rapsantos

Membro
  • #Conteúdo

    57
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por rapsantos

  1. Boas,

     

    O meu pai tem um tanque com cerca de 12.000 lt, onde tem umas valentes dúzias de Carpas Koi. Contudo, nos últimos tempos ele apercebeu-se da existência de uns novos habitantes:

    - Uns peixes com a parte de cima azulada (que não conseguimos fotografar)

    - Uns peixes dourados que podem ser vistos nas fotos abaixo:

     

    IMG_0593.jpg

    IMG_0596.jpg

     

    Alguém sabe que peixe é este?

     

    Cumprimentos,

    Rui Santos

  2. Olá João,

     

    Inicialmente também queria uma areia fina para o meu novo aqua de Ciclídeos Africanos. Contudo, segui os conselhos do pessoal e fui buscar areia à praia junto à arrebentação das ondas (no meu caso, fui ao Guincho). Foi o melhor que pude fazer: areia bem limpa e de borla. :smile2:

     

    Um abraço,

    Rui Santos

  3. Pois é, já se passou mais de um ano e está na altura de mudar... Este foi o primeiro aquário a sério que tive, para mim um belo comunitário! Deixa boas recordações... Muitas lutas (algas cianofícias, castanhas e pretas), poucas baixas e muitas horas de contemplação e total relaxamento à frente do vidro.

     

    Para que não se perca no esquecimento, ficam duas fotos do estado dele hoje:

     

    IMG_2601_Small.jpg

     

    IMG_2602_Small.jpg

     

    Para quem se questiona, se vou deixar o vício: Nem pensar! Quero é me aventurar no Mundo dos Mbunas...

    Assim que o processo de mudança estiver concluído, colocarei novas fotos...

  4. Olá Luís,

     

    Desculpa a insistência, mas fiquei com dúvidas, ou seja, se o silicone secar eu não vou ter problemas em retirar a fita cola que é utilizada para ele (o silicone) ficar direito?

    A fita cola que está por fora do aquário, eu compreendo que deva ser removida depois do silicone secar, mas a fita cola que está por dentro, não deve ser com o silicone ainda fresco ou "meio-fresco"?

     

    Um abraço,

    Rui Santos

  5. Olá André, antes de mais nada, muito obrigado pelas dicas. Vou tentar desenhar uma maquete para visualizar melhor as tuas recomendações.

    No que diz respeito aos Ramirezis, posso dizer que foi graças ao teu artigo (sobre a reprodução de Rams) que resolvi ter um casal no meu comunitário. Quem sabe com um pouco de sorte (e com boas condições) não consigo reproduzi-los também. Para veres mais alguns detalhes sobre o meu casal de Rams, dá uma vista de olhos aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry367349 . Neste post, podes ver como eles chegram cá a casa e como eles se encontram neste momento.

  6. Aqui vão algumas fotos recentes com as plantas a ganhar forma...

     

    De Frente:

    IMG_1423_Small.jpg

     

    Vista Lateral Esquerda:

    IMG_1424_Small.jpg

     

    Vista Lateral Direita:

    IMG_1425_Small.jpg

     

    Todos os comentários são bem-vindos, pois se o meu aquário está a ganhar forma (e beleza) é graças a todos os comentários que tenho recebido e aproveitado ao longo do tempo aqui no fórum!

  7. Obrigado a todos pelas respostas! Acerca dos caracóis, Gonçalo, obrigado mas julgo que os bótias palhaço que tenho davam conta deles em dois tempos. Neste momento, as coisas estão controladas. Fiz uma limpeza "radical", e comecei a fertilizar com Fosfato (10 ml de Phos+ todos os dias). O resultado, vocês podem ver em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...51931&st=25. Para além disso, adquiri dois SAEs (para atacarem o resto das filamentosas) e três Corydoras Albinas para mexerem com o fundo... Posso dizer que voltei a ter um aquário e não um "Pântano" cheio de algas! banana rock

    Filipe, sobre a fertilização podes ler mais acima. Quanto ao setup, aqui vai:

     

    Aquário: Aquatlantis Evasion

    Dimensões: 101x40x55 cm (Comp. x Larg. x Alt.)

    Volume: 190 Litros brutos

    Substrato: 30L de Akadama

     

    Filtro: Sacem Marathon 2000 (1850 l/h)

    Matérias Filtrantes: 2 cestos com esferas azuis de plástico; 1 cesto com cerâmicas; 1 cesto com lã de vidro; 1 cesto com EHFI Substrat (Eheim); mais 1 cesto com lã de vidro

     

    Iluminação: 4 x 72 watts (PLL) 6500K

     

    Termostato: Jagger 200w

  8. Após um terrível ataque de algas http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=55815&hl= e o respectivo terrível contra-ataque da minha parte, fartei-me de uma limpeza diária com uma escova de dentes e hoje avancei com uma limpeza total. Aproveitei que ia fazer uma limpeza ao filtro e uma TPA, retirei todas as plantas, tronco e pedras, lavei as plantas bem lavadas (só assim consegui realmente remover grande parte das algas), fervi o tronco e as pedras... Nessa alturei, relembrei algumas recomendações que me tinham feito aqui no fórum e alterei o layout.

     

    Ficam aqui algumas fotos com a nova aparência:

     

    IMG_1299_Small.jpg

    Visão global

     

    IMG_1302_Small.jpg

    Destaque do tronco e Eleocharis espalhada

     

    A Rotala é que está com algumas dificuldades para se manter em pé por causa da corrente. Provavelmente vou ter que escolher um novo lugar, ou juntá-la à que está mais atrás.

  9. Eu também tive esse problema no início e acabou por se resolver de duas formas:

    1º - Comecei a empurrar parte do granulado para ele afundar e enquanto os zebras comiam à superfície, os neons iam comendo mais abaixo

    2º - Depois de se adaptarem ao aqua os neons perderam a timidez e já disputam comida com os zebras (mas continuo a empurrar um pouco do granulado para o fundo). Um factor importante foi o aumento do número de neons (tenho um pequeno cardume com 10)

  10. Olá RGRamires, inicialmente só dava granulado aos meus, mas quando comecei a dar artémia congelada é que foi vê-los a desenvolver.

    Sou um novato nisto, mas já li algures que esse sintoma de comer e cospir pode ser derivado a parasitas intestinais (faz uma pesquisa aqui no fórum). Vamos ver o que os entendidos dizem.

  11. Pois é, ao fim de 2 meses tive o meu primeiro ataque de algas filamentosas e pelo que andei a pesquisar deve ter sido derivado a ter PO4=0.

    Os demais valores que tenho são: PH=6; NO2=0; NO3=10

     

    Já adicionei duas barras de Algoflash para compensar a falta de macros, mas mesmo assim continuo a ter o PO4=0. Provavelmente vou ter que adicionar PO4 à parte.

    Inicialmente comecei a remover algas à mão, mas era um trabalho inglório... Agora tenho utilizado uma escova de dentes e a coisa já está muito melhor (ainda não tenho fotos).

     

    Este é o estado do Aqua antes de iniciar o combate:

     

    IMG_1262_Small.jpg

     

    IMG_1263_Small.jpg

     

    IMG_1265_Small.jpg

     

    Tenho é uma dúvida. Será isto um vestígio de Cianobactérias? Estou a equacionar a remoção de parte do Akadama para fervê-lo e já aumentei o fluxo da água nesta zona, com bolhas de ar. Que mais posso fazer, antes de avançar com antibióticos?

     

    IMG_1264_Small.jpg

  12. Olá Rodrigo, eu também estou cada vez mais convencido de que são um macho e uma fêmea e parece que se estão a entender... Volta e meia fazem a espécie de uma bailado em que andam aos circulos, um junto ao outro. De vez em quando também há umas perseguições em que o macho corre atrás da fêmea. De qualquer maneira, passei por cá para vos mostrar umas fotos novas... Em que já dá para notar a diferença que a Artémia congelada está a fazer na alimentação!

     

    "Sr. Ramirezi"

    IMG_1270_Small.jpg

     

    "D. Ramireza"

    IMG_1267_Small.jpg