[Ficha] octocinclus affinis ( Peixe-Gato Ventosa anão )


MotarSolitario

Recommended Posts

Nome cientifico – Octocinclus Afinis, (Otocinclus affinis)

Nome vulgar – Peixe - Gato Ventosa anão, Peixe Gato Sugador Anão

Família – loricarihdae

Descrição – corpo comprido e parecido a um girino tem um padrão mosqueado com sombras escuras na sua dorsal, tem uma lista escura que vai da ponta do sua cabeça passando pelo olho ate ao pendunculo caudal acabando numa mancha escura muito bem definida a metade inferior do seu corpo e clara contendo uma ventosa bem debaixo da sua cabeça comprida as suas barbatanas dorsal anal e caudal são pintalgadas.

Origem – América do Sul nas correntes do brasil

Dimensão - 5cm

Agua - PH 6.8-7.5; DH 6-10

Temperatura - 20-25º C

Características - Peixe nocturno, muito activo e eficiente devorador de algas, sem danificar minimamente qualquer planta.

Comida – Spirolina e outros vegetais

Octocinclus Affinis ( Peixe - Gato Ventosa anão )

Este trabalhador incansável e da família das loricarihdae, e em idade adulta chega aos seus grandiosos 5cm de comprimento.
Herbívoro por natureza deslocasse sobre o fundo dos nossos aquários tem um temperamento pacifico e o seu corpo comprido e parecido a um girino, tem um padrão mosqueado com sombras escuras na sua dorsal, tem uma lista escura que vai da ponta do sua cabeça passando pelo olho ate ao pendunculo caudal acabando numa mancha escura muito bem definida a metade inferior do seu corpo e clara contendo uma ventosa bem debaixo da sua cabeça comprida as suas barbatanas dorsal anal e caudal são pintalgadas.
Este peixinho e originário da América do Sul nas correntes do brasil.
É um excelente comedor de algas e devora-as no fundo, vidros folhas a sua ventosa serve também para não ser arrastado nas correntes onde habita servindo esta de ancora.
gostando da agua: PH 6.8-7.5; DH 6-10
Peixe e ideal para aquários plantados e convive bem com discos, escalares, peixes gato variados, guaramis, tetras, barbos, plecos danios rasboboras, etc.
E preciso ter em atenção quando as algas desaparecem pois e necessário dar-lhe spirolina e vegetais.


Macrotocinclus_affinis_resting.jpg

Editado por Hugo R. Silva
Imagem wikipedia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nome científico correcto é Otocinclus Affinis (pequeníssima correção!) :shock:

 

Mantenho alguns no meu tanque de papás Guppies. Os Otos revelam-se realmente incansáveis comedores de algas e são extremamente pacíficos com os outros peixes, e vice-versa, mesmo quando acompanhados dos por vezes exaltados Barbos Tigre. :shock:

 

É sempre interessante observar os rastros de limpeza que deixam pelas folhas cobertas de algas, sinal de dever (parcialmente) cumprido! food

 

Apenas por registo, adquiri recentemente os meus (no Porto) a 1.85 Euros cada um e já fazem um dueto incansável com as corys!

 

tn_Otaff_u1.jpg

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nome científico correcto é Otocinclus Affinis (pequeníssima correção!) :shock:

 

nope esta enganado o nome esta bem escrito pelo menos e assim que tenho encontrado tanto em livros como em sites

ficam os dois registrados e cada um chamalhe o que lhe apetecer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, talvez não haja um termo certo ou errado mas eu guio-me pela Fishbase.org pela reputação que ganhou neste complicado campo da ictiologia. O nome científico que retive foi de facto o que consta na base de dados:

 

http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...iesname=affinis

 

Pelo facto de no dia-a-dia se apelidar carinhosamente o peixinho de "Oto", sempre me inclinei para o registo da Fishbase.org :shock:

 

De qualquer modo, e por mera curiosidade, fiz uma pesquisa no Google e obtive os seguintes resultados: :shock:

 

Octocinclus Affinis - 9 resultados

Otocinclus Affinis - 2420 resultados

 

Penso de facto que Otocinclus deverá ser o termo mais correcto. :shock:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

estou a pensar em adquirir um otto,

tenho algas q.b. para ele se alimentar, mas será que ele me irá comer o musgo de java ou outras plantas tenrinhas? ou será que ele acaba com as algas primeiros e depois é que faz os estragos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da minha pouca experiência q tenho com este peixe, só posso dizer maravilhas.

 

Decidi travar uma luta renhida contra as algas, visto ter o aquário infestado de algas castanhas. Por mais experiências q fizesse, elas não desapareciam, até q descobri este maravilhoso peixe.

 

Nada de produtos quimicos porque não resultam, assim, adquiri 3 otos e foi um ver se te havias, as algas começaram a desaparecer a um ritmo impressionante.

 

Também tive essa preocupação. Plantas mais tenras ou rebentos novos. Até agora não tenho razões para me queixar.

 

Para compensar a redução da quantidade de algas, dou-lhes comida vegetariana.

 

Cumprimentos,

Pic_2466_15.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há duas maneiras de tirar as dúvidas quanto aos nomes, uma baseia-se na ciência - basta visitar o http://www.fishbase.org, outra baseia-se no conhecimento comum e difusão. Para isso basta uma pesquisa no google:

 

Otocinclus affinis: 2010

Otocinclus afinis: 17 ( did you mean affinis?)

 

Tudo isto já foi aqui dito, só quero mesmo fazer uma correcção:

Há nomes certos e errados sim senhor. Há casos em que diferentes naturalistas baptizaram o mesmo organismo com diferentes nomes, outros em que novas gerações de naturalistas e de conhecimentos rebaptizaram certos organismos, por vezes até mudando-os de ramo taxonómico. Não é nenhum destes o caso do Oto que se chama "Otocinclus affinis" e NÃO "Otocinclus afinis". :roll:

É preciso cuidado para não deixar a boa educação vir primeiro do que a boa informação. :roll:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho algas q.b. para ele se alimentar, mas será que ele me irá comer o musgo de java ou outras plantas tenrinhas? ou será que ele acaba com as algas primeiros e depois é que faz os estragos?
Nem uma coisa nem a outra, ele come as algas e deixa-te todas as plantas tenrinhas ou não impecáveis.

 

Estou a pensar comprar um oto

Compra 10 :roll:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho um problema de algas, e uma das tentativas de combate foi comprar 10 Otocinclus à +- 1 mês, no entanto já só tenho 3... Pelo que pesquisei, parece "normal" perder alguns sem motivo aparente, mas acho uma taxa de mortalidade muito grande...Em relação à limpeza das algas, tive pouca sorte, os meus otos ou são preguiçosos, ou então não gostam das algas.

Se alguém souber alguma coisa sobre a morte "súbita" dos otos, agradecia que me informassem.

Até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Em relação à limpeza das algas, tive pouca sorte, os meus otos ou são preguiçosos, ou então não gostam das algas.  

Se alguém souber alguma coisa sobre a morte "súbita" dos otos, agradecia que me informassem.  

Se dizes que eles não tocam nas algas, podem ter morrido de fome.

Ou então tens niveis de amonia ou nitrito elevados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Otocinclus saudaveis sao gordos.

 

As algas do aqua nao sao suficientes para eles, pois necessitam de outros vegetais.

Os Otocinclus comprados nas lojas muitas vezes estao esfomeados, ou a morrer de fome. Devem ser bem alimentados com vegetais como pepino, courgetes ou espinafres 'entalados', antes de serem deixados na sua tarefa de comer algas.

Penso que as bolachas verdes para Plecos sao um bom investimento, tipo Tetra Pleco Waffers ou JBL Novo Pleco (estas ultimas nao usei, mas diz-se bem).

 

Ou seja, estes comedores de algas sao uma boa ajuda, mas como qq outro peixes necessitam de cuidados especificos, na fase inicial eu diria que cuidados extremos, incluindo a qualidade da H2O.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais