Recommended Posts

Olá a todos.

 

Dado que rapidamente cheguei à conclusão que o meu aquário actual é pequeno demais :( e que vou ter que alterar o layout da minha sala (boa desculpa), decidi dar início à montagem de um novo aquário, desta feita com 130x60x60.

 

No entanto, gostava de aproveitar e não cometer alguns erros que foram cometidos no primeiro projecto... e como tal, aqui estou eu a partilhar convosco as minhas ideias, para que me possam dar algumas sugestões de melhoria, possíveis graças à vossa experiência.

 

Para já, tenho o aquário que já referi em cima ter as medidas 130x60x60, e um aquário que vou utilizar para refúgio, com as medidas 60x40x40.

 

No aquário principal falta-me retirar uma travessa transversal a meio do aquário, desmontar a coluna seca, alargar um furo e fazer outro, e montar novamente a coluna seca.

 

No aquário refúgio falta só fazer um furo no topo do aquário.

 

Para já, há 2 dúvidas que eu tenho, e que gostava de ter as vossas opiniões.

 

A primeira prende-se com a estrutura do aquário. Fiz um desenho muito simples no powerpoint mas que penso que dá para ter uma ideia daquilo que eu pretendo. A minha dúvida é: será mesmo necessária a barra a verde na figura? Eu penso que sim... mas a verdade é que preferia não a ter... pois assim teria muito mais liberdade de movimentação e um acesso facilitado à sump e material de apoio... O que é que acham?

 

gallery_1_150_38338.jpg

 

A segunda dúvida prende-se com o furo no aquário de refúgio, para a decantação da água para o aquário principal... Ora, eu estava a pensar fazer uma DSB de no mínimo 12cm (penso que é o recomendado, certo?), Dado que o aquário só tem 40 cm de altura, isso significa que ficarei com o máximo de espaço útil de 28 cm (40-12). Se o furo tiver que ficar muito abaixo do topo do vidro, tipo uns 5 cms, então vou ficar limitado ao máximo de 20 cm de espaço últil de refúgio... o que na minha opinião, é muito pouco...

 

Será que é viável, e possível, fazer o furo mesmo no topo do vidro? Ou seja, tipo uma "dentada" no topo do vidro, para assim poder tirar um maior partido da área últil no refúgio. Mais uma vez, agradeço as vossas opiniões.

 

Desde já obrigado a todos!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá João,

 

Parabéns pelo projecto!!!

 

As pernas da minha estrutura estão afastadas 1 metros entre elas, pelo que só tenho uma no meio. Acho que se não deslocares a perna que está à direita da verde então tens mesmo que a colocar.

 

Quanto ao refúgio, fazeres o furo mesmo à pele é o mesmo que dizer que vais partir o vidro! O meu furo está a 3,5 cm do topo, e acho que é mesmo o limite.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João... apenas queria mostrar uma hipótese para retirares a tal barra vertical, que pode-se basear nos arcos acrquitectónicos, em que retiramos a tal barra vertical e para que o peso seja dividido e transferido para as outras barras... penso que assim é capaz de funcionar... mas eu não sou engenheiro... eh eh eh

 

Aqui vai o desenhito:

gallery_8552_152_56544.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora a opção do Zaad ser boa e penso que possivel, estou mais de acordo com a ideia do Diogo, deslocar a perna para a parte central de todo o comprimento da estrutura. De que vale ficar com uma abertura tão pequena por baixo do refugio? :D Qualquer coisa que lá coloques será sempre dificil de manusear, será mais practico ficar com cerca de 80cm de abertura para cada lado.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora a opção do Zaad ser boa e penso que possivel, estou mais de acordo com a ideia do Diogo, deslocar a perna para a parte central de todo o comprimento da estrutura. De que vale ficar com uma abertura tão pequena por baixo do refugio? :? Qualquer coisa que lá coloques será sempre dificil de manusear, será mais practico ficar com cerca de 80cm de abertura para cada lado.

 

 

Alexandre, eu compreendo perfeitamente o teu ponto de vista e o do Diogo, mas por exemplo, qualquer disposição da estrutura que se escolha no final, as portas poderão ter a configuração à nossa escolha.

 

No caso da disposição que eu apresentei, pode-se dividir a parte de baixo em 3 partes iguais, a porta do lado esquerdo funcionar independente e as outras duas funcionarem tipo "fole"... temos as portas iguais com o maior aproveitamento de "vão" para se mexer na sump... é apenas uma ideia... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se o João quererá colocar portas com dobradiças ou apenas prendê-las com iman, acho que já tinha abordado esse assunto com ele, se assim fôr pode sempre fazer as "portas" da forma que lhe interessar. Ele melhor que eu o poderá confirmar.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quanto às portas, tenho de várias configurações e o que noto é que as de fole não funcionam pois ao fim de uns tempos começam a empenar! As minhas têm 50 cm de lado.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, relativamente à questão de como fechar a estrutura, gostei da ideia dos imans que vi em casa do Marco Madeira. Simples e eficaz.

 

A ideia é usar umas placas de acrílico, mas depende do preço e da facilidade de encontrar as mesmas... sugestões?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu estou com a ideia do Diogo referente à estrutura!

Agora sobre o refúgio....não podes fazer mais alto? Nem mais uns...10cm? Sobre p buraco mesmo à pele acho que será possivels, mas se o vidro tiver uma espessura boa! As portas de vidro têm buracos à pele para poderem levar os suportes, mas lá está...o vidro tem de ser bastante espesso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar vão-me chamar maluco..., mas em vez de furar o refugio porque não fazer um sifão como num overflow? Como estás sempre a meter água ela também tem de sair pelo sifão, terás é que deixar o refugio à mesma altura do aquário por causa da água que eventualmente a bomba de retorno te manda para cima no caso de entupimento dos tubos de descarga para a sump, mas com um tubo de descarga e um ladrão será muito dificil de ter um azar desses.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar vão-me chamar maluco..., mas em vez de furar o refugio porque não fazer um sifão como num overflow? Como estás sempre a meter água ela também tem de sair pelo sifão, terás é que deixar o refugio à mesma altura do aquário por causa da água que eventualmente a bomba de retorno te manda para cima no caso de entupimento dos tubos de descarga para a sump, mas com um tubo de descarga e um ladrão será muito dificil de ter um azar desses.

Não gosto da ideia! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre,

 

Já estou queimado com azares... prefiro jogar pelo seguro, já que tão cedo não volto a mudar de aquário... ;)

 

Pedro,

 

O aquário já está mais elevado e a contar com a altura para o furo. Aqui a única questão, é tão simplesmente ter o máximo de volume possível dentro do aquário refúgio.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gosto da ideia! :D
Já agora, porquê?

 

Alexandre,

 

Já estou queimado com azares... prefiro jogar pelo seguro, já que tão cedo não volto a mudar de aquário... ;)

 

Pedro,

 

O aquário já está mais elevado e a contar com a altura para o furo. Aqui a única questão, é tão simplesmente ter o máximo de volume possível dentro do aquário refúgio.

Podes sempre colocar 2 sifões, um como reserva do outro, e se no furo que fizeres no vidro colocares um crivo, o mesmo podes fazer nos sifões a probabilidade de entupimento é exactamente igual nos dois ;) .

Gajos esquisitos :lol:

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

por acaso tambem não simpatiso com overflows e coisas assim. Para mim é sempre preferivel um furo directo.

 

Quanto ao furo, seguindo a altura que o diogo indica, seria um fdesperdicio de 10lts. Não acho que seja demais. Não arrisques o vidro..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes sempre ter o furo mais em baixo, com um cotovelo dentro do aquario virado para cima...e se quiseres, fazes ainda mais abaixo, e jogas com a altura do tubo de PVC para meteres a agua onde queres... e podes dentro desse usar um tubo ladrão...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, porquê?

 

Já tive overflow e....não gostei, mesmo nada!

 

 

podes sempre ter o furo mais em baixo, com um cotovelo dentro do aquario virado para cima...e se quiseres, fazes ainda mais abaixo, e jogas com a altura do tubo de PVC para meteres a agua onde queres... e podes dentro desse usar um tubo ladrão...

Gosto desta ideia....mas não irá fazer barulho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquilo é um refugio....pouca agua = pouco barulho...vcs para complicar...vai la vai... para além de que o durso obriga a perder altura á mesma.

 

 

pode-se sempre furar o tubo de retorno para passar o ladrão e meter uma torneira no tubo de retorno... eu gosto mais de torneiras do que de dursos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou podem ter um gerador de ruido branco para abafar todos e quaisquer ruidos... se é para complicar... complica-se a sério ;)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... para além de que o durso obriga a perder altura á mesma.
Não percebo como...

 

 

ou podem ter um gerador de ruido branco para abafar todos e quaisquer ruidos... se é para complicar... complica-se a sério :P
Não é preciso, basta pôr a televisão mais alta! :(

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Atenção que a colocação de um crivo com uma queda directa também faz barulho! Tud depende da quantidade de água que passa por lá!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Joao e restante Pessoal,

So agora vi este topico. Para comecar, comeco com o meu apoio a ideia do Diogo. Depois, e, penso que nao foi referido, com que mateial vais fazer a estructura? Se for em tubo de ferro, com seccao quadrada, tubo de 50 mm chega perfeitamente. Quanto ao numero de portas, ate podes meter 4. Basta meteres um varao amovivel no meio de cada vao, onde ficariam os imans de fecho. Em caso de necessidade de grande abertura, basta abrir as portas e remover os ditos varoes.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A estrutura deverá ser em ferro de 40x30. Vou alterar a posição daquela perna do meio mais para o centro, e assim fica o problema resolvido.

 

Quero ainda ver se tenho espaço, e vou colocar o refúgio com os 60cm para a frente, pois assim ganho um pouco mais de visibilidade do aquário principal... não me estava a lembrar desse pormenor...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais