Rptavares

Membro
  • #Conteúdo

    87
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    United Kingdom

Posts publicado por Rptavares

  1. Boas,

     

    Bem posso falar da minha experiença que é exactamente o de criar uma estufa numa embalagem de plastico.

    No meu caso fiz da seguinte maneira:

    - Solo, no inicio coloquei areia fertelizante (alem de fertelizar serve para haver uma area onde a água possa fluir e ser armazenada, em cima desta camada coloquei terra vegetal com humus.

    - Água: enchi até começar aparecer imediatamente onde acaba a terra, ou seja está de forma a ter a terra sempre humida (atenção que não é debaixo de água, é só humida)

     

    Agora as tuas duvidas:

    - A luz depende e muito do local onde irás por a caixa, no meu caso está numa marquise e apanha somente a luz do sol (nunca directamente).

    - Agora quanto ao aquecimento a unica forma de aqueceres seria por aquecedor de terrario, mas na minha opnião não é nada necessário antes pelo contrário e o mesmo aplica-se á luz. Passo a explicar, o grande problema de estufas é a temperatura e ter-se de ter uma quantidade enorme de humidade. Se colocares uma lampada numa estufa fechada o que vai acontecer é que as plantas irão ser cozinhadas com o calor, novamente aplica-se ao aquecedor (embora aqui ele simplesmente vai andar sempre desligado).

    Quanto a teres as plantas dentro ou fora de água, tudo depende do que queres fazer, se queres ter plantas de forma emersa (fora de água) tem de ser da maneira que descrevi em cima. No caso de colocares as plantas dentro de um aqua, ai terás de dar exactamente as mesmas condiçoes que dás a um aqua plantado.

    Espero que tenha tirado algumas duvidas, no entanto continua a tua investigação para apreendermos os dois bigsmile

     

    Abraço,

    Pedro Tavares

  2. Boas João,

     

    Quanto ás tuas questões, sim podes ter um projector HQI num aqua plantado. Alias esse é o caminho que muita boa gente está a optar por seguir.

    Os Watts dependem da litragem do teu aqua, mas deveremos ter na ordem de 1 Watts por 1 litro.

    Quanto á ultima pergunta, poderes podes mas não é nada necessário. Um projector HQI tem a mesma função que as calhas normais, com a diferença que os projectores HQI tem um maior rendimento e maior capacidade de iluminação.

    Um outro aspecto que axo ser importante é as potencias que existem os projectores que são : 70W; 150W; 250W; 400W;1000W.

    Espero ter ajudado

     

    Abraço,

    Pedro Tavares

  3. Deixo aqui o link para o meu DIY

    http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17555

     

    Luis- Já foi passar o dedo e com bastante força e não saiu. O cimento cola têm bastante resistencia, tanto é que não necessita de ser misturado com areia para ganhar a dita!!! Claro que não é como pedra, mas não vejo razão para ele sair. Caso petende-se dar resistencia nada como cobrir com tinta epoxy.

     

    André filipe- O cimento não contamina em nada a água, a unica coisa que faz é fazer com que o ph suba, nada que não possa ser contrariado com adição de Co2 ou sais. No decorrer do tempo esse problema vai desaparecer, e mais uma vez, se não quiseremos basta isolar com a tinta epoxy (que não contamina e é inerte).

  4. Boas,

     

    Luis, o cimento nunca irá esfarelar!! uma das propriadades do cimento é a sua capacidade de repelir a água, consege mesmo secar em baixo da água!!

    E a outra é a sua capacidade de aderencia a quase todas as superfices. :lol:

     

    Paulo, obrigado pela dica, foi total distração minha!! :?:

    Irei pedir a um moderador para a mudar.

     

    Obrigado,

    Pedro Tavares

  5. Boas,

     

    Espero que gostem das fotos que vos deixo aqui.. irei fazer um update assim que acrescentar alguma coisa.

     

    3976265.jpg

    Final da construção da estrutura de separação da terra e da parede. feito com pedaços de acrilico.

     

    3976270.jpg

    Colocação do esferovite e de alguma modelagem do mesmo.

     

    3976271.jpg

    Cobertura do esferovite com cimento cola

     

    3976274.jpg

    Enchimento pela primeira vez!! Correu mal visto que as duas placas da direita não ficaram presas devido á fraca qualidade do silicone.. Amanhã irei colar novamente..

     

    Neste momento já tenho cheio a parte de terra e já com algumas plantas. Amanha tiro mais fotos e espero ter ja o problemas da paredes resolvido.

  6. Insperado foi o que me aconteceu hoje!!

    Começando pelo o inicio. Como alguns de vosses se lembram eu tinha um aqua de 1 metro com Ciclidios Africanos. No mes de julho dei todos os peixes a um amigo de confiança ("jmalg"). Na altura de apanhar os peixes encontramos um ninho de leleupis.

    Como tinha o tal ninho e eu até queria um sitio para guardar as minhas podas, decidi manter o aqua para ver se consegui ecoludir os ovos.

    Inflizmente isto passou-se perto do mes de Agosto no qual fui de férias até ao dia 1 de setembro, como tal nunca soube se tinha ecoludido ou não.

    Hoje decidi desactivar de uma vez por todas o aqua, e não é que tinha lá dois alevins!!!

    Aqui fica um foto de um deles:

    Pic_1110_17.jpg

  7. Claro que estas informações são muito subjectivas!!!

    Tudo depende do tamanho do aqua, do tipo de luz usada, quantidade de plantas, etc...

    Mas de uma maneira geral pode-se dizer que para um aqua bem plantado (importate) com a relação que o nuno miguel falou não terás apartida problema na utilização. Mas deve-se ter sempre o seguinte cuidado, medir o Ph e Kh minutos antes de acender as luzes e minutos antes de elas se apagarem. Desta forma podem ver as variações a que o aqua estara sujeito.

  8. Pelo que eu esse as compactas não tem tantos watts (posso estar errado). A lampada que tem é daquelas que normalmente se usa nas cozinhas ou escritorios?? Se for deverá ter uma lampada flurescente normal, que pelos litro que me disse deve de ter 18watts. Se for isto na minha opnião não deves de usar Co2.

    Quanto as lampadas aquecerem é normal.

  9. Santoantonio1, antes de usar Co2, diga-me uma coisa; quantos litros de água tem o seu aqua? e quantos watts tem de luz?

    Estas perguntas prende-se com facto que não se deve usar Co2 em aquas que não tenham pelo menos 1 w por 1 litro de água. Caso o seu aqua tenha menos luz que isso, poderá incorrer na forte possibilidade de fazer mais estragos, do que ajudar as plantas.

    Espero ter ajudado e qualquer diga :)

     

    Abraço,

    Pedro Tavares

  10. Sérgio esse ultimo link não sei se era para mim, mas axo que não são iguais ás minhas. Um outra duvida, já tenho os mexilhões no meu aqua faz neste sabado uma semana e até hoje ainda não abriram as conchas!! Será normal? será que morreram? já agora, como é que eu sei que elas morreram?

     

    Abraços,

    Pedro Tavares

  11. Infelizmente sou dos tais que tem estes "coelhos" a reproduzir no aqua, digo infelizmente pois não faço a minima o que vou fazer a tantos filhotes!!! :oops:

    Em termos de diferenciação dos sexos, é tal como o paulo duarte disse, o tamanho do peixe e o tamanho das barbatanas. Posso dizer que o meu macho anda á volta dos 10 Cm e a Femea nos 6 cm. Quanto á cor são ambos coloridos e com as pontas azuis. :oops:

    Quanto ao ter só irmãos, se fosse eu iria á uma loja e trocava, explica ao dono que não deve ter problema, assim terás sempre peixes de diferentes origens.

     

    Boa sorte,

    Pedro Tavares

  12. Infelizmente, também um dos meus peixes está atacado por essa doença, mas a forma que estou a usar para a sua cura é totalmente diferente da tua.

    Estou a usar um medicamento com o nome Flagyl (compra-se nas farmácias), uso 3 comprimidos por dia durante 3 dias, e antes de colocar os comprimidos faço TPA de 30%. Os comprimidos estão dentro de uma meia de vidro para que se dissolvam lentamente, e faço sempre a introdução dos novos comprimidos à noite.

    Quanto à sua viabilidade no combate desta doença, estando no último dia do tratamento noto uma real melhoria, nomeadamente no apetite e na extenção da lesão.

     

    Espero ter ajudado

     

    Abraços,

    Pedro Tavares

  13. Se fosse eu retira e colava junto aos vidros laterais, alem disso colocaria mais dois vidro na frente e no vidro de trás, este tipo de reforço (penso eu) tem o nome de travas francesas.

     

    Mas já agora deixa-me perguntar-te, as traves incomodam-te assim tanto? Eu no meu aqua de 65x40x40 noto que os vidros tem uma ligeira curvatura (não uso qualquer tipo de trave). O que podes fazer é retirar as traves e encher o aqua, depois com alguma coisa comprida e direita (usei uma regua de metal de 50 cm) colocas em frente ao vidro e ves se tem alguma curvatura no vidro. Qualquer coisa já sabes onde me encontrar.

     

    Abraços,

    Pedro Tavares