Nano-reef 43 Litros..


Recommended Posts

Olá a todos...

 

Eu sou aquariofilo de água doce tropical á muitos anos e apesar de ter um aquário comunitário com Discus... sempre quis realizar o sonho de ter um nano salgado...

 

já tenho o aquário para começar..

 

o escumador, bem gostava que me ajudassem a escolher um bom e barato para o aquário de 43 litros;

ñ tenho sump;

 

e sal marinho?? qual comprar?

 

bem, espero pela vossa ajuda

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Na minha opinião acho que não deverias começar com um aqua tão pequeno!

Que tal arranjares um aqua maior? É que se colocares um escumador nisso, ficas logo com o aqua cheio!

Tenta arranjar um aqua de 80lt.

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se considerasses a hipótese de uma sump, melhorava em muito essa possibilidade... já tive um com essas dimensões, e mantive-o durante alguns anos, a questão é q tens de apostar mais em corais do q em peixes, e tanto escumador como cabeças motorizadas ocupam muito espaço dentro do áqua, mas digo-te ñ é nada fácil, tens de estar atento todos os dias... como sempre na aquáriofilia " quanto maior, melhor... "

 

escumador seria um berlim airlift 90... sal da tropic marin...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveito para fazer umas perguntas tambem, sobre este topico :-D

 

Esse escumador não trás a bomba, qual é que aconselham? Pelo que vi utiliza pedra difusora, que deve ser de ceramica ou madeira, certo? Mas para isso li algures que deve ter uma bomba potente.....

Proteja o ambiente, imprima só se fôr mesmo necessário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

uma bomba de ar q tenhas por aí + 100l/h é suficiente mas se for + potente melhor ... é com pedra difusora de madeira q já vem incluida...

 

cumps

Editado por BrunoFerreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais nada, esse aqua é pequeno de mais para os "salgados". Um aqua de água salgada nunca deve ser inferior a 120 litros.

Esse aqua de 43 litros deve ser aproveitado para fazer uma sump. Pois se houver uma sump vai aumentar a litragem e libertar muito espaço no aqua principal. A sump vai ser aproveitada para colocar lá todo o equipamento (aquecedor, escumador de proteínas, etc.).

 

É necessário colocar também bombas de circulação de água (nunca menos de 3) dentro do aqua principal para a manutenção dos corais e dos peixes. O volume de água a circular lá dentro deve ser igual ou superior a 40 vezes o volume da litragem no aqua (se for de 120 litros, tem de ser no mínimo bombas de 4800 litros/hora).

 

Além disto é necessário mais apetrechos (filtro de osmose inversa, bomba de elevação, Kalkwasser, etc.), mas não me quero alargar mais, pois não quero assustar ninguém.

 

É também conveniente pesquizar muito sobre este assunto, falar com quem já domina esta área, para que possa planear aquilo que deseja (se quer um aqua de recife ou não, espécies que podem coabitar, alimentação, etc.). Tendo já tudo bem delineado pode começar a montagem do aqua.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais nada, esse aqua é pequeno de mais para os "salgados". Um aqua de água salgada nunca deve ser inferior a 120 litros.

Esse aqua de 43 litros deve ser aproveitado para fazer uma sump. Pois se houver uma sump vai aumentar a litragem e libertar muito espaço no aqua principal. A sump vai ser aproveitada para colocar lá todo o equipamento (aquecedor, escumador de proteínas, etc.).

 

É necessário colocar também bombas de circulação de água (nunca menos de 3) dentro do aqua principal para a manutenção dos corais e dos peixes. O volume de água a circular lá dentro deve ser igual ou superior a 40 vezes o volume da litragem no aqua (se for de 120 litros, tem de ser no mínimo bombas de 4800 litros/hora).

 

Além disto é necessário mais apetrechos (filtro de osmose inversa, bomba de elevação, Kalkwasser, etc.), mas não me quero alargar mais, pois não quero assustar ninguém.

 

É também conveniente pesquizar muito sobre este assunto, falar com quem já domina esta área, para que possa planear aquilo que deseja (se quer um aqua de recife ou não, espécies que podem coabitar, alimentação, etc.). Tendo já tudo bem delineado pode começar a montagem do aqua.

 

Abraço.

 

Boas,

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=64806&hl=

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mario, primeiro que tudo, coloca aqui as medidas do aquario. Escumador, aconselho-te o Airlift 60 ou o Aquamedic Miniflotor. As bombas de circulacao, Eheim compact 600, compras baratas na Seahorseshop. Alguma duvida mais, pergunta.

 

Antes de mais nada, esse aqua é pequeno de mais para os "salgados". Um aqua de água salgada nunca deve ser inferior a 120 litros. Além disto é necessário mais apetrechos (filtro de osmose inversa, bomba de elevação, Kalkwasser, etc.), mas não me quero alargar mais, pois não quero assustar ninguém.

 

No link ja mencionado acima, esta a prova de que e possivel ter um nano de pouca litragem. Igual a este, ha muitos, mas, muitos mesmo. Quanto a nao querer assustar ninguem, bom! Eu nao diria assustar, mas,...... desmotivar, parece-me a palavra mais adequada.

Mario coloca as medidas e anda mas e com isso para a frente paa ! :P

 

Abraco,

Paulo

 

ps - Mais uma vez peco desculpa pela falta de acentuacao, mas, estou a usar um XP americano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Olá Mário, algumas das opiniões colocadas aqui no tópico pareceram-me bastante elitistas... já vi nanoreefs de sucesso noutros fóruns e esse aquário serve para iniciar, apesar que deverás ter em conta que limitará bastante a escolha de vivos a colocar. De qualquer forma, força nisso. Curiosamente estou igualmente a iniciar um nanoreef do mesmo estilo. Abraço

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os avisos e conselhos que se dão aos membros não são de forma alguma elitistas, mas visam sim ajudar ao máximo e a antecipar os mais que naturais problemas e limitações de se montar um aquário de água salgada tão pequeno...

 

É extremamente complicado manter um aquário desta dimensão, especialmente quando se é iniciante e temos as bem conhecidas tentações de meter coisas a mais no aquário e a comprar coisas que não são compatíveis :twisted:

 

Penso que já todos fizémos estes erros, e aquilo que se pretende evitar é que outras pessoas os cometam, e que estejam perfeitamente conscientes daquilo que podem fazer com o aquário, e do que não podem...

 

A regra de quanto maior o aquário, melhor, aplica-se igualmente em água salgada, e neste caso, para litragens superiores.

 

De forma a não melindrar ninguém, tanto quem acho que não dá, como quem acha que dá, é importante dizer que: sim, dá para montar um aquário deste tamanho, mas estarás muito limitado no espaço disponível dentro do aquário, e nos corais e peixes que podes colocar lá dentro.

 

Para além disso, e tratando-se de um sistema muito pequeno, uma falta de atenção pode ter consequências drásticas, o que significa que não deverás descuidar a manutenção do aquário.

 

Espero ter ajudado de forma construtiva a perceber quais as limitações e potencialidades deste teu projecto.

 

Obrigado,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tarde ou noite smeninos e meninas, aproveito para fazer umas perguntas tambem, sobre este topico , aqui vai sou uma menina ( :P:senhora :silly: ) que tem uma duvida sobre os salgados,, aqui vai.

 

No salgados podes ter areaia da praia.? ou tem que ser areaia coral? e a agua? sempre tive essa duvida.

tocaacomer.blogspot.com
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tarde ou noite smeninos e meninas, aproveito para fazer umas perguntas tambem, sobre este topico , aqui vai sou uma menina ( :|:senhora banana rock ) que tem uma duvida sobre os salgados,, aqui vai.

 

No salgados podes ter areaia da praia.? ou tem que ser areaia coral? e a agua? sempre tive essa duvida.

 

boas menina, aqui vai as respostas as tuas duvidas

1- a areia da praia nao indicada para reef pois pessui muitos selicatos e e muito calcaria, e preferivel a areia de coral ou aragonite

2-a agua essa pode ser natural desde que seja apanhada numa zona sem poluição.

 

dispoe sempre

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais