Diferença entre sexos no ciclídeo limão


JoanaBras

Recommended Posts

Alguém me consegue esclarecer qual é a diferença entre macho e fêmea nos labidochromis caeruleus?

 

(Já ninguém deve suportar as minhas perguntas de diferenças entre sexos: 1.º os discus, agora os ciclídeos limão...)

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me consegue esclarecer qual é a diferença entre macho e fêmea nos labidochromis caeruleus?

 

(Já ninguém deve suportar as minhas perguntas de diferenças entre sexos: 1.º os discus, agora os ciclídeos limão...)

 

Obrigada!

Olá,

O macho apresenta cores mais vivas sendo as riscas pretas mais intensas e são mais corpulentos. As femeas são mais pequenas e com cores menos vivas.

Os "egg spots" poderão ajudar a diferenciar os machos das femeas.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá,

O macho apresenta cores mais vivas sendo as riscas pretas mais intensas e são mais corpulentos. As femeas são mais pequenas e com cores menos vivas.

Os "egg spots" poderão ajudar a diferenciar os machos das femeas.

 

Acrescente-se que a barbatana anal e peitoral nos machos têm uma risca preta intensa, enquanto nas fêmeas essa risca é muito esbatida e quase inexistente.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Acrescente-se que a barbatana anal e peitoral nos machos têm uma risca preta intensa, enquanto nas fêmeas essa risca é muito esbatida e quase inexistente.

Ola a todos.

E se tiverem uma pinta amarela na barbatana anal? Nao consigo distinguir os meus, gostava de saber se sao um casal.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o outro nao tem, mas no inicio o outro tinha as barbatanas com um preto muito forte. Nao sei por fotografias, se alguem me conseguir explicar agradecia.

Obrigado

 

 

Eu sei que pesquisar um pouco dá trabalho... mas também faz milagres!!!

 

Espreita Aqui !!!

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que pesquisar um pouco dá trabalho... mas também faz milagres!!!

 

Espreita Aqui !!!

Obrigado, é verdade.

Acho que ja esta.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1908

Nao é a melhor, mas vou tentar tirar mais.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1908

Nao é a melhor, mas vou tentar tirar mais.

Obrigado

 

Não ficou bem aprendida a lição... não funcemina.

 

abraço

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Macho que está em baixo e fêmea o que está em cima!

 

Penso eu de que...

 

"Ela" tem as barbatnas em mau estado! O macho agride-a? Se não pode ser um ataque bacteriano!!!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Editado por João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, ele nao a deixa em paz, é normal?

Apartir de que idade podem acasalar?

obrigado

 

 

Boas,

 

Sim é normal!!! Por isso é que se recomenda que estes peixes (leiam-se Mbunas) sejam mantidos pelo menos em trios (1M+2F) exactamente para aliviar a pressão sobre as fêmas que podem levar, em última instância, à sua morte!!!

 

Os teus já estão bem na idade de acasalar!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase de certeza que é casal.

 

Que tamanho têm os peixes?

 

Pela foto parecem juvenis, pelo que, mais dia menos dia estarão prontos para procriar...

 

Ajuda teres água e um setup que lhes convenha, mas os Labidos Caeruleus são dos Mbunas mais fáceis de reproduzir.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase de certeza que é casal.

 

Que tamanho têm os peixes?

 

Pela foto parecem juvenis, pelo que, mais dia menos dia estarão prontos para procriar...

 

Ajuda teres água e um setup que lhes convenha, mas os Labidos Caeruleus são dos Mbunas mais fáceis de reproduzir.

 

Cumps.

Tem mais ou menos 6 ou 7 cm, espero que sim. O setup que estas a falar sao muitas pedras com esconderijos, e mais?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase de certeza que é casal.

 

Que tamanho têm os peixes?

 

Pela foto parecem juvenis, pelo que, mais dia menos dia estarão prontos para procriar...

 

Ajuda teres água e um setup que lhes convenha, mas os Labidos Caeruleus são dos Mbunas mais fáceis de reproduzir.

 

Cumps.

Tem mais ou menos 6 ou 7 cm, espero que sim. O setup que estas a falar sao muitas pedras com esconderijos, e mais?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem mais ou menos 6 ou 7 cm, espero que sim. O setup que estas a falar sao muitas pedras com esconderijos, e mais?

obrigado

 

O setup que lhes convém é um pH acima de 7,5(pedras calcárias ajudam), um aquário grande, comprimento acima de 1m e mais de 200L ( dependem estes do número de indivíduos e espécies), é importante manteres 1 macho para várias fêmeas para evitares stress das fêmeas.

 

O que se pretende ao falar de setup é que coloques:

 

Dimensões do aquário(comp x alt x larg)

parâmetros da água (Ph, GH, temperatura...)

Decoração(troncos, pedras, ânforas, vasos...)

Fauna(numero de espécies e numero de indivíduos)

Flora(tipos de plantas)

Filtragem e bombas(filtro externo/interno, bomba de água, bomba de oxigénio...)

Utilização ou não de CO2

(...)

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O setup que lhes convém é um pH acima de 7,5(pedras calcárias ajudam), um aquário grande, comprimento acima de 1m e mais de 200L ( dependem estes do número de indivíduos e espécies), é importante manteres 1 macho para várias fêmeas para evitares stress das fêmeas.

 

O que se pretende ao falar de setup é que coloques:

 

Dimensões do aquário(comp x alt x larg)

parâmetros da água (Ph, GH, temperatura...)

Decoração(troncos, pedras, ânforas, vasos...)

Fauna(numero de espécies e numero de indivíduos)

Flora(tipos de plantas)

Filtragem e bombas(filtro externo/interno, bomba de água, bomba de oxigénio...)

Utilização ou não de CO2

(...)

 

abraço

As dimensoes nao sao as melhores(100*40*30)e os parametros estao bem, o ph esta nos 7.8.

Espero conseguir arranjar mais uma femea pois aquela leva muito do macho. As plantas tenho anubias e fetos java.

O meu filtro é o fluval 205(680 l/h) e nao tenho nem bombas de ar nem CO2.

A decoraçao é a base de xistos e rochas vulcanicas e tenho um tronco falso.

 

Da para ver se eles estao prontos a acasalar ou é de repente?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso arranjava rocha calcarea, mas se o ph esta estavel, fixe (cuidado com quinas vivas, pois os peixes poderão magoar-se na preseguiçoes)

Quanto ao acassalamento, não é assim tao claro, porque tens de estar sempre atento.

O macho dança (treme) a frente da femea, esta se estiver interessada liberta ovos que ele fertiliza e que depois ela coloca na boca., guardando-os.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais