Ficha


Elle

Recommended Posts

Peixe Borboleta Africano

Nome: Pantodon buchholzi
Comprimento: até 10 cm
Comp. Do Aqua: 60 cm
Dieta: vermes, crustáceos, insectos
Temp.:18-26 cº


Características: Este peixe precisa de se alimentar de insectos. Também come flocos, mas como é por natureza um insectívoro precisa da sua dieta preferida. A sua boca e as suas asas (barbatanas) foram desenvolvidas de tal forma para que este peixe desse um salto da água e apanhasse moscas que voassem ali por perto. Não coloque plantas a obstruírem-lhe a passagem porque assim perde espaço para nadar. Estes peixes já têm desovado em cativeiro mas é muito difícil de criar os recém nascidos .

Pantodon_buchholzi.jpg

Editado por Hugo R. Silva
Imagem wikipedia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Está bom mas nao conrodo ai com uns pontos..

1º sobrevivem so a comer flocos e granulado (ja tive um durante 3 anos)

Depois faltoute o facto de serem extremamente agressivos com membros da mesma expcie....

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Está bom mas nao conrodo ai com uns pontos..

1º sobrevivem so a comer flocos e granulado (ja tive um durante 3 anos)

Depois faltoute o facto de serem extremamente agressivos com membros da mesma expcie....

 

Cumps

 

 

Ele é agressivo pra peixes menores(zebras,gupies?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Está bom mas nao conrodo ai com uns pontos..

1º sobrevivem so a comer flocos e granulado (ja tive um durante 3 anos)

Depois faltoute o facto de serem extremamente agressivos com membros da mesma expcie....

 

Cumps

 

Está mellhor???

 

E mais sobre este peixe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

mesmo que esse topico ja esteja abandonado, vou fazer uma correçao pra nao confundir quem tiver lendo e querendo aprender mais sobre o borboleta africano

 

este peixe NÃO é agressivo com os da mesma espécie. É ate mais recomendado que se colquem dois ou tres no aqua.

(se querem uma confirmaçao vejam este link http://www.labcon.com.br/curiosidades/peix...ta_africano.htm na parte "comportamento" diz que ele é um peixe PACIFICO e COMUNITARIO, alem disso voce tb pode encontrar em diversos outros foruns e sites por ai, as pessoas recomendando coloca-los em duplas ou trios)

 

perguntaram ai em cima se pode colocar ele junto com guppy. Bom, qualquer peixe de superficie pequeno (como guppy, paulistinha, etc) serão comidos por ele. O guppy provavelmente será comido em alguns minutos pois é lento, ja o paulistinha é bem mais rapido e esperto, talves sobreviva por alguns dias, até ele bobear e ser comido. E isso provavelmente acontecerá com qualquer peixe pequeno q der mole na superficies, como um dos meus tanicts q vacilou e foi comido.

 

outra coisa q gostaria de deixar claro, é q o borboleta africano NÃO é um peixe agressivo, muito pelo contrario, ele é bem calmo e tranquilao, fica na dele o tempo todo (as vezes chega ate a ser paradao demais). por favor nao confudam o fato de um peixe ser carnivoro e ser agressivo, uma coisa nao tem nada haver com outra. o borboleta só ataca a peixes pequenos q bobeiam na superficia para sua alimentaçao, fora isso ele nao meche com ninguem.

 

é isso

abraços

Editado por guilherme vr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já tive em tempos 2 exemplares deste peixe e posso confirmar que não são agressivos entre si. Tiveram em conjunto com escalares e betas e sempre viveram pacificamente.

 

Bonito era vê-los a caçar as moscas e melgas que colocava no aquário.

 

Ps: Os meus escalares também não se negavam a umas melgaszitas para ajudar a digestão

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem ter de discordar, mas tive dois e até os Pangasius foram comidos. Atacaram tudo o que era peixe do aqua, fosse grande ou pequeno, bastava que estivesse a frente deles. Para quem percebe inglês, isto foi retirado do site AQUAHOBBY:

 

"The butterfly fish has been known in the hobby for over 90 years, but has never been available in large numbers. Tankmates should be chosen carefully as the Butterfly fish is a predator with a reasonably sized mouth. This fish may accept pellets and flake food, but is mainly carnivorous so prefers live food, freeze-dried or frozen foods. The Butterfly fish is a surface dweller which should be provided with open areas free of vegetation, although some floating plants can be used. Also a tight fitting cover is required to stop these fish from jumping out. This species is aggressive towards other surface dwelling creatures, but mid-water and bottom dwellers are usually ignored. The water in the tank should be soft and slightly acid with tannin-stained water by the means of a 'peat sandwich' in a cannister or box filter. Similar results can be obtained by using 'blackwater' preparations. "

 

Ou seja, são predadores,carnivoros, logo são agressivos.

Editado por crsv

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pelo que li do teu post em Inglês crsv, este é um peixe que já existe em Aquariofilia há 90 anos, carnívoro, com uma boca relativamente grande e que mesmo assim se recomenda a companhia de outras espécies tendo em atenção à escolha que se faz baseado no tamanho.

Refere ainda que outros peixes de superfície serão objecto da sua agressividade, porém peixes de 'meia água' ou de 'fundo' serão ignorados.

Compreendo que quatro linhas e meia de texto deveriam ser suficientes para descrever um peixe :wink: , mas mesmo nesse espaço exíguo dá-se mais importância ao facto de ser necessário espaço livre de plantas para que possa nadar (visto ser um peixe de 'superfície') do que ao facto de poder vir a ser agressivo para com a concorrência.

 

Os Bettas também são agressivos para com as fêmeas depois da desova, a meu ver, neste caso, a agressividade para com a concorrência directa pode ser um reflexo de falta de espaço ou de outra ordem qualquer, sou no entanto da opinião de que qualquer que seja a espécie, se deva manter em conjunto com outros elementos, da mesma espécie ou de outra diversa.

 

Trata-se portanto (na minha humilde opinião) de escolher os companheiros (Biótopo ou Comunitário) que 'não lhe caibam na boca' pois, podendo ou não ser agressivo, é carnívoro.

 

Curiosamente fui pesquisar o site da Aquahobby e deparei-me com isto...

 

Afinal não é só na Wikipedia que se podem encontrar explicações antagonistas para a mesma questão dependendo da língua em que estejam escritas.

 

É como dizia o outro : "Em Aquariofilia diz-se muita coisa, alguma deve de estar certa."

 

Espero ter contribuído.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro crsv,

em primeiro lugar, uma opiniao relatando um experiencia pessoal nao pode servir como base para ir de contra um argumento provado e comprovado por muitas outras pessoas. Se o seu borboleta africano demonstrou um comportamento diferente do habitual, é pq alguma coisa de errado havia no seu aquario ou entao simplesmente pq esse exemplar nasceu mais agressivo do que a maioria... lembrando que quando falamos de qualquer ser vivo, nao existem regras exatas, e sim padroes de comportamento seguidos pela maioria

em segundo lugar, em relaçao ao texto retirado do AQUAHOBBY, voce mesmo caiu em contradição. Na passagem que diz "This species is aggressive towards other surface dwelling creatures, but mid-water and bottom dwellers are usually ignored", se voce for traduzir corretamente vai encontrar o seguinte: "esta espécie é agressiva em relação a outras criaturas que vivam na superfícies, mas peixes de meia agua e de fundo são habitualmente ignoradas." E nada neste texto diz que ele é agressivo com peixes da sua própria espécie, apenas com OUTROS peixes de superfície.

 

comprovando desse jeito o que eu havia dito

 

só lembrando mais uma vez:

PEIXE PREDADOR/CARNIVORO NÃO SIGNIFICA DE MANEIRA ALGUMA QUE ELE TAMBEM SEJA AGRESSIVO. PEIXE AGRESSIVO É AQUELE QUE MACHUCA O OUTRO SEM MOTIVO ALGUM, SEM NENHUMA INTENÇAO DE SATISFAZER SUA NECESSIDADE BÁSICA DE ALIMENTAÇAO. ISSO SIM É AGRESSIVIDADE.

 

 

Tome cuidado ao tentar ensinar alguma coisa pra outras pessoas. Dar uma opiniao é um coisa, ja afirmar com certeza absoluta é outra bem diferente. As informaçoes na net sao muitas, e esse tipo de coisa só dificulta ainda mais a vida de quem está tentando aprender sobre esse maravilhoso hobby e o modo de oferecer as melhores condiçoes de vida para seus peixes.

 

espero q me entenda,

abraços

Editado por guilherme vr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Tankmates should be chosen carefully as the Butterfly fish is a predator with a reasonably sized mouth"

 

Primeiro, quando falo de algo não falo de cor, primeiro leio muito e informo-me. Foi o que fiz, informei-me acerca deste peixe com um biologo especializado em peixes exoticos. Ele disse-me que as borboletasafricanas sao peixes carnivoros, e bastante agressivos com outros peixes que ocupem o seu esoaço, logo qualquer peixe que tente ir a superficie ocupa o seu espaço. Memso os peixes de meio e fundo, quando vao a superficie, seja para comer ou so porque lhes apetece, arriscam-se a ser atacados por ela.

 

Segundo, quando falo da minha experiencia, é apenas para tentar dar uma opiniao, não para provar algo, até porque não fui o unico a queixar-me de que eles sao agressivos, varias pessoas que conheço e tiveram esse peixe se queixaram.

 

Resumindo, apenas fiz aquele post para mostrar que nem tudo é linear. O peixe so é agressivo com peixes que ocupem o seu espaço, isso nao o faz ser sociavel e bom para manter num comunitario, a menos que consiga manter os restantes peixes fora da superficie.

E eu tomo cuidado quando tento ensinar, dai me ter informado antes de fazer o post. Agora se ha aqui alguem com estudos para contrariar um Biologo Marinho que por acaso fez um mestrado sobre peixes exoticos, eu aceito as suas opinioes.

 

Obrigado

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

crsv,

 

em primeiro lugar, peixes de fundo e de meia agua (q sao a maioria dos peixes encontrados por ai) que as vezes sobem a superficies nao sao encomodados por ele, apenas se for um peixe pequeno e que caiba na boca dele (definidos ai como guppies, neons, tanictis, paulistinha, e outros do mesmo genero). ele nao ataca todos os peixes que as vezes sobem a superficie. nem mesmo o pior dos ciclidios africanos é tão agressivo deste jeito, cara...

 

em segundo lugar, voce acha uma coisa eu acho outra. voce provou seu lado com argumentos e eu provei o meu tb. logo, acho q nao chegaremos a um acordo. Entao sugiro q quem ainda esteja em duvida se o borboleta africano é ou nao agressivo com peixes de fundo e meia agua q as vezes sobem a superficie, que deem mais uma olhada pela net. nao vao encontrar dificuldades em ver opinioes como a minha.

 

em terceiro lugar, aposto que na especializaçao em peixes exoticos do seu amigo nao teve a materia "peixes exoticos dentro de um aquario", ou outra do genero. lembre-se que ele estudou o comportamento dos peixes em seu habitat natural, que é totalmente diferente dos nossos aquarios. na natureza por exemplo, todos os borboletas africanos dao enormes saltos fora da aqua para pegar suas presas, em um aquario é dificil encontrar um que faça isso. ou seja, o comportamento dos peixes q seu amigo estudou, nao pode ser levado 100% em consideraçao no aquarismo.

 

 

é isso, galera

deem uma lida por ai para poderem tirar qualquer duvida

 

 

 

obs: crsv, onde seu amigo fez especializaçao em peixes Exoticos? é q tb to cursando biologia e preciso escolher minha linha de formação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que tens razao, cada um tem a sua opiniao. Mas ja fui procurar mais na net e existem mil e uma opinioes diferentes, de especialistas e de curiosos como eu. Pelo que pude perceber cada um forma a sua opiniao baseado ou no que estudou ( sempre em relaçao ao habitat natural do peixe como tu referiste) ou em experiencias proprias como eu.

Agora, baseado no que ambos sabemos acho que tens de concordar comigo quando digo que não podemos colocar na ficha do peixe que ele é optimo para aqua comunitario, sem termos a atençao de indicar que ele pode ser algo agressivo com alguns peixes. Isso levara ao engano os aquariofilos menos experientes, como era o meu caso quando o comprei.

 

Quanto a especializaçao eu penso que foi nos Açores, mas nao tenho a certeza.

 

Abraço

 

CV

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.