luisz

Membro
  • #Conteúdo

    31
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por luisz

  1. Depois de limpar as mangueiras, e voltar a limpar o resto, melhorou o funcionamento, mas, mesmo assim, fica muito longe dos litros anunciados. Pelo que percebi desta situação, em condições normais, nenhum filtro chega a litragem anunciada, a qual é obtida em condições impossíveis de replicar. É que ninguém vai usar um filtro sem materias filtrantes e sem mangueiras.
  2. Ando a tratar de reunir condições, leia-se material e tempo, para limpar as mangueiras como deve ser. Entretanto ocorreu-me a seguinte ideia, que gostava de saber se já alguém a teve. A questão é a seguinte: Para não ter as bactérias do filtro tanto tempo paradas enquanto se lavam as mangueiras, não seria bom ter um segundo conjunto das mesmas? Tiram-se umas, colocam-se as outras, e depois limpam-se as que estavam ao uso, que vão ficar em repouso até ser necessário lavar as outras. Alguém faz isto? Valerá a pena? Desde já obrigado, e se me puderem também ajudar na questão que deixei no último paragrafo do post anterior, digam qualquer coisa.
  3. @ AGA Obrigado pela resposta e pela argumentação. Realmente, não interessa só o caudal, mas também não se pode descartar a importância do mesmo. Eu não sou um “especialista” nestas questões, tenho aprendido pouco a pouco com a experiência e com o que vou lendo por aqui. Por isso, tinha como referência coisas que já tinha lido de que um caudal deve andar na casa das três a cinco vezes a capacidade do aquário. E foi nessa base que troquei de filtro. Esquecendo o volume do caudal, a capacidade de matérias filtrantes é boa, penso que anda na casa dos sete litros, o que me permitiu fazer alguns combinações de materiais que considero providenciarem uma boa filtragem mecânica e biológica. Agora, realmente, nunca me passou pela cabeça que a capacidade real fosse tão inferior a anunciada, como o próprio fabricante reconhece no manual. Mais uma vez, obrigado pela ajuda. @ [C4] Obrigado pela resposta. A garantia vai esperar mais um pouco, vou primeiro tratar da limpeza das mangueiras, algo que ainda não me foi possível, para tirar dúvidas, depois logo se vê como fica a funcionar. @ João Paulo Viegas. Obrigado pela resposta e pela dica. Ainda não tive oportunidade, mas vou usar essa técnica logo que possa. Não coloquei nada de novo no aquário, mesmo nada, desde que tenho este filtro nem peixes nem plantas, nem troncos, nem nada… excepto água. O ensaio que fiz foi sem nenhuma matéria filtrante dentro, e será dessa forma que irei repetir depois de lavar as mangueiras. @ Gremlyn Obrigado pela resposta, não criaste problema nenhum, estás para o mesmo que eu, tentar aprender mais algumas coisas. Realmente, os 900 são a capacidade teórica, a efectiva, no meu caso, está bem abaixo. Mas o manual diz que pode descer aos 380, e isso deve ser quando está limpo… logo, quando dizes que muita gente terá menos capacidade do que pensa, isso será verdade. Por outro lado, o fabricante do meu filtro diz que ele é apropriado para aquários até 300 litros, o que significa que eles confiam no seu material para filtrar um aquário até essa capacidade, o meu problema é mesmo se o aparelho está bom ou não. Já alguém mandou um filtro para a garantia? Tiveram que comprar outro enquanto o caso se resolvia? Como é que se desenrascaram? Ainda por cima, a loja onde o comprei é distante do local onde moro.
  4. Eu fiz essa operação no fim de Agosto passado. Com o aquário quase vazio e sem peixes. Primeiro foi com um x-acto. Foi preciso fazer alguma força, pois a biobox estava bem colada. Até parti algumas lâminas nesse processo. Mas foi-se fazendo. Depois de retirada a box usei uma lâmina de barbear para retirar os bocados de silicone que ficaram lá agarrados. Deu um bocadinho de trabalho, mas nada do outro mundo. Boa sorte e cumprimentos
  5. @David Obrigado por nova resposta. Vou procurar um desses kits de limpeza para limpar as mangueiras quanto antes. @Joãokale Obrigado pela resposta, mas não é o meu caso. O filtro está bem ferrado, silencioso, e quando fica com algum ar depois da limpeza ele sai em poucos segundos. @AGA Obrigado pela resposta. Vou limpar as mangueiras logo que possível. Em relação ao caudal, há pouco estive a ver o manual de instruções e o fabricante indica isso mesmo. Que 900 litros é a capacidade da bomba do filtro, sem mangueiras, sem nada. Com o filtro em estado de funcionamento, pode descer até aos 380. E, realmente, um garrafão de cinco litros será curto para obter resultados exactos, mas creio que deu para ter uma ideia, não obstante a margem de erro ser significativa. Com tudo isto percebi a grande diferença existente entre a capacidade anunciada de um filtro e a capacidade real do mesmo. Além de que as perdas de rendimento pela sujidade são muito maiores do que eu pensava e que podem ocorrer em pouco tempo. A conclusão que sou forçado a retirar é que comprei um filtro que, considerava eu, fazia perto de cinco vezes hora a capacidade do meu aquário, mas afinal, mesmo com manutenção adequada, poderá fazer apenas cerca de duas vezes. Ou seja, procurando dar melhores condições aos meus peixes investi num filtro que afinal se revela subdimensionado. Possivelmente, até estariam melhor com a biobox que o meu aquário trazia quando o comprei. Mais uma vez obrigado a todos e cumprimentos.
  6. Obrigado pela resposta, caro David. Mas antes de fazer a medição do caudal, eu fiz a limpeza ao filtro, a qual tenho feito regularmente. A única coisa que não limpei vez nenhuma foram as mangueiras, que como são meio transparentes, não parecem estar muito sujas, e porque nem sei bem como o fazer, tenho que ver disso para tirar todas as duvidas. De resto estava tudo limpo, torneiras, rotor, local de encaixe no mesmo, tudo aquilo a que tenho acesso. E quando foi para fazer a medição até o coloquei a funcionar sem os cestos das materias filtrantes. Obrigado e cumprimentos
  7. Gostaria de pedir a opinião dos foristas sobre a perda de rendimento do meu filtro externo e saber se já alguém teve um problema semelhante. Tenho um filtro de uma marca consagrada no mundo da aquariofilia. Comprei-o novo e está a funcionar há pouco menos de três meses. O fluxo nunca me pareceu muito forte, mas hoje, quando o limpava, resolvi tirar as dúvidas enchendo um garrafão de cinco litros e cronometrando o tempo. O filtro é suposto fazer 900 litros hora, mas, mesmo sem nenhuma matéria filtrante lá dentro, só fez 257. Nunca limpei as mangueiras, mas penso que três meses não será tempo de utilização que justificasse tamanha perda de rendimento, pelo que o problema deverá ser outro. Já alguém passou por uma situação assim?
  8. Então até que enfim. São mesmo boas notícias. Vou ver se lá consigo parar esta semana.
  9. Normalmente, todas as semanas vou a Torres Novas mais do que uma vez, e dou sempre, de carro, uma volta ao "quarteirão" onde fica a loja, mas a porta está sempre fechada. Este semana, em duas ocasiões, com a mudança da hora dei a voltinha já era de noite, cerca das 18:30, e deu para ver que estava tudo às escuras. Ando curioso até porque, para mim, aqui na zona não há grandes alternativas.
  10. Em relação à nova loja de Torres Novas, passei por lá de carro, (ia ao hipermercado que fica lá ao pé) mas como ia com muita pressa, não me foi possível parar. No entanto, pareceu-me que já estaria a funcionar. Alguém confirma?
  11. Obrigado pela ajuda. Com diversas opiniões nesse sentido, não tenho dúvidas de que é mesmo um Jack Dempsey. Os teus também são muito agressivos? Todos os peixes que mostraste estão com óptimo aspecto. Parabéns. Abraço.
  12. Pois. Tenho de ver o que lhe fazer antes de ficar sem peixes. Se bem que, tirando três corridoras e um tetra fogo, os que me restam é tudo "pessoal" crescidinho. De qualquer forma, tenho que tratar disto depressa. Obrigado pela ajuda. Abraço.
  13. Obrigado. Vou informar-me mais sobre ele, mas desde já acho que vou ter que o colocar a andar daqui para fora. Só tenho um aquário e é comunitário, por isso não tenho sítio para "meninos" brigões, e neste momento, pelo que terá feito às corridoras, (e também não consigo descobrir um camarão e um tetra fogo), a minha simpatia por ele é reduzida.
  14. Ok. Obrigado, vou ver melhor. Se quiseres espreitar, na resposta ao forista João Abóbora deixei mais fotos do meu peixe. Abraço.
  15. Obrigado pela resposta. É bem possível que seja o tal Jack Dempsey, mas conforme solicitaste, aqui deixo mais umas fotos dele. Infelizmente, ele não colabora muito, pelo que as fotos não são lá muito boas. Obrigado pela ajuda. Abraço.
  16. Obrigado pela resposta. Penso que pode ser mesmo um desses, Jack Dempsey, mas em resposta a outro forista vou colocar mais umas fotos, podem ajudar a esclararecer melhor. Na loja onde o comprei, hoje, olhando para a foto dele no computador portátil disseram que era um ramirezi... Obrigado mais uma vez. Abraço.
  17. Obrigado pela resposta. Aparentemente, não é o único a achar que é aparentado com o ramirezi. Hoje agarrei no computador portátil com as fotos que tirei para colocar aqui, levei-o à loja onde o comprei, e disseram-me que afinal era um ramirezi, mas não sabiam qual. Estive a ver o tal geophagus, mas não me parece ser o que tenho. Obrigado mais uma vez. Abraço
  18. Obrigado pela ajuda, creio que terás toda a razão. No entanto, em resposta a outro forista, vou deixar mais algumas fotos que poderão ajudar a tirar dúvidas. Hoje fui a loja onde o comprei com o PC portátil para mostrar as fotos que tirei para colocar aqui e disseram-me que, afinal, era um ramirezi, mas não sabiam qual. Abraço e mais uma vez obrigado.
  19. Obrigado pelo toque na localização do post. Não sei até que tamanho são considerados anões ou de médio porte, coloquei onde me pareceu mais adequado. Abraço.
  20. Muito obrigado. Estive a procurar sobre este peixe, e não creio que seja, estou mais inclinado para o Jack Dempsey que outros foristas referem. No entanto, obrigado na mesma. Abraço.
  21. Se me pudessem ajudar, precisava saber a identificação do peixe cuja fotos deixo acima, e, se possível, a resposta à pergunta que deixo mais abaixo. Coloquei este tópico aqui porque supostamente é um ciclideo americano. O problema é que comprei este peixe numa loja onde costumo ir, quando estava a comprar mais um escalar. Como partilhavam o aquário, fiquei curioso sobre o mesmo, e disseram-me que era um “pseudotropheu”, e que era um ciclideo americano, e que ao contrário dos africanos, era pacífico. Como se dava bem na mesma água dos escalares, arrisquei trazê-lo. Tinha um pouco menos de três centímetros e não antecipei problemas. Passaram quatro meses, e este peixe cresceu imenso, terá mais de sete centímetros de comprimento, perto de três de altura, e na hora de comerem, monopoliza a comida, especialmente se for tubifex. Na hora da alimentação é sempre “bruto” para os outros habitantes do aquário. Há algum tempo atrás, coloquei um novo camarão, já grandinho, no aquário, para poucos minutos depois encontrar este peixe com ele na boca, agarrado pelo meio, pelo que fiquei desconfiado que ser pacífico, afinal, não seria o forte dele. Na altura perguntei na loja mais informações, mas a conversa foi a mesma. Mas do que consegui pesquisar, não me parecia ser o tal Pseudotropheu. Esta semana, duas corridoras Palatus e uma bela Swartzi apareceram-me meio comidas, e numa delas, ele ainda andava de volta dela. Como três peixes mortos em tão pouco tempo há anos que não me acontecia, e ainda para mais todas corridoras, será possível que tenha aqui um predador? Desculpem o texto tão extenso, mas se me puderem ajudar agradecia.
  22. Esperei para ver, e pareciam melhores. Tão melhores que não fiz mais nada. No dia seguinte o grande e um mais pequeno que não se vê na foto estavam mortos quando cheguei a casa...
  23. Quando escrevi "só muito totó" queria dizer "sou muito totó", isto porque quando pensei em invertebrados pensei precisamente em caracóis, não sabia que os camarões também o eram. Obrigado por tudo. Luís
  24. Só muito totó e afinal um invertebrado não era o que eu pensava. Afinal tenho um, um camarão. Que lhe irá acontecer? Ele suporta alguma alternativa ao aquário durante o tratamento?