de neóns, tudo isto sujeito à disponibilidade na zona onde resido, viver no interior tem estas desvantagens! Pensei adquirir um kit da Dennerle, o Nano Cube Basic 60 L. Gosto do aquário em si. Será que ficava mais bem servido se comprasse apenas o aquário da Dennerle e os restantes componentes à parte? Membros mais experientes, o que fariam no meu lugar?
  7. Olá a todos, Sou o António, de Peso da Régua, tenho 32 anos e há muito tempo que tenho o "bichinho" da aquariofilia. Há muito tempo que me registei no site, mas nunca fiz a apresentação. Comecei a segui-lo mais atentamente porque vou finalmente comprar um aquiário! Abraço!