Renascer


psaudade

Recommended Posts

Ora boas pessoal.

 

Ao fim de algum tempo ausente, em especial nas participações no forum, decidi voltar.

 

Após cerca de 8 meses a manter o meu aquário de 80cm decidi finalmente montar o meu de 120cm.

 

Setup:

 

120x45x60

320 litros

Filtro Externo: 3378 1000 litros hora

Aquecimento: Jager 300w

Iluminação: 4x pll + 2 T5 = 320w

Co2: Injecção de botija

 

Substrato: Akadama + ADA Malaysia

 

Ornamentos: Xisto

 

Fauna:

 

Disco (max 4)

Neons (50 +/-)

ottos (6)

SAE

Corys

red's (os que tenho no aquário actual, não os consigo contar)

caridinas japónicas (5)

 

Flora (a actual):

Cabomba

Valisnérias

Rotala Whallichii

Cuba

Musgo de java

 

Fotos da montagem vão sendo apresentadas à medida que as coisas forem andando.

 

Cumps,

Ivo

Editado por psaudade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sendo assim ficam desde já duas fotos para me ajudarem em que layout o aquário poderá ficar....

 

Além destes dois, se quiserem sugerir algum digam, sff. Que de seguida tiro foto e mostro a hipotese.

 

Hipotese 1

2616406438_548f7e9365_o.jpg

Hipotese 2

2615578197_8908d20b9d_o.jpg

 

Digam de vossa justiça, a vossa ajuda sempre foi preciosa.

Editado por psaudade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim ficam desde já duas fotos para me ajudarem em que layout o aquário poderá ficar....

 

Além destes dois, se quiserem sugerir algum digam, sff. Que de seguida tiro foto e mostro a hipotese.

 

2616406438_548f7e9365_o.jpg

 

2615578197_8908d20b9d_o.jpg

 

Digam de vossa justiça, a vossa ajuda sempre foi preciosa.

 

e que tal colocar as 4 mais juntas ao centro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

gostei da 1 mas sem aquela pedra em cima das outras, esperimenta com a 1 dando uu bocado de inclinação á pedra da esquerda.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso-te dar a minha opinião?

 

320 litros com 320w num plantado é muita bucha!!!!

Eu não me meteria nisso, isso é o mesmo que arranjar sarna para te coçares.

Tens a certeza de que queres um plantado com 320 litros? Isso é 1.20 x 45 cm para encher de plantas.

Ainda por cima vais ter 320 w de luz que não te vão dar sossego nas fertilizações, e nas algas é claro.

Depois irão ser 320 w de luz em cima de Discus...

Pensa bem.

 

Sabes o que eu faria com esse potencial todo que tens aí? Ciclídeos africanos.

Claro que com menos luz, mas esse aqua ficaria lindo com Ciclídeos africanos. Qualquer que seja o lago que escolhesses.

 

Espero que não leves a mal, mas custa-me alguém a entrar num caminho dificil e não dizer nada para aconselhar outros caminhos mais faceis e igualmente (se calhar até mais) recompensador.

 

Se ainda assim quiseres fazer daí um plantado ao menos já tens alguém que te avisou e já sabes o que tens uma ideia do que te espera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso-te dar a minha opinião?

 

320 litros com 320w num plantado é muita bucha!!!!

Eu não me meteria nisso, isso é o mesmo que arranjar sarna para te coçares.

Tens a certeza de que queres um plantado com 320 litros? Isso é 1.20 x 45 cm para encher de plantas.

Ainda por cima vais ter 320 w de luz que não te vão dar sossego nas fertilizações, e nas algas é claro.

Depois irão ser 320 w de luz em cima de Discus...

Pensa bem.

 

Sabes o que eu faria com esse potencial todo que tens aí? Ciclídeos africanos.

Claro que com menos luz, mas esse aqua ficaria lindo com Ciclídeos africanos. Qualquer que seja o lago que escolhesses.

 

Espero que não leves a mal, mas custa-me alguém a entrar num caminho dificil e não dizer nada para aconselhar outros caminhos mais faceis e igualmente (se calhar até mais) recompensador.

 

Se ainda assim quiseres fazer daí um plantado ao menos já tens alguém que te avisou e já sabes o que tens uma ideia do que te espera.

 

Boas,

 

Desde já agradeço a todos as opiniões.

 

Em relação ao Luis e a sua sugestão.

 

Não deixo de concordar contigo em relação ao aos 320w de luz. Realmente é o que tenho, mas não será o que irei ter constamemente, já arranjei a calha de forma a poder optar pelo tipo de iluminação desejada.

 

Já agora, sempre adorei plantados e não é o primeiro que tenho. Usei um de +/- 100litros, durante um ano, para me ir aventurando e vendo o que podia fazer de bom e de mau para que neste, tudo corra bem e sem erros.

 

Vou deixar o outro aquário de 100 litros, ai sim para me aventurar eventualmente em ciclideos africanos para depois mais tarde voltar a pensar numa evolução.

 

Abraço e mais uma vez obrigado pela sábia opinião.

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por dar mais enfase à 2ª hipotese com algumas alterações...

 

2620873494_dd0cd3d629_o.jpg

 

Está muito nú como seria de compreender, mas agora com o tempo tudo crescerá e cada coisa vai ocupar o seu devido lugar.

 

Neste momento está em ciclo, como seria de prever, e conto na proxima semana, introduzir só um ou dois peixes existentes no outro aquário e somente após um mês de ciclo irei colocar os restantes.

 

Aproveito para dizer que, parte da água utilizada neste aquário era do anterior e assim continuarei a fazer, de forma a ter um ciclo mais rápido e passadas duas semanas de ciclo deste aquário vou introduzir 1 saco de cerâmicas existente no outro. Só irei mesmo colocar mais peixes neste aquário ao fim de um mês.

 

Comentem se assim entenderem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens esta muito emgraçado mas pode melhorar claro com o devido tempo abraço e continua

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo vai de vento em popa apesar de algumas plantas estarem em melt down, mas da minha experiencia com o outro aquário, aceito como normal até criarem raizes em condições.

 

Fiz a questão ao josé carlos aqui do forum e conclui-se que a melhor combinação de ciclideos a introduzir será:

 

Discos

Apistogramas viejita

Ramirezis

Neons

 

Extra, que podem servir de alimento a bocas mais desenfreadas, mas como a ideia é ter o aquário densamente plantado, acredito que se escapem bastantes:

 

Caridinas japonicas

Red cherrys

 

Estes que já possuo, serão colocados num aquário à parte até que o plantado cresça em condições para os proteger.

 

Ornamanento a incluir:

 

Tronco para dar abrigo quer aos viejita quer aos ramirezis, dependendo da escolha deles. De qualquer forma e podem ver nas fotos, que o calhau do lado esquerdo tem uma gruta bem porreira para dar abrigo a qualquer uma das espécies.

 

Crescimento do plantado:

 

A rotala está em puro crescimento(e a ficar mais vermelhinha), tal como a cabomba.

Lotus tiger, já se encontra com novas folhas.

HC Cuba, algumas em melt, mas no competo geral estão vivaças e cheias de cor, verde naturalmente, hehe.

 

Mais logo coloco foto actualizada relativa ao 5º dia de existência.

 

Cumps,

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui vão as fotos...

 

Meltdown...

 

2634219989_bc7c241d35_o.jpg

-

2634219679_d502960c01_o.jpg

 

Rotala Whalichii

 

Magnifico crescimento, comparar com fotos iniciais da montagem.

 

2635043924_b5722f48e7_o.jpg

 

Lotus Tiger

 

2634219291_07d2b6f585_o.jpg

 

Umas gerais...

 

2635043686_ea01aeeb5e_o.jpg

-

2635043548_dcfdff7ba7_o.jpg

 

Comentem se entenderem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tem tudo para ser um bom aquario e bonito. ;)

 

agora sem querer ser pessimista só é pena a pedra do lado esquerdo nao ser da mesma textura das do lado direito.

 

abraços.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

 

krypticall

 

Aqui não existem pessimismos, existem opiniões variadas e são todas muito válidas.

 

Em relação à textura da pedra do lado esquerdo. Concordo, pois se fossem iguais dava outro ar. A minha ideia para o topo dessa pedra é que fique coberta, minimizando esse pequeno problema. A pedra é bastante rugosa e penso que vou conseguir fazer com que plante lá uma glosso ou eventualmente uma eleocharis parvula, mas isso só será feito posteriormente, quando as coisas estiverem mais encaminhadas.

 

Tomkat

 

Tal como tinha referido no meu ultimo post, vou incluir troncos no aquário. Estava a pensar comprar, mas vendo bem, tem mais piada fazer e como também tenho de criar esconderijos, vou fazer um set com troncos de videira de forma a criar um abrigo "natural". Irei depois postar aqui o DIY desse tronco, pelo menos a preparação para encaixar os vários ramos uns nos outros.

 

Pelo que depreendo, sugeres que em vez de calhau colocavas somente um grande tronco?!?!?!?! Também me passou pela minha cabeça essa situação, mas tal como dizes são gostos.

 

A primeira pedra que arranjei foi a do lado esquerdo, mas não tinha pensado nela para a colocar como ficou. Penso que como está ficou muito bem, pois cria ali uma zona de refúgio para qualquer animal que coloque no aquário.

 

Mais uma vez obrigado pelos comentários e sugestões apresentadas.

Editado por psaudade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita que não tenho pena nenhuma da máquina... em 5 meses, já conta com 16000 fotos tiradas, hehehehehe.

 

Vou postando fotos à medida que as coisas forem avançando.

 

Obrigado mais uma vez a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.