Fluval 305 E Matérias Filtrantes


Recommended Posts

O Fluval tem 3 cestos divididos ao meio, portanto 6 zonas para colocação de matérias filtrantes, e vem de base com 2 x Foam (esponja) , 3 x Carbon (70 g) , 3 x Biomax (200 g). Quais e como devo colocar as várias matérias filtrantes?

- Já abri os 3 x Biomax (200 g) que vêm em sacos plásticos e em vez de gastar 3 divisões com um saco por cada uma, e dado que com apenas o conteúdo de um saco a divisão fica com bastante espaço desperdiçado pensei em colocar o conteúdo dos 3 sacos em apenas duas divisões. Está correcto assim? Devo colocar as cerâmicas dentro de uma meia de vidro, dado que não tenho nenhum daquelas sacos perfurados, ou coloco-as directamente na divisão?

- Relativamente aos 3 x Carbon (70 g) passa-se a mesma coisa, ou seja, colocar apenas um saquinho numa divisão é um desperdício de espaço para matérias filtrantes. Estava a pensar em colocar 2 ou até os 3 saquinhos de carvão activado em apenas uma divisão. O que dizem? Aliás… devo colocar o carvão, ou não?

 

Sabendo então que o Fluval 305 tem 3 gavetas com 2 divisões cada, como devo colocar as matérias filtrantes? (A agua vinda das esponjas entra por baixo -Gaveta 1- e sai por cima -Gaveta 3-)

 

Gaveta 3 ( Divisão 5 / Divisão 6)

Gaveta 2 ( Divisão 3 / Divisão 4)

Gaveta 1 ( Divisão 1 / Divisão 2)

 

Estava a pensar em:

Gaveta 3 ( Turfa / Carvão activado)

Gaveta 2 ( Biomax / Biomax)

Gaveta 1 (Lã de vidro / Lã de vidro)

 

Se calhar na última gaveta (Gaveta 3) e por cima da turfa e do carvão colocava mais um pouco de lã de vidro.

 

O que dizem desta configuração? Sugestões?

 

PS. - E se prescindisse das gavetas e colocasse as matérias filtrantes por cima umas das outras (dentro, obviamente, dos respectivos sacos perfurados, quando necessário)? Ganhava algum espaço para matérias filtrantes e algum espaço de manobra, podendo fazer a combinação de materiais confome me apetecesse sem estar restrito ao espaço das gavetas. Qual a vossa opinião?

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz como estavas a pensar que está bom :wink:

Pelo sim pelo não coloca outra esponja por cima da turfa e do carvão.

 

Quanto ao uso do carvão. É bom para limpar a água, se não estiveres a adicionar nenhum producto ao aquário.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu tenho um 305 também. Em cima tenho cerâmicas nas 2 divisões. na de baixo tb tenho cerâmicas, porque não uso carvão.

Depois em baixo tenho só chemi pur ( resina ) .

 

Acho que assim tens isso bem.

 

 

saudações

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas até agora, mas continuo com algumas dúvidas sobre a melhor forma de colocar as matérias filtrantes. Quais e onde as colcocar? Turfa, sim ou não? Carvão, sim ou não? Colocar as matérias nas gavestas ou simplesmente umas por cima das outras?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho um fluval 305 e coloco nas duas gavetas de baixo lã e na gaveta de cima as cerâmicas.

Quanto ao uso do carvão só para retirar medicamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquelas bolinhas de argila laranja que se veêm às vezes nos vasos servem para usar como matérias filtrantes? Se sim, Posso juntar com as cerâmicas Siporax, ou devo colocar num compartimento à parte? O seu uso altera algum parametro da água? qual?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu no meu fluval mandei a gaveta com as esponjas à vida e no espaço que ficou enchi de lã, e o resto das gavetas enchi de areão vulcanico para as bacterias e tá a andar de mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou mesmo distraído!... Eu até vou usar a chamada bioareia de origem vulcânica para o areão!... Vou tentar pegar nos pedaços maiorzitos e junta-los às cerâmicas Siporax!...

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é muita siporax biopor tatopor bla bla, já que tens usa mas em um proximo filtro lixa-te para isso, so gastas é dinheiro com palha heheh. Areão vulcanico não tem nada que enganar, barato e bem poroso para as bacterias abancarem e fazerem a festa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois!... Mas não gastei um tusto a não ser no areão, pois com o filtro FLUVAL 305 vem 3 sacos de 200g de Biomax.

No caso do Siporax (que é a mesma coisa só de marca diferente) é que gastei algum, pois quando comprei o aqua de 54 lts só tinha a famosa esponja azul para a filtragem.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois!... Mas não gastei um tusto a não ser no areão, pois com o filtro FLUVAL 305 vem 3 sacos de 200g de Biomax.

No caso do Siporax (que é a mesma coisa só de marca diferente) é que gastei algum, pois quando comprei o aqua de 54 lts só tinha a famosa esponja azul para a filtragem.

 

eu punha no de cima ceramica

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Qual o PH da àgua que vais usar para encher o aqua? Para o biotopo amazonico que vais recriar só necessitas de turfa no filtro se tiveres de descer o PH. Carvão activo apenas em caso de teres de remover alguns resíduos medicamentosos do aqua, o que não será o caso dado que só agora vai ser montado.

 

Para encher o fluval eu fazia assim (por ordem de entrada da àgua): siporax para uma primeira filtragem mecânica; matérias filtrantes porosas para filtragem bio; e finalmente a lã de vidro. Tanto quanto possível enche isso com as porosas que nunca é demais.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.