Muitas Duvidas (ou Não)


Recommended Posts

entrei numa loja de água salgada onde tinha muitos aquários bonitinhos com peixes, rocha viva e morta, corais, etc....

comecei a pedir preços do material e fiquei surpreendido com o que me disseram..

~PRIMEIRO que a água salgada do nosso mar não dava para os peixes e corais, porque tinha pouco sal.

~SEGUNDO que em vez da sump utilizava um Filtro Externo Eheim.

 

queria opiniões sff.

e já agora que me explicassem

 

obrigado e desculpem qualquer coisinha

um abraço

Editado por oliops
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Os lojistas têm essa opinião...todos os que eu conheço dizem isso! Obviamente que a água não é 100% igual, mas é 99%, e isso chega! Muitos de nós tem aquas com água natural há muitos anos e os aquas estão excelentes! Essa de ter sal a menos é que é novo! Normalmente tem a mais!

Filtro externo.....só se for para manter só peixes e sem rocha viva! Se vais colocar rocha viva, o filtro é uma perda de dinheiro!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas disseram-me que o filtro externo fazia de sump........

 

oliops, o filtro, seja externo ou interno só é útil num sistema de água salgada quando é usado para fazer a filtração com carvão activado.

 

Sempre ouvi o contrário.

 

Em relação a quê? ao sal do mar ou ao filtro externo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa do filtro servir de sump é engraçada, mas é facil de ver se é assim ou não! Consegues colocar dentro do filtro...um escumador, termoestato, osmorregulador e pouco mais? Pois, bem me parece que não! Convida a quem te disse isso a vir ao fórum e a ver o tópico nos Primeiros passos da aquariofilia marinha...é ideal para quem não sabe!

O filtro serve unicamente para sistemas que não tem rocha viva, pois a rocha viva é que faz a filtragem biológica, e não tendo fazemos com o filtro! Fora disso, nada faz a não ser acumolar porcaria que vai provocar uma subida nos nitratos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre ouvi dizer, que não é necessário filtro externo, para salgados. Ou pelo menos, é perda de dinheiro,com disseram.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre ouvi dizer, que não é necessário filtro externo, para salgados. Ou pelo menos, é perda de dinheiro,com disseram.

 

O filtro serve unicamente para sistemas que não tem rocha viva, pois a rocha viva é que faz a filtragem biológica, e não tendo fazemos com o filtro!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, estava a responder à pergunta do colega zaad. lol

 

Obviamente um filtro externo não tem nada a ver com uma sump.

 

Oliops, arranja uma sump :silly:

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema é que de momento nem espaço nem tempo (€€€€€€) para a sum... porque para já vou por um escumador de pedra difusora.....

 

ou será que nem é melhor montá-lo???????....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema é que de momento nem espaço nem tempo (€€€€€€) para a sum... porque para já vou por um escumador de pedra difusora.....

 

ou será que nem é melhor montá-lo???????....

Podes montar sem ter sump, sem problemas, mas quando poderes, será uma boa aquisição!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro, obrigado pela a ajuda

 

outra coisa....

 

Osmose Aqua-Medic.... o que faz?... é essencial?...

 

obrigado

 

Boas

 

Aqua medic é uma marca de material de aquariofilia.

 

Osmose é um aparelho que filtra a água da torneira e a torna mais "pura".

 

Eu por exemplo tenho uma osmose aqua medic de 3 estágios 90l/dia. A água passa por um cartucho de sedimentos, por um cartucho de carvão activado e por um último que é a membrana.

 

A osmose tem 2 tubos por onde sai água. Um tubo por onde sai a água que não serve para o aquário e um outro ligado directamente á membrana por onde saí a água dita "pura e boa".

 

O aparelho é ligado à torneira e a água passa por esses 3 estágios e quando sai (muito lentamente) sai pura.

 

Esta água é utilizada para fazer as reposições no aquário.

 

Quanto a ser essencial, na minha opinião acho que é muito importante, pois o uso de água directamente da torneira é prejudicial ao aqua, cria muitas algas indesejáveis.

 

Mas há quem diga que a usa sem problemas, dizem que a água da zona de Lisboa é de muito boa qualidade, podendo dispensar o uso de osmose.

 

Espero ter explicado bem :) .

 

Carla Valentim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas então com água vinda directamente do mar não é preciso?????
A água do mar serve para fazer as tpa(trocas parciais de água), retiras por ex. retiras 25l e colocas novamente 25l de água. A água de osmose serve para fazeres as reposições de água evaporada para não haver flutuações principalmente a nível da salinidade.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não gastes dinheiro em sal. Enche o aquario com agua do mar, um escumador (que é importantíssimo), rocha viva, termoestato, bombas de circulação e iluminação. Não penses em HQI´s pelo menos por enquanto. Também gastei dinheiro num filtro externo, sal e uma espécie de escumador com pedra difusora. Foi tudo para a garagem. Lê o mais que poderes aqui no forum, é com estes que aprendes.

Abraço

Carlos

Editado por Carlos Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para já obrigado opela a ajuda a todos....

 

em relação éreposição de água evaporada..... é água doce??????

 

Sim a reposição da água evaporada é com água doce, se fosse com água salgada aumentava a salinidade visto que é a água que evapora e não o sal :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e sem Osmose.... eu sei que há problema....

mas é grave????????

 

nao é grave, poucas pessoas aqui deste forum conhecem o meu aqua, mas eu nao tenho qualquer problemas de algas nem nunca tive, mas eu apesar de ter uma osmose nao a uso pois acho um absurdo a agua que se gasta com esse aparelho, apenas deixo a agua repousar uns dias antes de ir para o deposito de reposiçao.

posso vos deixar umas imagens para poderem ver que nao tenho qualquer problemas de algas http://www.reefforum.net/showthread.php?t=8457&page=4

Cesar e Gina Pinto

 

O meu reef:http://www.reefforum.net/showthread.php?t=8457&page=4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink: Amigo, oliops

 

O objectivo da osmose é bloquear a passajem de polimeros de grandes dimensões indesejaveis, e tornar a água mais macia. Para obteres uma água de qualidade super macia, a osmose não chega.

 

:P DICA; Idializa o seguinte: UV 16W ------ um bom carvão activado a alta temp ----- uma resina de permuta catiónica e outra iónica ---- membrana osmotica. Este sistema é eficaz e prolonga a saúde da membrana.

 

O UV ajuda a quebrar alguns destes polímeros e consequêntemente formam-se polimeros de menores dimensões. As resinas de permuta tornam o processo mais equílibrado em termos de conductividade, com resultados excelentes na reposição da dureza.

 

O que na realidade se pretende é um KH 4, a ideia é, repores os valores desejados até aos padrões standart, deduzo que saibas como fazer isto, com um bom sal e oligoelem.

 

Pesquisa um pouco sobre valores de dureza carbonata e dureza total para ao espécimes que tens e a sua compatibilidade para o seu pleno desenvolvimento.

 

Em relação ao gasto excessivo de água, podes reciclar a água "perdida". Existem inúmeras de formas de o fazer, tomas banho, ou regas o jardim, cozinhas com ela, fazes dela o que quizeres mas nunca introduzi-la no ciclo do teu sistema.

 

Pesquisa mais sobre o funcionamento da osmose

 

Fica bem.

:) Oz33

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPS.....

com essa resposta fiquei sem folego...

não quer dizer que tenha percebido como fazer.. mas já sei, tenho que ler....

 

mas obrigado na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais