p.h. Muito Baixo!


Aqua T

Recommended Posts

Ola a todos!

 

O meu problema é que tenho um aquário de 60 cm no qual hoje fui ver o p.h. e estava nos 5 a descer para os 4.5!!!!! Tem duas rochas calcárias de 10 cm cada la dentro e mesmo assim baixa muito....

Não estou a dar comida a mais pois a que dou desaparece em 2 minutos.

Faço tpas de 25% (aproximadamente) semanalmente e deito sera ph plus e na outra semana volta sempre aos 6.0 ou 5.0......

Tive um pleco que me deu cabo de algumas plantas e as folhas começaram a apodrecer, tambem ja pensei que fosse isso mas soltas já não há nenhuma....

Os habitantes são escalares e ramirezis, mas estes aguentam bem o p.h. baixo, eu tenho medo é dos peixes de fundo, pleco,botia e synodontis...

Até agora os peixes estão todos bem e o aquário está totalmente estabilizado, tanto que até agora ainda não tive uma única doença...

 

Qualquer ajuda é bem vinda

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

O meu problema é que tenho um aquário de 60 cm no qual hoje fui ver o p.h. e estava nos 5 a descer para os 4.5!!!!! Tem duas rochas calcárias de 10 cm cada la dentro e mesmo assim baixa muito....

Não estou a dar comida a mais pois a que dou desaparece em 2 minutos.

Faço tpas de 25% (aproximadamente) semanalmente e deito sera ph plus e na outra semana volta sempre aos 6.0 ou 5.0......

Tive um pleco que me deu cabo de algumas plantas e as folhas começaram a apodrecer, tambem ja pensei que fosse isso mas soltas já não há nenhuma....

Os habitantes são escalares e ramirezis, mas estes aguentam bem o p.h. baixo, eu tenho medo é dos peixes de fundo, pleco,botia e synodontis...

Até agora os peixes estão todos bem e o aquário está totalmente estabilizado, tanto que até agora ainda não tive uma única doença...

 

Qualquer ajuda é bem vinda

 

Abx

 

Boas

 

O ideal é colocares um substrato calcário porque se com as rochas não sobe têm que colocar mais calcário para te subir esse ph ,se tiveres filtro exterior coloca também no filtro pedras calcárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O ideal é colocares um substrato calcário porque se com as rochas não sobe têm que colocar mais calcário para te subir esse ph ,se tiveres filtro exterior coloca também no filtro pedras calcárias.

 

Ola

 

O filtro é dquelas biobox internas que vêm com o aquário, eu estava a pensar em colocar mais pedras calcárias, o problema é que eu tambem queria colocar um tronco para os rams, mas tenho medo que o p.h. desca ainda mais, o que acham?

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

O filtro é dquelas biobox internas que vêm com o aquário, eu estava a pensar em colocar mais pedras calcárias, o problema é que eu tambem queria colocar um tronco para os rams, mas tenho medo que o p.h. desca ainda mais, o que acham?

 

Abx

 

com o tronco vai ajudar a baixar o ph ....o ideal é mesmo um substrato calcário(areia da praia)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com o tronco vai ajudar a baixar o ph ....o ideal é mesmo um substrato calcário(areia da praia)

 

Pois... só que daqui a uns meses quero ver se monto um maior e não queria agora tar a tirar os peixes, todos e a mudar o substrato... Acham que se eu colocar mais rochas calcárias resolve o problema?

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o PH da água da torneira? ( sem a meteres no aquário. )

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o PH da água da torneira? ( sem a meteres no aquário. )

 

Da ultima vez que vi (foi na mesma altura em que medi os 5.0), estava nos 7.0, mas pensei que não fazia diferença porque ao misturar-se com a do aquário ficavam com o p.h. igual, acho que até li isso aqui no forum... Estou a ver que a única maneira é se calhar mais rochas calcárias e p.h. plus.... Isto so me preocupa porque provavelmente um dia um dos peixes morre, mas até agora estão todos bem...

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Õlá,

Se injectares CO2 reduz a injecção do mesmo caso as plantas não se quiexem.

Já agora qual a litragem do aqua e a fauna que lá mantens?

 

Para ajudar a subir o KH podes acrescentar bicarbonato de sodio...

Podes ler aqui mais sobre a relação pH\KH

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os habitantes são escalares e ramirezis, mas estes aguentam bem o p.h. baixo, eu tenho medo é dos peixes de fundo, pleco,botia e synodontis...

 

Assim só de repente, tenho impressão de que esses peixes andam a sofrer de claustrofobia...

 

Depois, com 25% de troca semanal (imagino que sejam 25% de 54L = +/-13L) acho estranho com pH da torneira a 7 e com pedras calcárias lá dentro que isso ande abaixo dos 5...

 

Só mesmo com injecção de CO2 ou muita turfa no filtro se compreende isso... Aconselha-se a cortar com qualquer uma das 2.

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Eu não uso CO2, tenho cabombas e valisnérias e elas crescem lindamente sem ele.

Não sei se tem o mesmo efeito que a turfa mas uso lã filtrante da sera...

Já agora, tenho muitos caracóis dentro da biobox, isso pode indicar qualquer coisa?

Sei que são alguns peixes a mais para o aquário que é mas tenciono montar um maior a medio prazo, e vou dar um dos synodontis ao eu primo, que tem um aquário com cerca de 2 m.

O p.h. agora encontra-se perto dos 6.0, pois tenho deitado sera p.h. plus...

 

Abx

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Eu não uso CO2, tenho cabombas e valisnérias e elas crescem lindamente sem ele.

Não sei se tem o mesmo efeito que a turfa mas uso lã filtrante da sera...

Já agora, tenho muitos caracóis dentro da biobox, isso pode indicar qualquer coisa?

Sei que são alguns peixes a mais para o aquário que é mas tenciono montar um maior a medio prazo, e vou dar um dos synodontis ao eu primo, que tem um aquário com cerca de 2 m.

O p.h. agora encontra-se perto dos 6.0, pois tenho deitado sera p.h. plus...

 

Abx

 

Não deve haver ninguém que não tenha tido os seus problemas com os primeiros aquários. O numero de especies que se tem num aquário, seja ele de que tamanho for, depende inicialmente de se ter mais ou menos informação, e seguidamente do bom senso...

 

Outra coisa que depende do bom senso, é pensar se vale a pena manter espécies tendo em conta que para manter o pH ideal para elas temos que introduzir regularmente produtos na água.

 

O meu pH da torneira 7,5 levou-me obrigatoriamente aos CA.

 

grande abraço, não são reprimendas, são apenas chamadas de atenção para todos mantermos peixes em condiçoões aceitáveis.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deve haver ninguém que não tenha tido os seus problemas com os primeiros aquários. O numero de especies que se tem num aquário, seja ele de que tamanho for, depende inicialmente de se ter mais ou menos informação, e seguidamente do bom senso...

 

Outra coisa que depende do bom senso, é pensar se vale a pena manter espécies tendo em conta que para manter o pH ideal para elas temos que introduzir regularmente produtos na água.

 

O meu pH da torneira 7,5 levou-me obrigatoriamente aos CA.

 

grande abraço, não são reprimendas, são apenas chamadas de atenção para todos mantermos peixes em condiçoões aceitáveis.

 

Acredita que não tenho tanta experiência como tu, mas tambem não sou nenhum principiante...

Este foi o segundo aquário que montei (na altura), e tive o bom senso de previamente escolher as espécies e quantidades depeixes, não pensei é que os escalares crescessem tanto, pois vieram com dois cm e o maior está com 5, e asseguraram-me que demoraria algum tempo até ficarem assim...

Os synodontis eram uma espécie que não conhecia, mas que precisava devido ao substrato do aquário ser de pedras com 3 - 4cm, precisava de peixes fortes...

Tive tambem o bom senso de escolher um p.h. em que todas as espécies se sentissem em condições aceitaveis, sendo o p.h. inicial 7.0 - 6.5, e manteve-se assim durante os primeiros meses, tendo o problema surgido à poucas semanas... Tenho consiencia de que são peixe sa mais para o aquário que é, mas tal como ja disse tenciono montar um maior, agradecia que em vez de apontar defeitos e coisas que ja sei, recebe-se ajuda para o problema...

 

Murkas:

 

O meu tio deu-me uma caixa de testes da sera e ainda deve ter um reagente de kh, vou ver se consigo fazer o teste...

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita que não tenho tanta experiência como tu, mas tambem não sou nenhum principiante...

Este foi o segundo aquário que montei (na altura), e tive o bom senso de previamente escolher as espécies e quantidades depeixes, não pensei é que os escalares crescessem tanto, pois vieram com dois cm e o maior está com 5, e asseguraram-me que demoraria algum tempo até ficarem assim...

Os synodontis eram uma espécie que não conhecia, mas que precisava devido ao substrato do aquário ser de pedras com 3 - 4cm, precisava de peixes fortes...

Tive tambem o bom senso de escolher um p.h. em que todas as espécies se sentissem em condições aceitaveis, sendo o p.h. inicial 7.0 - 6.5, e manteve-se assim durante os primeiros meses, tendo o problema surgido à poucas semanas... Tenho consiencia de que são peixe sa mais para o aquário que é, mas tal como ja disse tenciono montar um maior, agradecia que em vez de apontar defeitos e coisas que ja sei, recebe-se ajuda para o problema...

 

Murkas:

 

O meu tio deu-me uma caixa de testes da sera e ainda deve ter um reagente de kh, vou ver se consigo fazer o teste...

 

Abx

 

Eu tenho aquários desde os 12 anos e continuo a considerar-me um principiante.

 

Esse KH deve tar muito baixo, e deves ter comida, peixinhos, qualquer coisa a decompor-se aí dentro. Limpa bem o filtro, mas já se sabe que tem que ser com água do aquário.

 

"bicarbonato de sódio (NaHCO3). Uma colher de chá por cada 50 litros aumenta o KH em cerca de 4 dH" segundo li algures.

Isto vai permitir que não haja tantas variações de pH no teu aquário.

 

Tira pedras, troncos, faz aspiração do areao, e tira mesmo as plantas e volta a colocar tudo depois.

 

Não abuses também das trocas de água, porque isso normalmente dá mau resultado.

 

Vê lá se isso resolve, alivia, amaina, se faz algo de bom para a qualidade da água.

 

O meu primeiro aquário também era desse tamanho, e acho que deu mais problemas do que todos os outros, não por ter menos experiência, mas sim por ser mais pequeno. Qualquer problema que surja em tão pouca água torna-se muito complicado de resolver.

 

Filtros internos (Suponho que seja o que tens) a meu ver só servem para movimentar/oxigenar a água. Filtragem a sério tem que ser com um externo.

 

abraço e não te chateies.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que esse PH plus te deu cabo do KH,e agora a tua água não tem nenhum poder tampão.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho aquários desde os 12 anos e continuo a considerar-me um principiante.

 

Esse KH deve tar muito baixo, e deves ter comida, peixinhos, qualquer coisa a decompor-se aí dentro. Limpa bem o filtro, mas já se sabe que tem que ser com água do aquário.

 

"bicarbonato de sódio (NaHCO3). Uma colher de chá por cada 50 litros aumenta o KH em cerca de 4 dH" segundo li algures.

Isto vai permitir que não haja tantas variações de pH no teu aquário.

 

Tira pedras, troncos, faz aspiração do areao, e tira mesmo as plantas e volta a colocar tudo depois.

 

Não abuses também das trocas de água, porque isso normalmente dá mau resultado.

 

Vê lá se isso resolve, alivia, amaina, se faz algo de bom para a qualidade da água.

 

O meu primeiro aquário também era desse tamanho, e acho que deu mais problemas do que todos os outros, não por ter menos experiência, mas sim por ser mais pequeno. Qualquer problema que surja em tão pouca água torna-se muito complicado de resolver.

 

Filtros internos (Suponho que seja o que tens) a meu ver só servem para movimentar/oxigenar a água. Filtragem a sério tem que ser com um externo.

 

abraço e não te chateies.

 

Ola

 

Peixes a decompor não tenho, só se for alguma comida que tenha caido para o fundo e os peixes não apanharam, vou ver se aspiro o areão...

O filtro é uma biobox que já vinha com o aquário e está limpinho por dentro.

Ja na semana passada eu estive a mudar as plantas e pedras de sitio e introduzi plantas novas, nessa altura reparei que o areão tava um pouco sujo, se calhar é isso...

O p.h. está nos 6.5 (aproximadamente), vou tentar que se mantenha assim...

Eu penso que esse PH plus te deu cabo do KH,e agora a tua água não tem nenhum poder tampão.

Não acho que o p.h. plus tenha dado cabo do k.h., porque o nome do produto é "sera kh/ph plus", quando muito aumentou o kh.... De qualquer maneira vou tentar fazer hoje o teste.

 

Obrigado a todos os que ajudaram, vou ver se coloco tambem mais rochas calcárias, a ornimundo costuma ter umas jeitosas...

 

Eu sei que o aquário é pequeno para as espécies que tem, mas os peixes encontram-se tdos saudáveis, com boa coloração e sem doenças, e está densamente plantado, eles têm muitos esconderijos. O pleco tem a mania que manda nos peixes de fundo, é mesmo engraçado, é o L001, glyptoperichthys joselimaianus (acho que é assim que se escreve) e os synodontis são os ocellifer.

 

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigo,

 

Poderia descrever o setup do seu aquário aqui, para melhor ajudar-lhe? Pois acho muito estranho você ter uma água de reposição de 7,0 de pH e seu aquário chegar a 5,0 de pH. Sem uma análise detalhada o abaixamento de pH parece estar relacionado com alguma substância que está adicionando ao aquário. Penso que colocar pedra calcária você pode subir o pH mas aumentar muito a dureza da água, e para isso sua fauna deve ser compatível para tal. Qual o medior de pH que você utiliza? Qual a dureza da água de TPA e do aquário?

 

 

Abraço

Altino Sales

Altino Sales

Quanto mais busco conhecer a natureza das coisas, menos certeza tenho da verdade e mais certeza tenho de Deus. (AS)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderia descrever o setup do seu aquário aqui, para melhor ajudar-lhe? Pois acho muito estranho você ter uma água de reposição de 7,0 de pH e seu aquário chegar a 5,0 de pH. Sem uma análise detalhada o abaixamento de pH parece estar relacionado com alguma substância que está adicionando ao aquário. Penso que colocar pedra calcária você pode subir o pH mas aumentar muito a dureza da água, e para isso sua fauna deve ser compatível para tal. Qual o medior de pH que você utiliza? Qual a dureza da água de TPA e do aquário?

 

Obrigada pela resposta altino, mas ja esta resolvido, vou estar atento ao p.h. e colocar mais uma rocha calcária, o setup do aquário está descrito mais acima, começo a achar que se calhar é do areão estar sujo... O medidor que uso é o sera p.h. test.

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Mistério resolvido, era da porcaria debaixo do areão, a água que tirei parecia café!!! E até estava la a viver uma GRANDE familia de caracois, deve ter-se sujado tanto por causa do tamanho dos "grãos" com 3 a 4 cm...

 

Obrigado a todos os que ajudaram.

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um ph a 7.5 e queria o meter a 7.0 ja comprei turfa e queria saber qual a maneira de conseguir manter sempre o ph a 7.0?alguem me sabe dizer qual a melhor maneira para o fazer?

Experimenta os produtos para baixar o ph........

 

Ou entao mete ácidos................

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta os produtos para baixar o ph........

 

Ou entao mete ácidos................

vou baixar o ph com turfa so queria saber como o posso manter sempre nos 7.0 para que ele nao baixe mais ou nao suba mais, alguem me pode dar um ajuda?

Meu aqua

Cumps JS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.